Artigo

O trabalho policial e a aptidão física

Olá, tudo bem por aí?

Iniciaremos nos próximos dias a Consultoria de Treinamento Físico para Teste de Aptidão Física – TAF do Concurso da PM- DF 2018.

Vou contar algo que não é segredo e novidade.

Após as provas objetiva e discursiva, a próxima etapa é a realização do Teste de Aptidão Física, o famoso TAF!

Serei direto agora.

Vou falar a primeira verdade para você.

O treinamento físico para os testes de aptidão física previstos no TAF da Polícia Militar do DF deve ser iniciado AGORA!

É igual ao estudo para as matérias teóricas do concurso.

Surpresas não acontecerão, pois você poderá treinar tudo o que será exigido no dia do TAF.

Você terá um treinamento físico certo, seguro e antecipado.

É fácil perceber, o gabarito já está pronto.

Você já conhece o índice para ser aprovado.

Assim, vamos criar a rotina do Treinamento Físico.

Só para recordar, os testes de aptidão física exigidos para homens e mulheres são: Teste Dinâmico em Barra Fixa (homens), Teste Estático em Barra Fixa, Teste de Abdominal tipo remador, Teste de Corrida 12 min e o Teste de Natação 50m.

Você deve estar pensando….

Quem escreveu esse artigo?

Ainda não falei um pouco da minha história.

Sou o Professor Eduardo Schneider e estaremos juntos no treinamento físico para o TAF da PMDF.

Bom, sou graduado em Educação Física e mestre em Atividade Física e Esporte – Universidade de Brasília. Tenho experiência na área de Testes, Medidas e Avaliação aplicados à Segurança Pública. Publiquei recentemente o livro – TFP O treinamento físico da Polícia Federal. Sou autor de diversos estudos relacionados ao treinamento e aptidão física dos agentes e operadores em Segurança Público. Além disso, ajudei muitos alunos a conquistar a vaga em um concurso da área policial ao ensinar a dominar o TAF.

Escrevi esse artigo no intuito de ressaltar as características do trabalho policial, de acordo com a ótica da aptidão física e os seus componentes.

Esses serão exigidos nos testes físicos previstos no TAF da PMDF.

Então, a hora é agora!

Convido todos vocês a iniciar o treinamento físico com a leitura desse artigo.

Preparado?

A aptidão física é um termo que foi traduzido da palavra de origem inglesa “Physical Fitness” e está relacionada com a dimensão biológica do ser humano, ou seja, capacidade de movimentos, capacidade funcional, trabalho físico e desempenho de atividade física; sugeridos com intenção de descrever um conceito relacionado primariamente com a capacidade para produzir grande quantidade de atividade motora (Pate, 1998 citado por Pitanga, 2002i).

Além disso, a aptidão física é considerada também um constructo dinâmico, pois está aumentando continuamente de importância para a vida e a saúde cotidianas (ACSM, 2006ii).

Se você chegou até aqui, parabéns!

O seu compromisso é verdadeiro.

Vou continuar…

Em algum momento você deve ter pensado ou imaginado a relação da aptidão física e o trabalho policial.

Vou te explicar de uma forma simples e objetiva.

Leia com atenção!

Isso é importante e será o primeiro passo para a PMDF.

O trabalho Policial e a Aptidão Física.

No começo do século passado, o trabalho policial era considerado apenas de exigência física. Os policiais realizavam o trabalho sempre andando nas ruas, subindo e descendo morros e escadas, verificando locais escuros e fazendo revistas a suspeitos. Confrontos físicos eram regulares e o policial deveria utilizar sua capacidade física para defesa pessoal. Frequentemente, os policiais conduziam os suspeitos e os colocavam diretamente na prisão (Bonneau & Brown, 1995iii).
Essa caracterização do trabalho policial passou a ser chamada de aptidão ocupacional. Outra característica presente era do trabalho realizado por aqueles que tivessem uma grande capacidade física, normalmente medida apenas pelas características antropométricas. As mulheres eram preteridas nessa situação. Essa era a forma de entender o trabalho policial.

Muitas instituições policiais do mundo recorriam na forma de seleção, ao perfil de pessoas com a capacidade física e características antropométricas para o enfrentamento das situações do trabalho policial da época.

Com o advento da tecnologia e, sobretudo, das diferentes formas de crimes enfrentados pelos policiais, surge à necessidade de seleção e preparação para o novo trabalho policial.

Foi necessário definir e mensurar quais as capacidades físicas necessárias para desempenhar esse trabalho. O termo aptidão ocupacional novamente aparece para caracterizar quais componentes da aptidão física e quais habilidades seriam necessárias.

Atualmente, a atividade policial envolve a realização de tarefas diversificadas do ponto de vista da atividade física. Dependendo da função, o indivíduo pode passar várias horas sentado diante do computador em uma delegacia, no batalhão e até mesmo parado ao volante na viatura, como também pode expor-se a situações fisicamente arriscadas, tais como: conduzir automóveis ou motocicletas em alta velocidade, usar a força para conter uma pessoa ou envolver-se em confrontos armados (Hagen, 2006iv).

Algumas pesquisas relatam que o policial deve trabalhar no máximo ou perto da aptidão física máxima pelo menos 5 vezes ao ano.

Já imaginou uma perseguição pelas ruas da Capital Federal? E ainda, atuar em um grande evento para garantir a segurança da população, ficando várias horas em pé com todo o equipamento?

Isso tudo será real em alguns meses.

Devemos reconhecer que, enquanto as tarefas que exigem certa aptidão, capacidade e habilidade física não são frequentes, elas são na maioria das vezes críticas para o trabalho, por exemplo, o domínio e a submissão de provocadores de eventos críticos (PEC) em situações de risco. Não obstante, realizando uma análise das tarefas ou do trabalho funcional, a tarefa física invariavelmente está presente (Trottier & Brown 1994v). Essa tarefa inclui a perseguição de suspeitos que venham a escapar, controle daqueles que resistem à prisão, uso de algemas e o controle de distúrbio civil, tarefas presentes também no trabalho do policial militar do DF.

A falta de capacidade física e habilidade para cumprir essas tarefas podem colocar em perigo a segurança pública e dos próprios policiais.

Entendeu a necessidade do TAF?

Diante dessa situação apresentada e para medir a aptidão física relacionada ao trabalho policial, buscou-se referência nos componentes relacionadas à saúde e  aqueles relacionados ao desempenho profissional.

Esses componentes procuram mensurar as exigências das tarefas físicas do trabalho policial. Para determinar a força muscular, a resistência muscular, a capacidade e a potência aeróbia, os testes de aptidão física devem ser usados.

De acordo com Bonneau & Brown (1995), os testes de aptidão física são educacionais e devem continuar a ser usados para auxiliar os policias a entender a necessidade de estar apto para o trabalho, bem como a forma de aptidão da sua saúde e bem-estar. Diante disso, afirmam também que uma força de trabalho saudável é mais produtiva e tem menor índice de afastamento por doenças.

Inicie agora o seu treinamento físico.

Estar apto fisicamente faz parte do trabalho policial.

Em breve, vou abrir a consultoria para o TAF da PM-DF e contar todos os detalhes.

Ganhe tempo e inicie o Treinamento Físico!

Vamos treinar!

Domine o TAF.

Um forte abraço.

Eduardo Schneider

 

iPitanga JGP, Epidemiologia, atividade física e saúde, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 10 (3), 49 – 54, jul – 2002

ACSM. Manual do ACSM para Avaliação da Aptidão Física relacionada à saúde/American College of Sports Medicine; trad. Giuseppe Taranto – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Bonneau J, Brown J. Physical ability, fitness and police work. Journal of Clinical Forensic Medicine, v. 2, p. 157- 164, 1995.iv

Hagen AMM. Relações de gênero e trabalho policial. 30° Encontro Anual da ANPOCS. Seminário Temático 01: Conflitualidade social, acesso a justiça e segurança pública, 24-28/10, 2006 v

Trottier A, Brown J. Police Health: a Physician’s guide for the assessment of police officers. Canada Comunication Group, 1994

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.