Artigo

Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Caros concurseiros e futuros servidores…
Tudo bem?

 

Publiquei na semana passada um vídeo no meu canal do youtube  onde eu vou te mostrar quais são OS 9 ERROS MAIS COMUNS que os concurseiros cometem e como você deve fazer para evitá-los: https://www.youtube.com/watch?v=FijnGvDRBjQ&t=119s

Então, se você deseja se preparar para concursos de FORMA EFICIENTE você precisa evitar ao máximo cometer alguns erros. Primeiro porque isso tornará sua preparação muito mais produtiva. Segundo porque você vai se diferenciar da maioria dos seus concorrentes.

Meu nome é Thiago Cabral, sou Auditor Fiscal do Estado de Santa Catarina (ICMS-SC) e coach do Estratégia Concursos.

1° Não Resolver Questões

Esse é um erro que muitos cometem. Muitos concurseiros simplesmente ficam focados na teoria e esquecem como a prática é importante.

Resolvendo questões você estará se preparando de uma forma muito melhor. Você vai conseguir medir e materializar todo o conhecimento que você adquiriu na teoria.

Além disso, você conseguirá ver o estilo da prova e como que a banca normalmente cobra, inclusive a sua própria linguagem.

2° Achar que Ler é Estudar

Tem muito concursando que passa horas lendo textos de aulas enormes em pdf na buscar por decorar e reter conhecimento.

Não é que a leitura não seja importante, mas ela precisa estar acompanhada de outras práticas. LER NÃO É ESTUDAR: é somente uma parte do processo de estudos que também deve incluir atividades como resumir e revisar.

3° Não Resumir ou Fazer Anotações

Se você quer ter um ótimo desempenho em um concurso e conseguir aquela aprovação que você tanto sonha, você precisa se preparar da melhor forma possível. Isso significa que você tem que fazer uso dos melhores métodos de estudo e memorização.

Para realmente aprender você precisa ter um estudo ativo. Para isso não há nada melhor do que fazer resumos. Através dos resumos você conseguirá sintetizar um conteúdo denso somente com as partes que realmente são relevantes.

O ideal é que você faça resumos com palavras chaves, ou seja, com as palavras importantes ou principais. Enquanto você estiver fazendo o resumo, estará aprendendo, pois o seu cérebro precisará se esforçar para conseguir sintetizar e resumir todo aquele conteúdo.

Além disso, os resumos são importantes pois fazem parte de outro processo de estudos que você verá abaixo.

4° Não fazer revisões

Um dos fatores mais relevantes que você deve leva em contar na hora de memorizar algo é a curva do esquecimento.

Um psicólogo alemão fez uma pesquisa e chegou a seguinte conclusão: se um conteúdo não for revisado, é provável que nossa mente se esqueça de 92% dele em uma semana!!!

Isso significa que apenas 8% do conteúdo será retido por você dentro de uma semana!!!

Por isso que as revisões se fazem tão importantes. Quando você revisa você elimina as chances do seu cérebro esquecer a matéria. Quanto mais revisões você fizer, maior domínio sobre o conteúdo você terá.

Para fazer as revisões a melhor maneira é através dos resumos. Dessa forma você voltará a ver somente as partes mais relevantes e importantes do assunto.

5° Aguardar Sair o Edital para Estudar

Quando você se compromete a estudar para concurso você precisa se dedicar ao máximo e buscar otimizar o seu tempo, pois a concorrência é muito grande.

Um erro que é muito comum são pessoas que perdem tempo esperando que os editais saiam para iniciar os estudos.

Se você tem um cargo em mente você então já deve se focar nas habilidades necessárias para alcançar essa vaga. Se você não sabe exatamente quais concursos quer disputar você deve pelo menos estudar aquelas matérias genéricas e obrigatórias.

6° Não Ler o Edital

Esse era para ser algo muito básico e óbvio, mas muitos acabam se esquecendo ou então ficam com preguiça e não leem o edital. É importante que você leia o edital do concurso que você vai prestar.

Tanto o atual como os antigos. Dessa forma você poderá ver quais são as mudanças que ocorreram de um ano para o outro. Com isso vai saber o que a banca deve exigir mais neste ano, caso seja a mesma banca.

É importante também ler as regras para saber as exigências e obrigações que cada edital trás. Muitos concurseiros se esquecem de analisar detalhes como a região onde terão que morar caso passem.

Questões como idade também podem fazer com que o candidato acabe se frustrando por estudar para um cargo público que ele nem possui as confeições necessárias para exercer.

7° Não ter um Plano de Estudos

Tem muito estudante por aí que não tem um plano de estudos bem definido. Isso é um erro que dificulta o aprendizado, e principalmente a organização dos estudantes.

Você precisa ter um plano com começo, meio e fim. Precisa saber quais matérias estudar a cada dia.

Existem duas formas de você fazer isso. Você pode fazer o seu próprio plano de estudos ou buscar a ajuda de um coaching. A vantagem deste última opção é que você terá apenas que se preocupar em estudar, deixando todo o planejamento, análise de edital, escolha de materiais a cargo do seu coach.

Independente de qual for o seu caso, você precisa com esse cronograma fazer metas que te façam ficar motivado.

Uma dica que eu posso deixar, por exemplo, é toda vez que você finalizar uma meta você pode se premiar de alguma forma. Pode ser assistindo um filme ou saindo com sua família. O importante é que você tenha objetivos a cumprir que eles te deixem motivado.

8° Estudar Apenas o que Gosta

Todos nós temos matérias ou assuntos que nos interessam mais ou que temos mais facilidades. O problema é que muitos acabam focando apenas no estudo desses assuntos.

Se você quer realmente passar em um concurso público você precisa estudar todas as matérias que irão cair na prova.

Você deve até estudar mais aquelas que você tem mais dificuldades, pois nas que você gosta vai ser muito fácil o seu aprendizado.

9° Falta de Preparo Físico ou Emocional

Realizar uma prova de concurso público pode significar ansiedade, angústia e medo. Esses sentimentos são comuns para aqueles que não estão realmente preparados emocionalmente.

Você precisa preparar sua mente para esse momento. Precisa controlar seus pensamentos em momentos sobre pressão.

Outro fator que você precisa levar em consideração é a sua condição física. Você precisa estar preparado para ficar sentado por 5 horas seguidas. Para isso você precisa fazer testes. Simule que você está fazendo a prova. E veja como será o seu desempenho.

Se você deixar de cometer esses erros certamente vai conseguir sair na frente da maioria dos candidatos e aumentará suas chances de aprovação.

 

E aí, gostou dessas dicas? compartilhe com alguém que está se preparando para algum concurso.

Também gostaria de ouvir sua opinião. Inscreva-se nas minhas redes sociais e fique por dentro de outras dicas como essa.

Por hoje é só. Bons estudos!!!


YOUTUBE: https://www.youtube.com/coach.thiagocabral

FACEBOOK: https://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAM: @coach.thiagocabral

 

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de auditor fiscal do ICMS-SC? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite Monica....legal, convido-a a conhecer o nosso programa de coaching onde você terá como diferencial na sua preparação um acompanhamento individualizado tornando seus estudos mais eficientes e, com isso, aumentando ainda mais as suas chances de aprovação. 
    Thiago Cabral em 29/03/17 às 21:26
  • É verdade Mônica...qualquer detalhe pode fazer a diferença, ainda mais em se tratando de concurso público onde hoje a concorrência é de alto nível e qualquer vacilo o candidato pode ficar de fora do número de vagas.
    Thiago Cabral em 26/03/17 às 17:13
  • Boa tarde Ezer....sim, estou nesse momento terminando um breve roteiro onde irei comentar sobre o possível concurso do ICMS-SC....SE QUISER ACOMPANHAR, SEGUE MEU CANAL DO YOUTUBE onde tenho também, alguns videos com dicas de estudo que podem ajudá-lo na sua preparação: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 26/03/17 às 12:51
  • Boa tarde José...isso é verdade. Inclusive tenho pautado um artigo sobre como superar a reprovação em um concurso. Não só estudar faz parte da preparação, o emocional é fundamental para ter sucesso nessa jornada. Abraço e bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 26/03/17 às 12:49
  • Alguma previsão pro ICMS-SC para este ano?
    Ezer em 20/03/17 às 13:20
  • Os concurseiros preparados também sofrem de ansiedade.
    José R. em 20/03/17 às 11:14
  • Bom dia quero me preparar para concurso tribunal de justiça do Estado de Roraima
    Cristiane em 20/03/17 às 11:13
  • Show de bola, Thiago! São pequenas coisas que fazem toda a diferença durante a nossa preparação.
    Mônica em 20/03/17 às 09:28