Artigo

O Estudo e as Notícias

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre a influência de notícias na mídia sobre  a rotina de estudos para concurso.

Todo concurseiro fica naturalmente atento às notícias relacionadas aos concursos que pretendem prestar. Isso é natural e não é um problema em si. É importante saber se o concurso desejado foi autorizado, teve banca escolhida, teve edital lançado, etc. Sem essas informações não é possível ajustar os estudos para reta final.

Entretanto, muitas notícias publicadas não devem interferir na rotina de estudos. A forma com que o concurseiro lida com elas pode afetar completamente suas chances de aprovação!

Na última segunda-feira (18/02/2019) foram veiculadas em diversos portais de notícias chamadas para uma entrevista que o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, concedeu ao CorreioWeb. Embora a entrevista tenha abordado vários pontos, os títulos das matérias diziam, em geral, que “não há novos concursos federais previstos para este ano”. Uma afirmativa desta vinda da pessoa que é responsável pela autorização de novos concursos do Executivo Federal tem o potencial de abalar a preparação de muitos concurseiros.

Primeiramente devemos esclarecer que a entrevista concedida focou no projeto de Governo Digital, que pretende oferecer vários serviços públicos de forma digital, como foi feito com o Certificado de Vacinação Internacional emitido pela Anvisa. Este projeto deverá trazer grande economia para o Governo, além de reduzir a necessidade de servidores em algumas atividades, permitindo uma realocação do pessoal. Porém, o secretário também informou que em algumas áreas continuará sendo necessária a realização de concursos.

Paulo Uebel informou que para o ano de 2019 existem alguns concursos que já estavam em andamento, mas, por enquanto, não há previsão de novos concursos. Isto é bem diferente da afirmação que não haverá mais concursos este ano! Antes de autorizar novos concursos, o Governo deve avaliar se a unidade já adota o processo eletrônico, se já converteu os serviços que são ofertados de forma presencial para o formato eletrônico, se já fez um trabalho de reestruturação administrativa, reduzindo os níveis hierárquicos, unindo áreas que são pequenas. Todas estas atividades já estão ocorrendo nas diversas unidades do Executivo Federal.

O concurseiro que está no começo da sua preparação, deve receber esta notícia com alegria, pois ele ainda tem um bom caminho a percorrer para poder começar a competir por uma vaga nos principais concursos. O adiamento de alguns concursos pode fazer com que sua preparação fique sincronizada com a abertura de novos concursos.

Quem já percorreu um pouco mais o caminho da preparação, também não tem porque se desesperar. Com a solidificação dos conhecimentos das disciplinas básicas, outros concursos podem chamar a atenção do candidato. Esta notícia alcança apenas o Executivo Federal, não interferindo nos planos do Judiciário, do Legislativo, dos Estados e DF e dos Municípios! Por exemplo, quem está se preparando para área fiscal, mesmo não havendo garantias de um concurso para Receita Federal este ano, há muitas oportunidades nos fiscos estaduais – ICMS-DF, ICMS-AL, ICMS-BA, ICMS-SE – e nos municipais – ISS Guarulhos, ISS Manaus, ISS Betim.

Esta notícia também não pode ser recebida como um sinal do fim do mundo. Isto já aconteceu outras vezes no passado sem que os concursos tenham terminado para sempre. Na verdade, ocorre um represamento e quando começam a ser liberados, vem um atrás do outro, ficando até difícil escolher no que focar. Percebam que as possibilidades vão muito além do Executivo Federal.

Portanto, quem avaliou bem os motivos para iniciar esta fase de concurseiro, não pode desanimar com notícias na mídia. Seus objetivos permanecem os mesmos e as oportunidades vão continuar surgindo! Bons estudos!!!

Arthur Fontes
Coach Estratégia Concursos
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Conheça o Programa de Coaching do Estratégia Concursos


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu continuo estudando. Infelizmente, acabam nos abalando essas notícias. No fundo preocupante para quem se planejou financeiramente. Continuarei a "remar", com certeza. Preocupada demais, porém, com foco e muita fé. Obrigada Estratégia
    mi em 20/02/19 às 18:39