Novo Método de Cálculo da Nota do Cespe: Entenda o que mudou
Vinicius Silva

Novo Método de Cálculo da Nota do Cespe: Entenda o que mudou

Neste artigo, analisaremos o novo método de cálculo da nota do Cespe, a banca mais temida pelos concurseiros

O que mudou no cálculo da nota do Cespe?
O que mudou no cálculo da nota do Cespe?

O modelo de cálculo da nota do Cespe tem sido, tradicionalmente, aquele em que uma questão errada anula uma certa. Em outras palavras, o candidato vinha sendo penalizado pelo erro, de forma a desincentivar o “chute”.

No edital do TJ-AM, entretanto, a banca Cespe mudou a sua forma de avaliação. Será que deixará de ser tão temida pelos concurseiros?

1) Qual a nova sistemática de cálculo da nota do Cespe?

Analisaremos, a seguir, a nova sistemática de cálculo da nota da Cespe conforme o edital publicado para o TJ-AM, começando com o cálculo para o Cargo de Nível Superior e, posteriormente, para o cargo de Nível Médio. Para isso, iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Pontuação para o Cargo de Nível Superior TJ-AM
  2. Pontuação para o Cargo de Nível Médio TJ-AM
  3. Conclusão e Resumo das Equações

1) Pontuação para o Cargo de Nível Superior TJ-AM

Por questões meramente didáticas, vamos dividir esse tópico em dois subtópicos, para compreendermos a diferença no cálculo nas notas das provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

1.1) Como Calcular a Pontuação na Prova de Conhecimentos Básicos

De acordo com o novo edital do TJ-AM, para sabermos a pontuação positiva, ou seja, a pontuação dos acertos da prova de Conhecimentos Básicos, será necessário dividir 40 (número total de questões da prova) por 40 menos o número de questões anuladas na prova de Conhecimentos Básicos, o qual a Cespe chamou de “n1”.

Visualmente, a conta a ser feita será a seguinte:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

Assim, se nenhuma questão for anulada, teremos 40 dividido por 40, o que corresponde a 1 ponto por questão certa, veja só:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

A inovação trazida pelo edital do TJ-AM está no cálculo da pontuação negativa, aquela relativa aos erros. Para calculá-los, dividiremos 20 (total de questões dividido por dois) por 40 menos “n1” (total de questões menos questões anuladas).

Assim, a conta a ser feita será a seguinte:

Se não houver anulações, portanto, a conta ficará a seguinte:

Nesse contexto, será necessário errar duas questões para que uma correta seja anulada. Ou seja, uma questão errada não mais anulará uma correta!

Mudando um pouco o cenário, caso tenhamos 5 questões anuladas, teremos “n1” valendo 5 (n1= 5). Vejamos como isso mudará as equações:

Portanto, a pontuação positiva obtida será 1,14 multiplicado pelo número total de questões corretas.

Qual será a pontuação negativa? Vejamos:

Como podemos ver, no caso de um acerto, você terá 1,14 pontos, e para perder essa pontuação, será necessário errar duas questões. Veja que 0,57 multiplicado por 2 é exatamente o valor de um acerto, ou seja, 1,14!

1.2) Como Calcular a Pontuação na Prova de Conhecimentos Específicos

A lógica aplicada para obtermos a pontuação na prova de Conhecimentos Específicos é exatamente a mesma daquela que aplicamos no tópico anterior.

Relativamente à pontuação positiva, ou seja, aquelas questões que você acertou, deve-se dividir 80 (total de questões de conhecimentos específicos) por 80 menos o número de questões anuladas da prova de Conhecimentos Específicos, o qual a banca Cespe chamou de “n2”.

Montando a equação, você terá o seguinte:

Já para a pontuação negativa, relativa às questões erradas, deve-se dividir 40 por 80 menos “n2”.

Veja como ficará a equação para esse cálculo:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

Conforme vimos até aqui, temos a mesma lógica da prova de Conhecimentos Básicos, ou seja, é necessário errar duas questões para que se anule uma correta!

Com esse novo método de cálculo, a questão anulada não será mais distribuída para todos. A questão anulada elevará o valor da pontuação positiva e, também, da negativa. Com isso, verificar-se-á uma redistribuição dos pontos das questões anuladas.

2) Pontuação para o Cargo de Nível Médio TJ-AM

Para a prova dos cargos de nível médio do concurso do TJ-AM, aplicaremos a mesma lógica que mostramos para os cargos de nível superior, só mudaremos os números da equação para adequarmos aos números de questões. Veja abaixo:

Para a prova de Conhecimentos Básicos, as equações ficarão da seguinte maneira:

Fórmula para cálculo da nota do Cespe
Fórmula para cálculo da nota do Cespe

Já para a prova e Conhecimentos Específicos, o cálculo das pontuações se dará a partir das seguintes equações:

3) Conclusão e Resumo das Equações

A partir do edital para o Concurso TJ-AM, acreditamos que o Cespe mudará a forma de cálculo de sua nota para as próximas provas.

Com sua nova sistemática de cálculo, haverá um balanceamento na pontuação quando houver anulação de alguma questão, aumentando tanto a pontuação do acerto quanto do erro.

Com isso, o candidato somente perderá um ponto de acerto ao errar duas questões. Com certeza é uma grande notícia para todos!

Apresentamos, de maneira mais resumida, todas as equações apresentadas reunidas na tabela abaixo. Veja só como a lógica de errar duas para anular uma certa se mantém:

Fórmulas para cálculo da nota do Cespe

Não deixe de conferir o Webinário em que eu abordo esse assunto! Deixe seus comentários neste artigo e compartilhe a notícia com seus amigos que têm medo do Cespe! =D

Abraços,

Professor Vinícius Silva

Posts Relacionados

Compartilhe:

Vinicius Silva

Vinicius Silva

É Bacharel em Direito pela URCA - Universidade Regional do Cariri. Técnico Judiciário no Poder Judiciário há 10 anos, auxiliando as rotinas em processos criminais, na Justiça Federal da 5ª Região. Aprovado no concurso para Técnico Judiciário do TRF da 5ª Região em 2° Lugar. Aguarda as próximas fases do concurso para Delegado de Polícia do Estado do Ceará, onde obteve 80% da nota da peça processual  

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x