Artigo

Os impactos da saída da ESAF no Raciocínio Lógico-Quantitativo

Olá, meus queridos alunos!!!

Aqui quem vos fala é o professor Guilherme Neves.

Desde 2009, a ESAF costumava transformar o Raciocínio Lógico-Quantitativo em um verdadeiro conglomerado de matérias. Não apenas o Raciocínio Lógico propriamente dito era cobrado, mas também toda a Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio, Matemática Financeira, Estatística Descritiva, que era fortemente cobrada nos concursos da Receita Federal até 2005, e Estatística Inferencial, que passou a ser cobrada fortemente no concurso de 2009.

A ESAF já costumava pegar pesado em vários assuntos da Matemática do nível médio e também na parte de Estatística Inferencial. Entretanto, recentemente tivemos a notícia de que a ESAF não mais organizará concursos.

Desta forma, o que isso afeta na rotina de estudos dos alunos que estavam focados em concursos que tradicionalmente eram organizados pela ESAF como Receita Federal, Ministério da Fazenda, CVM, e outros?

Conforme já falei, o Raciocínio Lógico-Quantitativo é um conglomerado de matérias. Vamos, assim, falar de cada uma das matérias separadamente.

O professor Vitor Menezes, responsável pelos cursos de Estatística no Estratégia, escreveu um artigo sobre a influência desta mudança em Estatística e você pode verificar aqui.

Da mesma forma que o professor Vitor falou que essa mudança pouco mudará a rotina de quem estava estudando Estatística, posso afirmar com convicção que isso pouco influenciará na forma de abordagem dos assuntos de Matemática e Matemática Financeira.

Ora, quem sabe Função Quadrática, por exemplo, saberá resolver questões de qualquer banca. Isso pouco importará. O teorema de Pitágoras é o mesmo há mais de 2 mil anos e continuará o mesmo por toda a eternidade. Rss…

Assim, a influência da mudança de banca nos seus estudos nos conteúdos da Matemática do ensino médio e em Matemática Financeira será praticamente nula. Alguns poucos detalhes de cada banca serão especificados em nossas aulas.

Há assuntos que sabemos ser adorados por TODAS AS BANCAS, como, por exemplo, Análise Combinatória, Probabilidade, Conjuntos e Aritmética Básica. Estes assuntos devem ser priorizados neste período em que as bancas ainda estão indefinidas.

A única diferença na parte de Matemática e Matemática Financeira é que a banca CESPE, por exemplo, costuma cobrar questões bastante contextualizadas, com várias tabelas, gráficos e muita informação desnecessária. Mas, isso não é nada do outro mundo! Nada que um pouco de treino não resolva. Ok?

De todas as matérias que compõem o Raciocínio Lógico-Quantitativo da ESAF, a única que terá um pouco de mudança é o Raciocínio Lógico propriamente dito. As bancas têm diferentes preferências nos conteúdos cobrados e também na forma como os assuntos são abordados.

Por exemplo, o CESPE adora falar em número de linhas de uma tabela-verdade, tautologia, definição de proposição, distinção entre proposição simples e composta.

Já a FCC e a FGV, por exemplo, na parte de estruturas lógicas, focam muito nas equivalências lógicas, negações, diagramas lógicos. Estas bancas adoram também sequências de figuras, palavras ou números e problemas que envolvem o chamado Princípio da Casa dos Pombos.

Em suma, sua vida não vai ser muito alterada na parte de Matemática e Matemática Financeira, mas você precisará abrir um pouco o leque no estudo do Raciocínio Lógico.

Não se preocupe. Estamos aqui para te orientar e te dar o caminho das pedras rumo à aprovação.

Um forte abraço e bons estudos!

Guilherme Neves

Instagram: @profguilhermeneves.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi, Liliane! Obrigado! Todos os professores postaram artigos sobre o mesmo tema. Basta buscar por "Esaf" aqui no nosso blog. Segue aqui o link do artigo sobre Inglês: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/receita-federal-sem-esaf-como-fica-a-prova-de-ingles/ Abs, Guilherme Neves
    Guilherme Neves em 04/10/18 às 17:57
  • Excelente professor! Muito obrigada! Alguns professores poderiam escrever sobre outras disciplinas, estou preocupada com língua estrangeira? Como será?
    Liliane em 04/10/18 às 17:37