Artigo

Papiloscopia. O que é? Conheça essa ciência!

Papiloscopia: entenda a ciência, saiba qual é o trabalho do papiloscopista e onde atua este profissional da segurança pública.

A papiloscopia é o estudo da identificação humana pelas digitais.

Os papiloscopistas não ficam nos holofotes, pelo contrário, trabalham nos bastidores com o objetivo de identificar e fornecer provas para a solução dos mais variados casos policiais.

Acidentes automobilísticos, assaltos a banco e homicídios são algumas das situações que exigem a atuação deste profissional. 

Os papiloscopistas são policiais civis ou federais e sua atuação é de fundamental importância. Vale mencionar que no dia 5 de fevereiro é comemorado o dia do papiloscopista.

O que é papiloscopia?

Uma das áreas de atuação da Perícia Criminal é a Papiloscopia. Papiloscopia, em simples palavras, é o estudo da identificação humana pelas digitais, também chamadas de papilas dérmicas.

Quanto à etimologia, papiloscopia vem do grego e do latim. Papilo significa papila e skipên quer dizer examinar.

Papilas são pequenas saliências que ficam na pele ou nas membranas mucosas com diversas ramificações neurovasculares. Dentre elas, podemos citar as digitais, um dos objetos principais trabalhados pelos papiloscopistas.

Portanto, a papiloscopia examina a identificação humana por meio das digitais das palmas das mãos e das solas dos pés. O objetivo de tal perícia é realizar pesquisas técnico-científicas para descobrir a identidade de indivíduos vivos ou mortos.

Esta coleta, identificação e arquivamento de impressões digitais ocorrem, na maioria das vezes, em crimes em que se buscam as digitais em suas cenas. O trabalho do papiloscopista também é muito utilizado para reconhecimento de corpos em decomposição ou sem identidade.

A impressão digital deixada acaba por se tornar uma comprovação direta e incontestável da indicação de que alguém estava em determinado local e, assim, um ponto fundamental da investigação.

Então, como se trata de conclusão cientificamente comprovada, via de regra, pode-se dizer que a prova obtida por meio da papiloscopia é um dos objetos mais importantes da ciência processual.

Divisão da Papiloscopia

Podemos dividir a papiloscopia em: datiloscopia, quiroscopia, podoscopia, poroscopia e cristascopia.

Datiloscopia é a identificação por meio de impressões digitais dos dedos. Já a quiroscopia utiliza as palmas das mãos no processo e a podoscopia, a planta dos pés.  

A poroscopia, por sua vez, é o processo de identificação utilizando-se dos poros. E, por fim, a cristascopia faz uso das cristas papilares.

Podemos mencionar, também, a prosopografia, que é o estudo dos traços fisionômicos de uma pessoa.

Além disso, temos a necropapiloscopia, que é uma perícia específica em cadáveres com identidades desconhecidas. As técnicas aplicadas a este método também envolvem a papiloscopia e variam de acordo com o estado em que o corpo se encontra.

Então, a atividade do papiloscopista não se restringe às impressões digitais, mas sim, a todo tipo de identificação.

História da papiloscopia

Vale mencionar que o caso criminal mais famoso e precursor do método da papiloscopia foi o chamado Will & William West”.  

Dois homens, sem qualquer relação de parentesco, foram presos na Penitenciária Leavenworth, no Kansas (EUA). Eles se chamavam William West e Will West. Will chegou à prisão um tempo depois que William havia sido solto e a sua semelhança, além do mesmo nome, fez com que os guardas acreditassem que se tratava da mesma pessoa.

Um dos guardas mostrou a ficha criminal com a foto de William a Will, o qual disse que jamais havia sido preso anteriormente. Ainda, ambos possuíam as mesmas medidas do método Bertillon, que é uma técnica policial antiga, em que se mensurava os ossos e as partes do corpo do investigado para identificá-lo com precisão.

papiloscopia
Will e William West tinham nomes semelhantes e as mesmas características físicas

Apenas um tempo depois, foi possível concluir que Will e William não eram a mesma pessoa, sequer parentes e nem se conheciam. Para isso, foi necessária uma investigação muito detalhada utilizando-se da papiloscopia.

Graças a essa situação, as impressões digitais começaram a ser usadas como forma de identificação no meio policial. Prova disso é que a técnica foi oficialmente inserida nos Estados Unidos no ano seguinte ao ocorrido, com base no método utilizado pela polícia inglesa.

Papiloscopia no Brasil

No Brasil, a ciência da papiloscopia começou a surgir no início do século XX. A profissão do papiloscopista ainda é pouco conhecida em nosso país. Apesar da nomenclatura ser estranha para a maioria das pessoas, estes profissionais são os peritos oficiais mais antigos no Brasil. A profissão foi oficializada em 1903, por meio do Decreto  n. 4.764/03.

O trabalho do papiloscopista

Como pudemos observar até aqui, o trabalho do papiloscopista é de suma importância para as investigações policiais. E não apenas por meio das impressões digitais, como também, pela biometria da face.

A biometria da face é cada vez mais utilizada para diversos tipos de trabalhos, como a confecção de retratos-falados. Atualmente, há programas capazes, até mesmo, de criar projeções de faces humanas rejuvenescidas, envelhecidas ou com disfarces, por exemplo.

É uma perícia de excelência, que prioriza a obtenção de elementos comprobatórios para solucionar crimes. Por conta disso, deve-se ter em mente que este profissional terá uma atividade intensa, provavelmente com regimes de plantões, afinal, a coleta de material, na maioria das vezes, não poderá esperar.

É um tipo de trabalho para aqueles que são pacientes. Afinal, na maioria das vezes, não se tem resultados imediatos. A busca pelos vestígios pode levar tempo, assim como a coleta de material.

Nem sempre as melhores respostas aparecerão de imediato, por isso, o papiloscopista tem que ser resiliente e saber lidar com as frustrações. É um trabalho de “formiga”: um pouco por vez.

A persistência também é fundamental para este policial. Mesmo que, muitas vezes, pareça que não se chegará a lugar algum, desistir não será opção, pois um pequeno vestígio escondido poderá fazer toda a diferença, principalmente diante da possibilidade de cruzar informações.

Áreas de Atuação

Podemos dividir duas grandes áreas de atuação deste profissional na polícia. A primeira é a área cível, em que ele realizará a emissão de carteiras de identificação e certidões de antecedentes criminais, por exemplo. E a segunda – e mais famosa, podemos dizer – é na área criminal, em que além de atuar nos locais de crimes, na busca de vestígios, também auxilia na busca de desaparecidos.

Não é à toa que a perícia papiloscópica é considerada um dos meios de provas mais eficazes que temos atualmente, em face da magnitude científica na identificação humana e materialidade de diversos delitos.

Onde atua o papiloscopista?

Seguem alguns locais em que os peritos papiloscopistas atuam:

  • Postos de identificação, onde são feitas as carteiras de identidade;
  • Institutos Legais de Medicina e de Odontologia;
  • Polícia Civil ou Federal;
  • Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Ainda, existe a possibilidade de o profissional ser mobilizado pelo Ministério da Justiça, por tempo determinado, para atuar na Força Nacional de Segurança Pública, em qualquer estado do Brasil,  na Secretaria de Operações Integradas ou Secretaria Nacional de Segurança Pública, sediadas em Brasília.

Como se tornar papiloscopista

Para se tornar papiloscopista na polícia civil ou federal, é necessário prestar concurso público e preencher os requisitos previstos no edital.

Via de regra, é necessário:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir curso superior em qualquer área;
  • Estar em dia com o serviço militar
  • Estar em gozo dos direitos políticos
  • Habilitação para condução de veículos automotores na categoria “B”, no mínimo;
  • Ser aprovado em todas as etapas do certame, as quais geralmente contêm: prova objetiva, prova escrita, teste psicológico, teste físico, investigação social e curso de formação.

Disciplinas previstas nos concursos para papiloscopista

Os editais dos concursos públicos não são estanques. A cada publicação, as disciplinas cobradas podem mudar com relação às do último certame por diversos fatores, como a alteração da banca organizadora, por exemplo. Outrossim, o edital varia conforme o órgão e o cargo a ocupar.

Mesmo assim, é possível elencar as disciplinas mais recorrentes nos concursos para Papiloscopista, tanto da Polícia Civil dos estados federativos quanto da Polícia Federal:

  •  Arquivologia
  •  Atualidades e História, Geografia
  • Criminalística
  •  Direito Administrativo
  •  Direito Constitucional
  •  Direito Penal
  •  Direito Processual Penal
  •  Direitos Humanos e Participação Social
  •  Estatística
  •  Ética
  •  Física
  •  Gramática
  •  História Geral
  •  Informática
  •  Interpretação de Texto
  •  Legislação Especial
  •  Legislação Estadual e Realidades do Goiás
  •  Matemática
  •  Noções de Identificação
  •  Química
  •  Raciocínio Lógico

Como dissemos, essa é uma visão geral das disciplinas. Para ser mais certeiro, o ideal é o aluno seguir o edital do último certame que almeja ou que banca organizou de área similar.

Quanto ganha o papiloscopista?

As remunerações do papiloscopista na Polícia Civil variam conforme o estado de lotação. Vamos para alguns exemplos:

Em Tocantins, o papiloscopista recebe inicialmente R$ 4,150,10 mensais.

Na Polícia Civil de São Paulo, Rondônia, as remunerações giram em torno de cinco a seis mil reais. Já na Polícia Civil de Goiás, a remuneração inicial é acima dos seis mil reais, sendo que, no topo da carreira, alcançam-se quase onze mil reais.

Já na Polícia Federal, o papiloscopista tem uma remuneração inicial muito maior, que ultrapassa os R$ 12.000,00.

APROVEITE AS OFERTAS DE NOSSAS ASSINATURAS

Concursos

Agora, caso você tenha se interessado pela carreira, separamos uma lista dos principais concursos para Papiloscopia, seus status e o número de vagas (total de cargos):

  • Polícia Civil de Goiás (PC-GO) – concurso previsto, banca definida, 864 vagas.
  • Polícia Civil de Roraima (PC-RR) – edital iminente, assinado contrato com a banca, 175 vagas.
  • Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) – concurso previsto, comissão formada para novo edital, 332 vagas.
  • Perícia Oficial do Alagoas – concurso previsto, comissão organizadora com alterações, 81 vagas.
  • Polícia Civil Rondônia (PC-RO) –  edital iminente, 270 vagas.
  • Politec Amapá – concurso previsto, comissão formada, 76 vagas.

Conclusão

Neste artigo, fizemos uma análise completa sobre a papiloscopia e a profissão do papiloscopista, desde:

  • A origem etimológica,
  • Características da profissão,
  • Requisitos,
  • Locais de atuação e
  • Concurso público para ingresso na carreira.

Como foi possível perceber, este policial possui função essencial na investigação criminal e, também, em determinadas funções cíveis, como a emissão de documentos.

Há a possibilidade de ingressar na carreira por meio de concurso público, tanto na polícia civil, quanto na polícia federal, com remunerações que podem ultrapassar os doze mil reais.

Realmente é uma oportunidade muito boa, com diversos concursos previstos, mas apenas os mais bem preparados terão chances de ser aprovados.

E, para isso, nada melhor do que estudar com ESTRATÉGIA. Confira nossos pacotes e assinaturas.

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.