Artigo

Passar em concurso é questão de (quanto?) tempo.

Estudar para concurso público não é apenas uma opção, mas um desafio dos grandes. Não à toa as inúmeras mensagens de felicitações que recebemos quando somos aprovados. Daquele primo distante que você só conhece do instagram, daquele amigo de infância que sempre fez bullying com você, e até daquela tia que te chamava de vagabundo porque só estudava.

A sociedade reconhece que quem chega lá é um ser iluminado.

A vida do concurseiro é uma verdadeira maratona, às vezes 5, 8, 10 anos até o tão sonhado cargo público. A grande verdade, é que quando escolhemos ser concurseiro, não nos imaginamos ficar tantos anos estudando. 

Vários são os fatores que dilatam o tempo até a aprovação, eu destacaria dois principais motivos:

  • A demora para a abertura do edital do concurso “dos sonhos”; e
  • A falta de orientação e planejamento.

A notícia a boa é que o segundo fator temos como controlar. 

A demora para a abertura do edital do concurso “dos sonhos”

A abertura de um edital é um fator completamente exógeno, onde não temos poder nenhum de influenciar; depende da situação econômica do ente, da vacância de cargos, é uma decisão eminentemente política. A única coisa que se pode fazer para superar essa barreira é aumentar o espectro de concursos, e não se restringir a apenas um. Exemplo: estudar para área fiscal como um todo, e não apenas para a Receita Federal. Isso aumenta sobremaneira a chance de aprovação, em concursos que remuneram tão bem quanto ou mais que a RFB. 

A falta de orientação e planejamento

Quando o assunto é orientação e planejamento a coisa fica mais fácil. Nesse contexto que a figura do Coach se mostra essencial, principalmente para aqueles que estão iniciando a trajetória. 

Uma preparação exitosa requer motivação (para começo de conversa), material de qualidade, técnica de estudo e planejamento

Motivação é inata. Técnica e Planejamento não. O Coach vem suprir essa lacuna, orientando o aluno com técnicas que otimizam o estudo (como as revisões 24/7/30), com planejamentos baseados nos certames (como o estudo em ciclos de matérias), além de indicar materiais de professores consagrados no mundo concursos.

Aliás, o Coach passa a ser o melhor amigo do aluno, um verdadeiro confidente. E o fato de a Equipe de Coaching do Estratégia Concursos ser formada por servidores públicos das mais diversas áreas, que já passaram pelas mesmas dificuldades e foram aprovados, faz com que consigamos influenciar inclusive o que há pouco falei ser inato, a motivação. E aí o pacote está completo!

É claro que nada disso vai funcionar se não tiver a atuação e determinação do componente principal dessa engrenagem: você!

Conjugado todos esses elementos, passar  em concurso será questão de (muito menos) tempo! 

Se você se identifica, entre em contato (mesmo sem compromisso) com a nossa equipe de coaching, que iremos sanar todas as suas dúvidas quanto a nossa metodologia.

Fé e Café!
Coach Rodrigo Antonio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Mariana. É preciso entender o desembolso neste caso como um investimento que poderá mudar a sua vida! Quando digo "poderá", é porque não depende só da gente, mas também da dedicação do aluno. Além do mais, o serviço de coaching oferecido pelo Estratégia Concursos é bastante diferente dos demais oferecidos no mercado. É mais humanizado e personalizado. Entre em contato (sem compromisso) com nossa consultoria de vendas ou acesse https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/coaching-382/ para conhecer melhor e ver como vale a pena investir na sua preparação! Forte Abraço
    Rodrigo Antonio em 01/05/19 às 19:16
  • Muito bom, Bruno. A nossa metodologia visa justamente isso, alavancar e otimizar o estudo do aluno!
    Rodrigo Antonio em 01/05/19 às 19:07
  • Pena que é tão caro!
    Mariana em 01/05/19 às 12:24
  • Por muito tempo tentei estudar por conta própria, só quando comecei a ter um direcionamento que senti que eu estava evoluindo!
    Breno Freiteira em 01/05/19 às 10:03