Artigo

NR 36 – Mais uma Norma Regulamentadora!

Oi amigos (as),

Estou escrevendo este artigo para informar que, conforme notícia veiculada no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), amanhã será publicada nova Norma Regulamentadora (NR) no Diário Oficial da União.


Será a NR 36, que irá tratar de segurança e saúde em frigoríficos.

Este é um setor onde é alto o índice de doenças do trabalho, em face dos movimentos extremamente repetitivos e realizados em temperaturas baixas.

Nos frigoríficos – notadamente de bovinos, suínos e aves – os trabalhadores exercem suas atividades sob temperatura artificialmente fria, geralmente permanecem durante toda a jornada em pé e realizam movimentos repetitivos de acordo com a cadência de máquinas que movimentam as carcaças em ritmo acelerado (vide o filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin).

Esta realidade laboral evoluiu pouco ao longo do tempo, e tem gerado inúmeros afastamentos e adoecimentos. Com a edição da NR 36 espera-se melhorar as condições de trabalho em frigoríficos.

Aos moldes do que ocorreu com a NR 35 (Trabalho em Altura), na NR 36 também haverá prazos dilatados para a entrada em vigor de alguns de seus dispositivos.

Grande abraço e bons estudos,


Prof Mário Pinheiro



Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.