Artigo

Novo Método de Cálculo da Nota do Cespe: Entenda o que mudou

Neste artigo, analisaremos o novo método de cálculo da nota do Cespe, a banca mais temida pelos concurseiros

O que mudou no cálculo da nota do Cespe?
O que mudou no cálculo da nota do Cespe?

O modelo de cálculo da nota do Cespe tem sido, tradicionalmente, aquele em que uma questão errada anula uma certa. Em outras palavras, o candidato vinha sendo penalizado pelo erro, de forma a desincentivar o “chute”.

No edital do TJ-AM, entretanto, a banca Cespe mudou a sua forma de avaliação. Será que deixará de ser tão temida pelos concurseiros?

1) Qual a nova sistemática de cálculo da nota do Cespe?

Analisaremos, a seguir, a nova sistemática de cálculo da nota da Cespe conforme o edital publicado para o TJ-AM, começando com o cálculo para o Cargo de Nível Superior e, posteriormente, para o cargo de Nível Médio. Para isso, iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Pontuação para o Cargo de Nível Superior TJ-AM
  2. Pontuação para o Cargo de Nível Médio TJ-AM
  3. Conclusão e Resumo das Equações

1) Pontuação para o Cargo de Nível Superior TJ-AM

Por questões meramente didáticas, vamos dividir esse tópico em dois subtópicos, para compreendermos a diferença no cálculo nas notas das provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

1.1) Como Calcular a Pontuação na Prova de Conhecimentos Básicos

De acordo com o novo edital do TJ-AM, para sabermos a pontuação positiva, ou seja, a pontuação dos acertos da prova de Conhecimentos Básicos, será necessário dividir 40 (número total de questões da prova) por 40 menos o número de questões anuladas na prova de Conhecimentos Básicos, o qual a Cespe chamou de “n1”.

Visualmente, a conta a ser feita será a seguinte:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

Assim, se nenhuma questão for anulada, teremos 40 dividido por 40, o que corresponde a 1 ponto por questão certa, veja só:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

A inovação trazida pelo edital do TJ-AM está no cálculo da pontuação negativa, aquela relativa aos erros. Para calculá-los, dividiremos 20 (total de questões dividido por dois) por 40 menos “n1” (total de questões menos questões anuladas).

Assim, a conta a ser feita será a seguinte:

Se não houver anulações, portanto, a conta ficará a seguinte:

Nesse contexto, será necessário errar duas questões para que uma correta seja anulada. Ou seja, uma questão errada não mais anulará uma correta!

Mudando um pouco o cenário, caso tenhamos 5 questões anuladas, teremos “n1” valendo 5 (n1= 5). Vejamos como isso mudará as equações:

Portanto, a pontuação positiva obtida será 1,14 multiplicado pelo número total de questões corretas.

Qual será a pontuação negativa? Vejamos:

Como podemos ver, no caso de um acerto, você terá 1,14 pontos, e para perder essa pontuação, será necessário errar duas questões. Veja que 0,57 multiplicado por 2 é exatamente o valor de um acerto, ou seja, 1,14!

1.2) Como Calcular a Pontuação na Prova de Conhecimentos Específicos

A lógica aplicada para obtermos a pontuação na prova de Conhecimentos Específicos é exatamente a mesma daquela que aplicamos no tópico anterior.

Relativamente à pontuação positiva, ou seja, aquelas questões que você acertou, deve-se dividir 80 (total de questões de conhecimentos específicos) por 80 menos o número de questões anuladas da prova de Conhecimentos Específicos, o qual a banca Cespe chamou de “n2”.

Montando a equação, você terá o seguinte:

Já para a pontuação negativa, relativa às questões erradas, deve-se dividir 40 por 80 menos “n2”.

Veja como ficará a equação para esse cálculo:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

Conforme vimos até aqui, temos a mesma lógica da prova de Conhecimentos Básicos, ou seja, é necessário errar duas questões para que se anule uma correta!

Com esse novo método de cálculo, a questão anulada não será mais distribuída para todos. A questão anulada elevará o valor da pontuação positiva e, também, da negativa. Com isso, verificar-se-á uma redistribuição dos pontos das questões anuladas.

2) Pontuação para o Cargo de Nível Médio TJ-AM

Para a prova dos cargos de nível médio do concurso do TJ-AM, aplicaremos a mesma lógica que mostramos para os cargos de nível superior, só mudaremos os números da equação para adequarmos aos números de questões. Veja abaixo:

Para a prova de Conhecimentos Básicos, as equações ficarão da seguinte maneira:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

Já para a prova e Conhecimentos Específicos, o cálculo das pontuações se dará a partir das seguintes equações:

3) Conclusão e Resumo das Equações

A partir do edital para o Concurso TJ-AM, acreditamos que o Cespe mudará a forma de cálculo de sua nota para as próximas provas.

Com sua nova sistemática de cálculo, haverá um balanceamento na pontuação quando houver anulação de alguma questão, aumentando tanto a pontuação do acerto quanto do erro.

Com isso, o candidato somente perderá um ponto de acerto ao errar duas questões. Com certeza é uma grande notícia para todos!

Apresentamos, de maneira mais resumida, todas as equações apresentadas reunidas na tabela abaixo. Veja só como a lógica de errar duas para anular uma certa se mantém:

Fórmulas para cálculo da nota do Cespe

Abraços,

Professor Vinícius Silva

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • As questões que forem deixadas em branco pelo candidato entram na contagem de erradas por esse novo método?
    JULIANA COSTA DA SILVA em 14/11/19 às 04:26
  • professor, como vai? desculpe minha ignorância, mas sabes que o estresse pós prova também é muito grande, assim não estou conseguindo saber qual realmente foi minha nota. fiz 26 acertos de 40 na prova de conhecimentos gerais e 46 acertos na prova de conhecimentos específicos. qual minha nota? vi que na publicação provisória aparecem as pontuações da seguinte forma: acertos de conhecimentos gerais + acertos conhecimentos específicos = total de acertos. Embora meu total de acertos seja maior que quase todos os que aparecem no resultado provisório, por qual motivo fiquei de fora da publicação de resultado provisório? saliento que há candidatos que 24 acertos + 37 acertos e apareceram no resultado geral. minha prova não foi anulada. no link de recurso aparece minha nota geral como 58.05. estou perdido, podem me ajudar?
    paulo henrique da silva gadelha em 06/11/19 às 23:13
  • Se eu acertei 50 de 100 significa q errei todas
    Thais mata hermes em 14/10/19 às 11:32
  • Olá professor! A prova da SLU-DF foi calculada dessa forma tbm. O edital saiu no início de 2019. Graças a sua explicação consegui calcular a nota da minha prova. Obrigada!
    Jaqueline Silva Moraes em 03/09/19 às 13:49
  • todas as provas do cespe serão assim agora?
    rafael em 17/07/19 às 11:05
  • Show professor!!!! Parabéns pelo vídeo, ainda não sabia dessa novidade do Cespe... Vou fazer PC-DF ,se a cobrança for assim já melhora um pouco, dá pra arriscar mais , forte abraço.
    Felipe em 09/07/19 às 17:36