Artigo

PASSOS DE GIGANTE 57/365

Falaaaaaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaaaaa… hoje vamos trabalhar forte para calar de uma vez por todas a franga safada, sem vergonha que insiste em criar historinhas, desculpites esfarrapadas para acabar com seus estudos…

Como matar a franga? Foto by site criativade emocional

Se você quer CALAR A VOZ INTERIOR e ainda tornar não só você forte, mas também seus filhos e as pessoas que você ama… então venham comigo… porque é chegada a hora de decolar AD ASTRAAAAAAAAAAAAA ET ULTRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGHHHH. SERÁ? Se você ficar até o final, você vai entender…

No episódio anterior dos Passos de Gigantes, fizemos mais um rasante sobre o tema perguntas e eu aproveitei para pesquisar e te PROVAR que você é capaz de ser BOM em disciplinas de exatas (matemática financeira, raciocínio lógico, estatística… ) e de humanas (direitos, administração…). Não leu e também está nesse grupo de desacreditados? Então leia águia, leia! Vou te ajudar hein… o link está aqui! :)

“Alguém já lhe disse “Você tem um futuro brilhante”? Como isso fez você se sentir? E se alguém dissesse que o seu futuro é negro? Ou que seu plano “é música para meus ouvidos” em vez de “pede algumas mudanças”? Ou que sua nova amiga “me causa arrepios” ou que “é fria”?

A diferença não está apenas nas palavras, mas nos sentimentos que elas produzem. As pessoas que falam em termos de um futuro brilhante ou negro estão operando em modo visual, sendo mais afetadas pelo que veem. Outras pessoas são mais influenciadas pelo que ouvem (“música” e “pede” são termos auditivos); e, para outras, as sensações são o mais crucial para o modo de perceberem (“arrepios” ou “fria” são palavras sinestésicas).

Quais desses modos se aplicam com mais frequência ao seu modo de focalizar? (ROBBINS, Anthony, pag. 70. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Antes de continuar os Passos de hoje, eu gostaria de compartilhar um questionamento que recebi de um aluno. Eu considero relevante partilhar a resposta com vocês.

Pergunta: Então, nos conta aí, qual a metodologia de estudo utilizada por você? Abraços!

Resposta: Rogério bom dia…
1) FECHAR A TEORIA (TUDO) DO EDITAL ANTERIOR o mais rápido possível. Como?

a) usando ciclo de estudos;

b) grifos (marcações);

c) revisões periódicas (24h/7d/30d ou 15dT/30Ex)

d) fazendo exercícios conforme eles forem surgindo ao término dos pdf;

e) controlar o desempenho desses exercícios, refazer as erradas e aquelas em que houver qualquer tipo de dúvida.

2) AO TERMINAR UMA OU MAIS DISCIPLINAS DURANTE O CICLO DE ESTUDO BÁSICO, incluir novas disciplinas.

Como?

a) análise de requisitos: trata-se de verificar como está o seu desempenho na disciplina finalizada. Se está bom/ótimo (acima de 70%), então divida o tempo alocado para ela por três; se está médio/ruim/péssimo (abaixo de 70%), então divida esse mesmo tempo por dois.

Exemplo prático: CICLO BÁSICO DE ESTUDOS

D1 – DCON 1,5H + CONT 1,5H + RAC.LOG 1H

D2 – DADM 1,5H + CONT 1,5H + PORT 1H

D3 – DTRIB 1,5H + CONT 1,5H + RAC.LOG 1H

Se a primeira disciplina concluída foi “X” (Contabilidade), verifique o tempo total alocado a ela (X = Contabilidade).

Neste caso, foram alocados 4,5h de estudo. (1,5h +1,5h +1,5h)

O seu desempenho foi maior que 70% (bom) ou maior que 80% (ótimo) ou maior que 90% (PILOTO DAS GALÁXIAS), então divida o total de horas (4,5) por 3 (três).

4,5 : 3 = 1,5 horas = 90 minutos

Agora você montará um novo ciclo de estudo para adicionar a nova disciplina. A disciplina finalizada NÃO DESAPARECE, em regra, mas ela (nesse caso, a contabilidade) irá girar no seu ciclo numa quantidade de tempo muito menor e com foco em exercícios.

Sugestão: dois tempos de 45 minutos ou três tempos de 30 minutos (em ambos os casos, o total é igual a 90 minutos).

O seu desempenho foi menor que 70%, então divida o total de horas (4,5) por 2 (dois).

4,5 : 2 = 2h 15 minutos = 135 minutos

Agora você montará um novo ciclo de estudo para adicionar a nova disciplina. A disciplina finalizada NÃO DESAPARECE, em regra, mas ela (nesse caso, a contabilidade) irá girar no seu ciclo numa quantidade de tempo muito menor e com foco em exercícios.

Sugestão: três tempos de 45 minutos e o total é igual a 135 minutos.

Percebam que ao terminar uma disciplina, você libera espaço (tempo) para inclusão de uma nova.

Para ficar ainda mais fácil de vocês entenderem, veja como ficaria um novo ciclo proposto:

Exemplo prático: CICLO BÁSICO DE ESTUDOS APÓS TÉRMINO DE UMA DISCIPLINA COM DESEMPENHO BOM/ÓTIMO

D1 – DCON 1,5H + AUDI 1,0H + RAC.LOG 1H + CONT EX 0,5H

D2 – DADM 1,5H + AUDI 1,0H + PORT 1H + CONT EX 0,5H

D3 – DTRIB 1,5H + AUDI 1,0H + RAC.LOG 1H + CONT EX 0,5H

Nesse exemplo, contabilidade virou exercícios e a disciplina de auditoria foi incluída.

No início é bem fácil fazer adaptações no ciclo de estudo e vai ficando cada vez mais desafiador conforme você vai terminando uma disciplina e acrescentando uma outra.

Percebam também que conseguimos manter o ciclo em 3 dias e a mesma quantidade de horas por dia, nesse caso 4h de estudo, sem contar os 30 minutos da revisão diária. (R24H)

3) FECHOU O CONTEÚDO DO EDITAL ANTERIOR

Aqui, eu destaco a importância de fechar o edital antes da autorização do seu concurso (PERFEITO) ou antes do edital (BOM), pois quanto mais tempo você tiver nessa fase, maiores serão as chances da sua aprovação, pois irá se transformar num avião de caça DESTRUIDOR DE QUESTÕES.

F-15 disparando um míssil Sparrow

Neste cenário, todas as disciplinas estão girando no ciclo por meio de exercícios. Esse momento é mágico pessoal, mágico. É realmente emocionante chegar nessa fase, pois você já possui todos os recursos necessários para ser aprovado, mas ainda precisa treinar a destreza, pontaria, velocidade, sangue frio, sabedoria para identificar quando você deve ou não pular uma questão durante sua missão (prova).

REGRA DE GIGANTE: Se o desempenho estiver fraco em uma disciplina, faça revisão apenas do segmento (capítulo, parte, trecho) do que você precisa fortalecer. TEMPO É O SEU MAIOR ATIVO! Lembre-se SEMPRE disso!

4) PUBLICARAM O EDITAL

Você vai assistir ao detonado do edital no Estratégia Concursos. Ele acontece sempre que um edital é publicado (depende do concurso) em até D+1.

Enquanto isso, você faz um check-list de procedimentos para aprovação:

a) tenho meu controle de desempenho de todas as disciplinas?

b) quais assuntos de cada disciplina estou fraco (abaixo de 80%)?

c) quantos dias terei até a data da prova?

d) tenho férias programadas no trabalho para gozar?

e) quais disciplinas novas surgiram no edital publicado?

f) qual conteúdo novo surgiu em uma ou mais disciplinas?

g) vou ter que viajar para fazer essa prova? então avião + hotel + locais próximos para alimentação e para realização da prova

Risco de Gerenciamento de Tempo – Excesso de Tarefas

Resumidamente é isso… resolvi me estender um pouco no resumo, pois o assunto é extremamente IMPORTANTE e tem muito aluno me pedindo para gravar vídeos com técnicas de estudo… TAMBÉM…

Sei que eu deveria fazer vídeos para vocês, mas de todo o meu coração não disponho de tempo suficiente… (HOJE) estou 100% focado nos Passos de Gigante e não sei se vocês sabem, hoje… tudo o que eu faço é com ajuda do meu melhor amigo (DEUS) e euzinho aqui… Ainda não disponho de um time de funcionários e ainda tenho os gêmeos chegando por aê e mais um repartição inteira para administrar na condição de Coordenador de Cadastro Fiscal da SEFAZ-RJ (Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro).

Já me questionei algumas vezes se isso é uma historinha que eu venho contando para mim e para vocês… mas quando coloquei no papel tudo o que eu tenho feito e os horários de cada tarefa… percebi que seria realmente desafiador demais assumir tantos compromissos e depois não dar conta do recado.

Se você chegou até aqui… parabéns… Você realmente está interessado em aprender! Você será aprovado se seguir os passos acima… sei que é desafiador no início e fiquem à vontade para me questionar se houver qualquer dúvida.

Todos os dias da semana, eu respondo dúvidas no meu instagram @lacerdaf3, basta me seguir e perguntar pela águia que eu costumo postar no stories.

Ué Raphael, mas a cadê o treinamento para CALAR A FRANGA? Para fortalecer minha voz interior e trucidar os MIMIMIMIMIMIMIS…

Fica para o próximo Passo de GIGANTE… Combinado?

Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um sábado incrível e com estudos extraordinários. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Valeu Joana! ;) Agradecido pelo feedback! Crescer e contribuir! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/03/19 às 04:50
  • Disponha! Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/03/19 às 04:50
  • Ótimas dicas, como sempre! Amo seus textos.
    Joana Oliveira em 17/03/19 às 22:49
  • Muito boa as dicas. Obrigada.
    Vanessa em 17/03/19 às 09:52
  • É isso aê Maria Stela! Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA! ;) E essa franga sem vergonha vai se calar de uma vez por todas.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 17/03/19 às 06:11
  • Dicas maravilhosas!! Até o próximo pra matar a franga de uma vez!?
    Maria Stela em 16/03/19 às 19:28