Artigo

O concurseiro comum não é aprovado em concurso público!!

Sei que começar um artigo com a frase acima pode soar um tanto quanto negativo, no entanto, analisando a concorrência dos últimos grandes concursos realizados só posso afirmar que o alerta é, na verdade, extremamente positivo e acertado.

Sim, meus caros alunos, o mundo do concurso público que nunca foi fácil está cada vez mais concorrido. Os estudantes estão cada vez mais preparados e o conhecimento, igualmente, mais difundido. Por outro lado, a busca pela carreira pública e todos os seus benefícios aumenta ainda mais em tempos de crise.

Logo, se o cenário está se tornando extraordinário, os atores em cena devem acompanhar essa evolução e, para o nosso contexto, eu repito: o concurseiro comum não é aprovado em concurso!

Se você não tem clareza sobre o concurso que quer, se não cumpre adequadamente as suas metas de estudo, se estuda de forma desorganizada, se não tem procedimento ou direcionamento de estudo você pode ser considerado um concurseiro comum. E exatamente nesse estado que mora o PERIGO!

Mas….muita calma nessa hora!!!! Se você se identificou não desanime ou desespere, a boa notícia vem agora:

Ser concurseiro comum não é uma condição ou definição, mas apenas um estado. Todo concurseiro comum é em potencial um CONCURSEIRO PRODUTIVO e, esse sim, é aquele que será aprovado no concurso almejado!!!

Sobre produtividade a melhor frase que li até agora é a seguinte:

“Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de comprometimento com a excelência, planejamento inteligente e esforço focado.” (Paul J. Meyer)

O concurseiro produtivo, que também não acontece por acidente, é aquele que de forma consciente age com três pilares básicos, quais sejam, a CLAREZA, O PROCEDIMENTO E AÇÃO DIRECIONADA.

CLAREZA é quando o concurseiro sabe exatamente aonde ele quer chegar. Possui seu foco muito bem definido e direcionado e, com isso, a plena consciência de que ao optar por concurso público está no jogo do longo prazo, o que diminui sua ansiedade e aumenta a concentração.

PROCEDIMENTO é quando o concurseiro possui exata noção de tudo que está fazendo para atingir o objetivo desejado. Assim, ele automaticamente adquire controle sobre suas metas e planejamentos e pode medir seu estudo, ao ponto de aprimorá-lo ou apenas mantê-lo.

De uma forma resumida, os procedimentos básicos para o estudo do concurseiro produtivo são: horários e locais fixos de estudo, material base bem grifado, revezamento de matérias, revisões constantes, resolução de questões, leitura de lei seca e metas com carga horária definida.

AÇÃO DIRECIONADA está ligada a seguinte ideia: “Se  quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”. No nosso contexto você deve conhecer a banca examinadora, os temas mais relevantes para o seu concurso, as leis específicas, os pontos sensíveis de cada carreira e as suas últimas provas.

Seguindo esses três pilares você, propositalmente é considerado um concurseiro produtivo e, logo mais, um CONCURSEIRO APROVADO.

Fiquem atentos, também, com os vilões da produtividade, como: a procrastinação e a dificuldade em dizer NÃO!

Sei que não é fácil manter tudo isso, mas então eu deixo uma frase para reflexão:

QUAL É O TAMANHO DO SEU SONHO?

Se for grande o bastante, você já sabe: Concurseiro comum não é aprovado em concurso público!

Thaís Carvalho de Souza

Procuradora do Estado de São Paulo

Professora e Coach no Estratégia Carreiras Jurídicas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.