Artigo

O que é preciso para entrar na Receita Federal?

O que é preciso para entrar na Receita Federal? Quem pode fazer o concurso? Há idade máxima para entrar no órgão? Saiba tudo neste artigo.

O que é preciso para entrar na Receita Federal?
O que é preciso para entrar na Receita Federal?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Depois de tanta espera, finalmente foi autorizado, pelo Ministério da Economia, o concurso da Receita Federal. Dessa maneira, o órgão possui o sinal verde do Governo Federal para realizar o seu concurso.

O certame contemplará 699 vagas, sendo 230 vagas para o cargo de Auditor Fiscal (AFRFB) e 469 vagas para o cargo de Analista Tributário (ATRFB), com remunerações iniciais de R$ 21.029,09 e R$ 11.684,39, respectivamente.

Este é o concurso da área fiscal mais aguardado dos últimos tempos, visto que o seu último certame ocorreu em 2014, há 8 anos.

Mas você deve estar se perguntando: “O que é preciso para entrar na Receita Federal? Quem pode fazer o concurso? Há idade máxima para entrar no órgão?”

Bom, não se preocupe, meu caro! Neste artigo iremos trazer as respostas para todas estas perguntas.

Vamos lá?

Quem pode fazer o concurso da Receita Federal?

O próximo concurso da Receita Federal será direcionado àqueles que possuem curso superior completo, em qualquer área de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC).

Dessa maneira, mesmo aqueles graduados em cursos que não possuem nenhuma relação com Direito, Contabilidade ou Administração, como os formados em Odontologia, Artes Cênicas, Engenharia, Biologia, entre outros cursos, podem se candidatar aos cargos ofertados pela Receita Federal

Portanto, aqueles que possuem apenas o nível médio completo ou o superior incompleto não poderão assumir o cargo, caso sejam aprovados.

Contudo, além do nível de escolaridade exigido, há também outros requisitos que precisam ser cumpridos para que o candidato aprovado possa ser investido no cargo, como:

  • ter sido aprovado e classificado no concurso;
  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n. 70.436, de 18/04/1972;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
  • apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
  • apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

FIQUE ATENTO: Esses requisitos não são necessários para se inscrever no concurso, mas apenas para tomar posse, ou seja, para ser investido no cargo, após a aprovação no certame.

Além da necessidade de cumprir os requisitos citados acima para assumir o cargo na Receita Federal, há também situações em que o aprovado será impedido de tomar posse, como:

  • aquele que deixar de comprovar qualquer um dos requisitos especificados no edital do concurso;
  • aquele que tiver sido demitido do serviço público, de acordo com o art. 137 da Lei n. 8.112/90;
  • que tenha praticado qualquer ato desabonador de sua conduta, detectado por meio dos documentos referentes à sindicância de vida pregressa.

Desse modo, fique atento. Pois não é tão raro uma pessoa ser aprovada em algum concurso e não poder tomar posse devido à insuficiência da documentação a ser apresentada.

Qual é a idade máxima para entrar na Receita Federal?

Não há idade máxima para entrar na Receita Federal.

Você aprendeu acima que a idade mínima para entrar na Receita Federal é de 18 anos. Mas e em relação à idade máxima?

Bom, neste caso, não há nenhuma restrição de idade máxima para aqueles que querem entrar na Receita Federal. Entretanto, vale ressaltar que, ao chegar aos 75 anos de idade, o servidor é compulsoriamente aposentado. Dessa maneira, pode-se considerar que esta idade é um limitador para o servidor exercer as suas funções, em caso de aprovação no concurso.

Receita Federal – Auditor Fiscal! Promoção especial! Clique aqui!

Receita Federal – Analista Tributário! Promoção especial! Clique aqui!

Como se preparar para o concurso da Receita Federal?

Bom, você deve ter percebido que esta será uma grande chance para aqueles que sonham em conquistar a sua tão sonhada vaga em um dos órgãos mais famosos do Brasil, além de ganhar uma baita remuneração.

Desse modo, é importante que você se prepare da maneira mais adequada e eficiente para este certame, pois, apesar de haver uma grande quantidade de vagas, a concorrência também será enorme e extremamente qualificada.

Não fique de fora desta excelente oportunidade. Assim, caso queira se preparar para chegar competitivo neste concurso, invista nos cursos para a Receita Federal do Estratégia Concursos, a empresa que mais aprova em concursos públicos do Brasil.

Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todas as disciplinas que estarão presentes no conteúdo programático do edital do concurso de Auditor e Analista da Receita Federal.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões. Lá você encontrará centenas de questões dos concursos anteriores da Receita Federal, bem como de outros certames. Não deixe de conferir.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.