Artigo

O que faz um Técnico Judiciário do TRT

Olá, caro aluno! Tudo bem?

Se você está visitando este artigo, é porque está se perguntando: o que faz um técnico judiciário do TRT?

Existem algumas “especialidades” ou “áreas” do cargo de Técnico Judiciário, alvo de nossos cursos preparatórios. São elas: Administrativa, Tecnologia da Informação, Enfermagem, Transportes, Segurança, etc.

Geralmente, a matéria de Processo do Trabalho é cobrada apenas para a especialidade Administrativa, que é também a mais concorrida, mas ao mesmo tempo, a que convoca mais candidatos.

Cabe ao TJAA (Técnico Judiciário – Área: Administrativa), basicamente, “fazer o processo andar“. Como assim?

Quando uma reclamatória trabalhista é ajuizada, vários atos (chamados atos processuais) devem ocorrer até que se tenha uma sentença, isto é, até que o juiz decida o caso.

São alguns desses atos: autuação, citação, audiência, notificações, expedição de mandados, expedição de ofícios, expedição de certidões. E todos esses atos acontecem na Secretaria das Varas, onde trabalham técnicos e analistas judiciários.

Os servidores também podem trabalhar nos gabinetes de desembargadores e na própria área administrativa do Tribunal, que abrange vários Setores, por exemplo, o de Pessoal, de Legislação, de Pagamento, de Protocolo, de Distribuição, de Arquivo, de Biblioteca, etc.

Mas professor, qual é diferença entre técnico e analista?

Basicamante uma: o salário. Um cargo exige nível universitário, outro não. Raríssimas funções exigem que o servidor seja analista, geralmente é um requisito buscado para assistentes de juízes ou desembargadores, pois exige um conhecimento maior do Direito.

Por isso, amigo, te garanto que, quando você passar para Técnico, não vai faltar opção de local de trabalho e funções para você.

Só tem um coisa: também tenho certeza que você vai querer passar pra Analista, só pra ver seu contracheque mais “gordo”…

Assim, vamos aos estudos. É um cargo excelente, e que abrirá as portas para você, visando outras carreiras melhor remuneradas!

VOCÊ VAI FICAR VICIADO EM ESTUDAR PARA CONCURSOS DO TRT!

Quer ajuda para passar?

Conte conosco!

PS: Conheça nossos cursos para diversos concursos do TRT:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/concurso/

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi Beatriz, temos vários cursos para Técnico Judiciário, beaseado no edital do concurso: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/concurso Abraço!
    Coordenação em 28/12/15 às 07:54
  • Olá onde posso fazer esse curso tecnico judiciario?
    Beatriz em 27/12/15 às 23:31
  • Oi Valquiria, se não for para um concurso especifico, temos cursos regulares para os diferentes tribunais. Cursos Regulares para TRT´s: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/trts-cursos-regulares-62/; Cursos Regulares para TJ: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/tjs-cursos-regulares-412/ Cursos Regulares para TRE´s: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/tres-cursos-regulares-55/ Abraço
    Coordenação em 25/11/15 às 15:34
  • Oi, existe cursos para técnicos judiciário?Onde?
    valquiria em 23/11/15 às 13:06
  • Oi Ana Paula, pode preencher o formulário na página do concurso que a gente entre em contato com você. Ou pode usar o chat também. Abraço
    Coordenação em 17/09/15 às 08:51
  • Olá bom dia. Sou estudante na área de Direito 2° semestre e vou participar do concurso para tecnico judiciário do Paraná, e queria saber mais sobre o material, se puder entrar em contato
    Ana Paula em 17/09/15 às 06:42
  • Oi Rosemi, a melhor dica que temos é estudar com o nosso curso para TJ-RO (inclusive matemática) :): https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/tj-ro-tribunal-de-justica-de-rondonia-395/ Abraços
    Filip em 31/08/15 às 11:34
  • ola bom dia fiz minha inscricao para o concurso do tj de rondonia, e estou estudando com materiais sem ser de apostila, e estou na duvida se realente cai na prova matematica e quais as materias ee tambem se puderem me dar uma dica de como estudar para ficar mais fcil desde ja obrigada
    rosemi fonseca em 31/08/15 às 09:08
  • Oi Viviane, temos vários cursos básicos (veja aqui), cursos regulares com videoaulas e também alguns cursos específicos para TRT´s . Todos são indicados para quem está apenas começando a estudar para concursos. Abraços!
    Coordenação em 28/08/15 às 09:19
  • bom dia sou a viviane e vou prestar concurso para o tecnico em judiciario .por onde comersa a estudar
    viviane caetano em 26/08/15 às 12:14
  • Muito bom, fiquei mais animado ainda, vou estudar bastante pra fazer o concurso do TRF.
    Daniel Sullivan em 20/07/15 às 10:29
  • Ola gostaria de sabe se para técnico judiciário área administrativa tem que ter o curso tecnico em administração.
    maryana em 03/06/15 às 22:38
  • Eduardo, uma pessoa que só tem o ensino médio e nunca trabalhou, pode fazer esse concurso(tecnico judiciário)
    Dulcinea Cabral da Costa em 13/03/15 às 16:09