Artigo

PASSOS DE GIGANTE 8/365

Falaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa  Águiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, hoje vamos falar de COMPROMETIMENTO e pode ficar tranquilo, muito tranquilo, pois esse assunto pode ser bastante agradável. Duvida? Então leia até o final.

BRASIL TETRACAMPEÃO

Já que falamos de esportes ontem no sétimo passo de gigante, vou continuar usando essa analogia para facilitar ainda mais o seu entendimento. Existe um episódio na história do futebol mundial que marcou o carimbo de tetracampeão para o Brasil.

Foi em 1994, Brasil e Itália, disputa de pênaltis, Roberto Baggio, atacante italiano, chutou a bola por cima do travessão de Taffarel. Nesse momento, milhões de brasileiros choravam de emoção, explodiam de alegria, enquanto, milhões de italianos choravam de tristeza e algumas centenas deles quebravam tudo pela cidade.

Baggio foi entrevistado pelo Thiago Asmar no Esporte Espetacular, programa da TV Globo. Ele afirmou que a cobrança excessiva por ele ter sido eleito o melhor jogador do mundo em 1993 e a expectativa depositada nele fora tão grande que isso prejudicou o desempenho dele.

Um dos melhores atacantes do mundo queria enfiar a cabeça debaixo da terra de tanta vergonha por ter perdido um pênalti tão decisivo. Por fim, ele brinca afirmando que Ayrton Senna do Brasil, que havia morrido há dois meses e meio em Ímola na Itália, puxou aquela bola diretamente do céu.

Por que eu estou te contando essa história? Simples, muito simples. Eu quero deixar claro para todos vocês que até mesmo os GIGANTES caem. Cair faz parte da vida. Você mesmo que está lendo esse post agora, você tem alguma ideia de quantas vezes caiu antes de aprender a andar? Para aqueles que sabem de andar bicicleta, você caiu alguma vez?

Pequeno Davi x Gigante Golias

Agora, cá entre nós, existem diversos tipos de queda e nós vamos focar em duas aqui. A queda do aprendiz e a daqueles gigantes com excesso de confiança. Quem aqui nunca leu ou nunca ouviu a história de Davi x Golias?

Como os Gigantes caem?

  • Excesso de confiança proveniente de muitos acertos nas questões. Você praticamente não erra e fica confiante demais;
  • Busca indisciplinada por mais… mais questões… mais dinheiro… mais sucesso… mais status;
  • Negação de riscos e perigos (largar o emprego para estudar, por exemplo… ou nos esportes radicais em que cada milésimo de segundo pode custar sua vida);
  • Luta desesperada pela salvação (eu que o diga… quando passei na primeira etapa da Receita Federal 2009, acreditava que as redações poderiam me salvar… foi muito excesso de confiança…);
  • Entrega à irrelevância ou à morte (esse último ponto é o extremo e eu, particularmente, nunca vi acontecer com concurseiros).

Obs. Os cinco itens acima foram extraídos do livro “Como as Gigantes Caem” do autor Jim Collins e tem como alvo a histórias de grandes empresas que desabaram e o que podemos aprender com isso.

Se até os gigantes caem, então você já deve ter percebido que cair, errar faz parte do jogo. Agora, o mais importante é que você tenha 100% de COMPROMETIMENTO em aprender com os seus erros. Se você não fizer isso, provavelmente irá repeti-los no futuro.

Síndrome de Hardy

Amigoooooooooooooooo… Amigaaaaaaaaaaaaaaaaa… Águias! Se a atitude de vocês for de “Respostinha sabe dar”, calma aê que eu te explico. E a imagem ao lado vale mais do que mil palavras. Quando você tem uma desculpa na ponta da língua para os seus erros e decide não aprender com eles, eu resolvi chamar essa situação de “Respostinha”, mais conhecido como o famoso “mimimi”, “desculpites” etc…

Assuma seus erros e aprenda com eles. “Quando você se sentir temporariamente por baixo, lembre-se de não existem fracassos na vida. Só existem resultados. Pense no ditado: O sucesso resulta do bom julgamento, o bom julgamento resulta da experiência e, frequentemente, a experiência resulta do mau julgamento!

“O que você já aprendeu com um erro do passado e pode usar para melhorar a sua vida hoje?” (ROBBINS, Anthony, pag. 18. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Pensa e escreva. Ação Águias! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer, amadurecer e DECOLAR!

Fez isso? Parabéns… estamos apenas no começo de uma linda jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Que esta semana seja EXTRAORDINÁRIA para todos vocês. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostaria de saber se a série Passos de Gigante acabou.
    Joel em 09/08/20 às 18:29
  • Uau!Que bacana ler isso Maxmiliano! Sua mensagem me enche de vontade de dar o meu melhor para que a vida de vocês seja extraordinária e para que todos os seus sonhos se tornem realidade. Parabéns pela renovação. Que essa chama nunca se apague... Que tu sejas um eterno aprendiz e que a aprovação venha o quanto antes para ti. Abraço de Giganteeeeeeeeeee...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/01/19 às 19:13
  • Obrigado Herson. Fico muito feliz pelo seu feedback. O objetivo é escrever 365 passos de gigante esse ano. No stories do instagram estou em dia (28/01), por aqui dá mais trabalho, pois estou enriquecendo o texto. Vocês merecem o melhor de mim e, principalmente, do estratégia concursos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeee...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/01/19 às 19:10
  • Muito bom Professor! Estou gostando das postagens! Vou continuar acompanhando!
    Herson em 28/01/19 às 15:21
  • Boa noite Professor (BALBOA). Estou muito feliz pelas dicas dos Passos de Gigantes, Sou Militar e Bacharel em Direito, aprovado no XIX exame da OAB, estudando apenas pelo curso do Estratégia Concursos. Com pouco tempo entre a vida familiar e serviço, fui perdendo o foco nos estudos para concursos públicos. Gostaria de agradecer pelas publicações e dizer que os passos de gigantes estão renovando as minhas energias e retornarei os estudos para o cargo que sempre sonhei. Serei comprometido com os estudos e não vou perder um só dia das dica DOS PASSOS DE GIGANTES. Max
    Maxmiliano Ferreira da Silva em 27/01/19 às 21:28