Artigo

Nutricionista, veja como fazer recurso de questão EBSERH 2018  

Olá pessoal,

No dia 10/05/2018, saiu o gabarito preliminar do Concurso EBSERH 2018. Muitos alunos estão me procurando para que eu auxilie na elaboração de recursos de algumas questões. Então, decidi escrever um passo a passo neste artigo para ajudá-los.

Consideração importante –  Para ter acesso à prova no site da banca, é necessário digitar CPF e senha do candidato. Como eu não me inscrevi na prova, não tenho acesso aos cadernos de prova. As questões que eu tive acesso, foram enviadas por alguns alunos. Então, eu não tenho como precisar se o caderno de prova é o mesmo no Brasil todo. Há possibilidades de diferenças entre os cadernos de prova e gabaritos de uma região para outra. Por esse motivo, eu vou apresentar a questão que acredito ser possível de recurso sem colocar número. Daí, você procura se esta questão está no seu caderno de prova ok?!

1o) O recurso deve ser feito pelo próprio candidato, portanto, eu vou dar as instruções e o argumento teórico baseado em referências científicas para que vocês elaborem o recurso com suas próprias palavras.

2o) A interposição de recursos poderá ser realizada das 9:00 do (primeiro dia subsequente ao da divulgação dos gabaritos) às 18:00 horas do dia 12/05/2018 (segundo dia subsequente ao da divulgação dos gabaritos), seguindo o horário oficial de Brasília. Então, o prazo acaba hoje!

3o) Para recorrer contra o gabarito preliminar da prova objetiva, você deverá utilizar  o  Sistema  Eletrônico  de  Interposição  de  Recurso,  disponível  no  endereço  eletrônico  http://www.cespe.unb.br/concursos/ebserh_18_assistencial, e seguir as instruções desta página.

4o) A questão que cabe recurso é:

(CESPE / EBSERH – 2018)

Ao fazer uma cenoura refogada, lavar e descascar são etapas de pré-preparo; e higienizar e submeter ao calor, etapas de preparo.

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:

FONTE 1:

A autora Domene (2015), nas páginas 113 a 115, relata que os processos de lavagem e decontaminação de hortaliças fazem parte das etapas de pré-preparo. Ao falar sobre as etapas de preparo, nas páginas 115 e 116, a autora cita as técnicas para cozimento das hortaliças.

DOMENE, S. M. A. Técnica Dietética: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

FONTE 2:

Segundo a autora Philippi (2014), página 29, o pré-preparo consiste em operações de limpeza, divisão ou mistura, para serem consumidos crus ou submetidos à cocção. A autora completa dizendo que durante o pré-preparo podem ser utilizados métodos secos (escolher arroz ou feijão) ou úmidos (lavar frutas verduras e legumes). Com relação ao preparo, na página 31, a autora relata que esta etapa compreende as operações por meio de energia mecânica (divisão ou união), energia térmica (calor ou frio), ou associação de ambas. E ainda, ela cita a cocção como exemplo de preparo.

PHILIPPI, S. T. Nutrição e Técnica Dietética. 3 ed. Barueri: Manole, 2014.

Diante das argumentações teóricas, a higienização não corresponde uma etapa de preparo dos alimentos e sim, a uma etapa de pré-preparo. A afirmativa está errada.

Na elaboração do seu recurso:

  • Você deverá  ser  claro,  consistente  e  objetivo.
  • O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que  identifique seu autor, sob pena de ser preliminarmente indeferido.
  • Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos
  • Se houver alteração de gabarito oficial preliminar ou de item integrante de prova adaptada, em razão  de erro material  na adaptação  da  prova, essa alteração  valerá  somente aos  candidatos  que  realizaram a  referida prova adaptada, independentemente de terem recorrido.
  • Não será aceito recurso via postal, via fax, via requerimento administrativo, via correio eletrônico ou,  ainda, fora do prazo.
  • Não será aceita revisão do recurso .
  • Atenção e muito cuidado! Os recursos com teores julgados desrespeitosos à banca serão preliminarmente indeferidos.

Até mais,

Profa Gil

Mais sobre o Concurso EBSERH 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.