Olá, Concurseiro! Já sabe qual é sua motivação? %Concursos Públicos aprovação metas apresentação
Concursos Públicos

Olá, Concurseiro! Já sabe qual é sua motivação?

Nesse artigo, venho contar para você minha jornada nos concursos públicos e como posso te ajudar no seu sonho, por mais improvável que possa parecer para você (primeira dica: pare de duvidar de si mesmo!).

Meu nome é Heloísa e sou Servidora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Técnica Judiciária). Também faço parte da Equipe do Estratégia: Programa Coaching, Bizus, Marcação dos Aprovados e Sistema de Questões.

Na época da faculdade, também fazia estágio, era conciliadora voluntária e dava aulas de inglês (minha rotina sempre foi de várias atividades ao mesmo tempo).

Esperava minha vez para me tornar conciliadora remunerada do TJ-PR: seria a próxima da lista, pois estava há quase três anos. Porém, houve uma mudança na legislação e passou a ser necessário concurso público para o cargo.  Sim, justo na minha vez! Essa vaga era minha, não poderia perder.

Estudei e passei em 1º lugar.

Em seguida, exame da OAB. Muita ansiedade, meus colegas já haviam prestado e passado no meio do quinto ano, mas eu havia optado por fazer o TCC primeiro e deixei o exame da ordem para dezembro. Mesmo estando preparada no quesito estudos, estava muito nervosa, mal conseguia ler a prova. Ao corrigi-la, verifiquei que faltaram 2 questões para segunda fase.

Meu mundo caiu. Ou não

Alguns dias depois, respirei fundo, botei a bunda na cadeira e estudei para segunda fase, como se estivesse tudo bem (e estava, ninguém tinha morrido, outras provas viriam, mas nós nos cobramos sempre, não é mesmo?).

Dias antes dessa prova, foi publicado que duas questões da objetiva (de um total de 80) tinham sido anuladas. E, adivinhem: eu tinha errado as duas! Resultado: fui para a segunda fase e nela consegui a aprovação com folga.

Passou a formatura, estava na cidade dos meus pais, trabalhando e estudando. Queria muito me mudar, ter estabilidade financeira e, também, estar próxima de meu namorado, que estava terminando a faculdade.

Como? Concurso do TJSP-Escrevente. Mas, era regionalizado e eu precisaria passar em primeiro lugar para escolher a cidade. Estudei muito novamente (muito = foco + qualidade, mas não, necessariamente, por muitas horas/dia, pois não tinha tempo), uma vez que o concurso era muito concorrido.

E, sim, conquistei o 1º lugar.

Porém, o namorado, também concurseiro, visava à Carreira Policial. Então, novo plano a traçar: “concurso federal”, para maiores chances de locomoção. E abriu o TRF-4. Iniciei os estudos após o edital aberto e  e consegui o 12º lugar.

Trabalhei quase quatro anos como Escrevente, até ser nomeada no TRF-4, em 2017 (detalhe: fui a última nomeada da minha região).

O namorado, que foi noivo, agora marido, também passou: hoje, é Delegado em SC. E conseguimos alcançar nossa meta: morar na praia, concursados e antes dos 30!

Nessa jornada, claro, também colecionei diversas reprovações e me mudei diversas vezes: sete cidades, sempre me reinventando e me adaptando.

Optei por concursos de Tribunais, pois, além de ser um tipo de serviço que gosto de prestar, se encaixa melhor ao meu perfil (lembre que você vai fazer algo que tomará grande parte do seu dia, então, essencial estar feliz com seu trabalho).

Ao escolher uma carreira (tribunais, policiais, jurídicas, etc), é muito importante estar certo do que você busca e curtir o caminho tanto quanto o resultado.

Aprendi que o hábito, o foco e a inteligência emocional são essenciais para alcançar qualquer objetivo e devem ser adquiridos de modo equilibrado, aliados a um bom método de estudo (priorize a qualidade).

Também, percebi que o “motivo maior” que nos leva a prestar concursos é alicerce fundamental para que abracemos a causa a ponto de mergulhar de cabeça nos estudos (sempre tenha uma propósito!)

E que as pessoas são diferentes: que bom!

Cada um tem seus motivos para sonhar e monstros para derrubar todos os dias. Às vezes, falta só um empurrãozinho para colocar tudo nos trilhos dessa viagem até a aprovação.

Espero, junto com o Estratégia, ajudá-lo a alcançar seu objetivo, inserindo os estudos no seu dia-a-dia de forma leve, porém constante, transformando-os em parte da sua rotina, até a tão sonhada nomeação.

Conte comigo!

Posts Relacionados

Heloísa Tondinelli

Heloísa Tondinelli

Técnica Judiciária no TRF da 4ª Região - aprovada em 12º lugar. Ex-escrevente do TJ-SP  - aprovada em 1º lugar (2013-2017). Ex-conciliadora do TJ-PR - aprovada em 1º lugar (2011-2013) Aprovada no IV Exame da OAB. Graduação em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pós-graduada em Direito Processual Civil pela faculdade Dom Bosco. Formada em Conciliação e Mediação pela Escola Paulista de Magistratura.                    

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados