Artigo

O aluno fechou o edital do concurso. E agora? Confira dicas e estratégias

Nesse artigo, abordaremos técnicas de estudo, ferramentas e estratégias para que o aluno que fechou o edital do concurso não se esqueça do que estudou e aumente o seu percentual de acertos.

Olá, futuro(a) aprovado(a)! Tudo bem?

Muitos editais de concurso público foram publicados no início do ano, mas tiveram suas provas suspensas devido à pandemia do Coronavírus.

O melhor a se fazer, nesse momento de crise mundial, é continuar estudando, uma vez que, embora a aplicação das provas tenha sido suspensa, irá retomar assim que a situação do Brasil se normalizar. Nesse cenário de escassez e turbulência econômica, os concursos estarão, mais do que nunca, muito concorridos e, por isso, quem continuar estudando sairá na frente. Portanto, não se desanime!

Ao aluno que seguiu firme nos estudos e fechou o edital do concurso, parabéns! Nesse momento, os esforços devem se concentrar em não esquecer o que já foi estudado e aumentar o percentual de acertos.

Para auxiliar nessa etapa dos estudos, abordaremos algumas ferramentas e estratégias que serão de extrema importância para manter o nível de preparação elevado até o dia da prova.

Entre os tópicos a serem pontuados, estão:

  • A importância das revisões
  • Resolução de questões
  • Simule o dia da prova
  • Outros recursos e ferramentas

A importância das revisões para o aluno que fechou o edital do concurso

Todo concurseiro já deve ter ouvido falar na importância da realização de revisões periódicas. Ela se baseia no fato de que a nossa mente não consegue reter as informações se elas não forem constantemente demandadas. Tal afirmação se torna nítida quando observamos a curva do esquecimento, segundo a qual, em questão de dias, o que foi aprendido vai sendo esquecido.

Se o aluno fechou o edital, deve ficar atento à curva de esquecimento, para aprimorar a retenção de informações
As revisões são essenciais para driblar a curva de esquecimento e aumentar a quantidade de informação retida

Dessa forma, para que o aluno que fechou o edital do concurso mantenha os assuntos sempre frescos em sua mente, precisa revisar periodicamente.

Existem muitas técnicas de revisão disponíveis, e devemos analisá-las e testá-las, para que possamos encontrar aquela que mais se adapta à nossa realidade. Entre as técnicas conhecidas, podemos destacar:

  • Resumos disponibilizados pelos professores ao final dos PDFs do Estratégia, o que poupa o tempo necessário para elaborá-los;
  • Mapas Mentais, que utilizam recursos gráficos, facilitando a memorização da matéria;
  • Fluxogramas, capazes de auxiliar na visualização e compreensão do conteúdo;
  • Flashcards, que consistem em cartões com perguntas na frente e respostas no verso.

É importante ter em mente, ainda, que as revisões devem ser periódicas e o planejamento de estudos deve ser organizado, para que determinado assunto não fique muito tempo sem ser revisado.

Resolução de questões

Mas de nada adianta ficar só na teoria, pois, na hora da prova, teremos que encarar uma série de questões objetivas e, em alguns casos, discursivas. Dessa forma, as questões devem estar sempre presentes no cronograma de estudos.

Adquirir o hábito de resolver questões auxiliará o aluno que fechou o edital do concurso a medir seu desempenho. Assim, saberá em quais assuntos deve concentrar seus esforços, lendo mais lei seca e realizando mais revisões.

O Estratégia Concursos lançou, no dia 18/05, o maior Sistema de Questões para concursos do Brasil. Temos mais de 2 milhões de questões cadastradas! Com o nosso sistema, os alunos poderão:

  • Aprender com os erros de forma fácil. As questões são comentadas por professores e há duas opções de comentários: os curtos, para uma revisão mais rápida, e os longos, para uma revisão mais completa. Ou seja, no próprio Sistema de Questões, você poderá revisar;
  • Filtrar as questões de forma inteligente, de forma que os alunos consigam exercitar apenas um ponto específico da matéria ou, ainda, um determinado artigo de uma lei;
  • Resolver questões inéditas, elaboradas pela nossa equipe de professores.

CONHEÇA O MAIOR SISTEMA DE QUESTÕES

Simule o dia da prova

Como a pandemia não nos permite adquirir experiência de prova, uma boa opção é resolver simulados inéditos. Com eles, podemos aprender a controlar a ansiedade, aprimorar a gestão do tempo e identificar pontos fortes e fracos da nossa preparação.

A partir do resultado obtido no simulado, podemos direcionar melhor a nossa preparação, de modo a dar uma atenção maior aos pontos nos quais apresentamos dificuldade.

O Estratégia está realizando diversos simulados inéditos nos finais de semana. Portanto, para ficar a par das datas de aplicação, fique de olho nas nossas redes sociais e no seu e-mail.

Outros recursos e ferramentas para quem fechou o edital do concurso

Videoaulas de revisão no Youtube

Realizamos diversos eventos no Youtube, inclusive aulas de revisão para inúmeros concursos. Esta se apresenta como uma boa ferramenta para que possamos realizar uma revisão certeira, uma vez que os professores focam em assuntos frequentemente cobrados e oferecem dicas importantes.

Mapa da Lei

Em nossa área do aluno, alguns professores disponibilizam o Mapa da Lei, que consiste em um recurso através do qual os artigos da lei são classificados conforme a sua frequência de cobrança em provas.

É uma ótima ferramenta para que possamos identificar os artigos mais importantes e, dessa forma, direcionar nossos estudos.

Conclusão

O aluno fechou o edital do concurso. E agora?

Com as ferramentas e estratégias apresentadas nesse artigo, o aluno perceberá que os assuntos do edital continuarão frescos na memória, e que o percentual de acertos aumentará. Desse modo, a preparação será mantida em alto nível até o dia da prova, aumentando as chances de aprovação.

Bons estudos!

Julia Mello

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.