Artigo

PAT no ISS Aracaju – Principais Pontos de cobrança – Parte I

Olá, pessoal. No artigo de hoje abordaremos a primeira parte do PAT no ISS Aracaju (Art. 240 a 266).

 PAT no ISS Aracaju
CTM – PAT no ISS Aracaju

Devido à extensão do assunto, dividiremos o assunto em dois artigos. Vamos lá?

Tópicos que serão abordados:

PAT – Disposições preliminares

Vamos iniciar o artigo do PAT no ISS Aracaju com a definição do processo administrativo fiscal.

O processo administrativo fiscal (ou Processo Administrativo Tributário) pode ser entendido como um conjunto de atos administrativos que tem por objetivo regular a relação tributária entre a Fazenda e o Sujeito Passivo.

Assim, o CTM trouxe que o PAT será iniciado por petição da parte interessada ou de ofício pela autoridade competente.

Art. 240 – O processo administrativo fiscal será regido pelas disposições desta lei e iniciado por petição da parte interessada, ou de ofício pela autoridade competente.

E a Legislação de Aracaju considera o processo administrativo fiscal aqueles que versão sobre:

Parágrafo único – Considera-se processo administrativo fiscal aquele que verse sobre consulta, interpretação e aplicação da legislação tributária.

PAT – Disposições gerais – Prazos

Os prazos são contabilizados de forma processual, ou seja, iniciando e vencendo em dia de expediente normal, excluindo a data de início e incluindo a do vencimento, conforme os parágrafos 242 e 243.

Art. 242 – Os prazos são contínuos e peremptórios, excluindo-se, em sua contagem, o dia do início e incluindo-se o do vencimento.

Art. 243 – Os prazos se iniciam ou se vencem em dia de expediente normal da repartição em que corra o processo ou em que deva ser praticado o ato.

Não havendo prazo expresso, será considerado 15 dias para a prática de ato a cargo do contribuinte.

Art. 245 – Não havendo prazo fixado em lei ou regulamento, será de 15 dias o prazo para prática de ato a cargo do contribuinte.

Outra informação importante é que o CTM possibilita a resolução amigável (administrativa) e consequentemente uma redução das multas.

Art. 246 – Ao contribuinte que no prazo de defesa, comparecer à Repartição competente para recolher total ou parcialmente o valor do tributo constante de auto de infração, será concedida a redução de 50% do valor da multa por infração.

PAT – Do processo em geral

Requerimento

A petição para iniciar o processo administrativo fiscal deve respeitar os requisitos formais do artigo 247 (ex: nome, endereço, inscrição, fundamentos e etc.) além disso deve observar algumas outras regras, tais quais:

Art. 247 (…)

§ 1º – A petição será indeferida de pleno quando manifestamente inepta ou quando a parte for ilegítima, sendo, entretanto, vedado a qualquer servidor recusar o seu recebimento.

§ 2º – É vedado reunir, na mesma petição, matéria referente a tributos diversos, bem como defesa ou recurso relativo a mais de uma autuação, lançamento, decisão ou contribuinte com exceção de defesa apresentada de autos com a mesma infringência e de exercícios distintos.

Intimação

Os interessados têm direito de ciência dos atos e decisões que ocorrem no processo administrativo (Art. 248) e o CTM trouxe algumas possibilidades de intimação.

Art. 249 – A intimação far-se-á:

I – pessoalmente;

II – pelo correio;

III – por meio eletrônico;

IV – por edital, quando infrutíferas as tentativas de intimação nas formas previstas nos incisos II e II do “caput” deste artigo.

Parágrafo único. É facultado à autoridade administrativa, quando for o caso, optar entre a intimação pessoal ou a realizada pelo correio.

Na recusa da intimação, o Diretor da Divisão de Fiscalização poderá realizar a intimação com prova de recebimento.

Art. 250 – Na configuração de recusa, o Diretor da Divisão de Fiscalização poderá optar pela intimação por via postal ou telegráfica com a prova do recebimento.

Parágrafo Único – Caso não conste data de entrega considera-se feita a intimação 15 dias após a entrega da mesma à agência postal ou telegráfica, salvo prova em contrário.

E não encontrada o interessado, a intimação poderá ser realizada a intimação por edital. Atente-se ao caráter subsidiário do edital.

Art. 251 – Quando não encontrada a pessoa a ser intimada ou seu preposto, poderá ser a intimação feita por edital.

E considera-se realizada a intimação após 30 dias da publicação do edital.

Parágrafo único – Considera-se feita a intimação 30 dias após a publicação do edital, uma única vez no órgão oficial, ou outro órgão de circulação na Capital, de cuja data começará a ser contado o prazo previsto.

Do Procedimento de Prévio Ofício

O procedimento prévio ofício tem por finalidade o exame da situação do contribuinte e se inicia na ciência data ao contribuinte sobre um ato de fiscalização e como consequência, exclui a denúncia espontânea.

Art. 252 – O procedimento de prévio ofício se inicia pela ciência dada ao contribuinte de qualquer ato praticado por servidor competente para este fim.

§ 1º – O início do procedimento exclui a espontaneidade da parte obrigada ao cumprimento das normas constantes da legislação tributária.

O procedimento de fiscalização alcança todos os envolvidos e os atos que o procederem.

§ 2º – O procedimento alcança todos os que estejam diretamente envolvidos e somente abrange os atos que o precederem, salvo se a infração for de natureza permanente, caso em que se estenderá até o encerramento da ação fiscal.

Importante frisar que salvo casos excepcionais, o procedimento não ultrapassará 120 dias.

Art. 253 – O procedimento, com a finalidade de exame da situação do contribuinte, não poderá ultrapassar 120 dias, salvo em casos excepcionais a critério da Diretoria de Administração Tributária, que dará ciência ao interessado da prorrogação, antes do término do prazo anterior.

Para possibilitar a fiscalização, a Fazenda poderá apreender documentos e mercadorias.

Art. 254 – A apreensão de livros, documentos, mercadorias e outros objetos, para instruir o procedimento, far-se-á sempre mediante termos circunstanciados, cumulados em um só documento ou não, com o auto de infração, observadas, no que couberem, as normas relativas à lavratura do auto de infração.

Do Processo de Ofício

Atenção ao início do processo administrativo fiscal de ofício: lavratura de auto de infração ou nota de lançamento.

Art. 255 – O processo administrativo fiscal, inicia-se mediante lavratura de auto de infração ou nota de lançamento, distinto para cada infração.

Não confunda – Início do PAT:

  • Disposições Gerais (Art. 240) – petição da parte interessada ou de ofício pela autoridade competente.
  • Processo de Ofício (Art. 255) – lavratura de auto de infração ou nota de lançamento.

Das Nulidades

Vejamos as possíveis nulidades dos atos e decisões no processo administrativo tributário.

Art. 258 – São nulos:

I – os atos praticados por autoridade ou servidor incompetente;

II – as decisões não fundamentadas;

III – os atos ou decisões que impliquem em preterição ou prejuízo de direito de defesa.

Frisa-se que as nulidades NÃO alcançam os atos posteriores, salvo aqueles que são consequentes do ato considerado nulo.

Art. 259 – A nulidade de ato não alcança os atos posteriores salvo quando dele decorram ou dependam.

Da Suspensão do Processo

Para finalizar o artigo do PAT no ISS Aracaju, vejamos sobre a suspensão do processo.

O mero ingresso em juízo não suspende o curso do PAT (ou PAF), guarde isso!

Art. 260 – O ingresso do interessado em juízo não suspenderá o curso do processo administrativo fiscal, a menos que decisão judicial assim o determine.

Entretanto, o processo pode ser suspenso a requerimento do contribuinte, porém a critério do Secretário de Finanças.

Art. 261 – O curso do processo administrativo fiscal poderá ser suspenso mediante requerimento do contribuinte, a critério do Secretário Municipal de Planejamento e Finanças, por prazo não superior a 120 dias.

Considerações Finais

Chegamos ao final do PAT no ISS Aracaju – Parte I, espero que tenham gostado. No próximo artigo veremos o processo contencioso em si.

Além disso, não deixe de conferir as aulas do Prof. Rafael Vilches no canal do Youtube do Estratégia sobre à Legislação Tributária Municipal de Aracaju.

ISS-Aracaju – Legislação Tributária Municipal – Prof. Rafael Vilches

Gostou e quer ver mais resumos como esse?

https://www.instagram.com/resumospassarin/

Até mais e bons estudos!

Quer estudar para o concurso ISS Aracaju?

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira nossos cursos exclusivos para o ISS Aracaju e inicie agora mesmo sua preparação:

CURSO ISS ARACAJU

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Sistema de Questões

Confira os concursos com editais em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

ÁREA FISCAL

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.