Artigo

URGENTE! Bolsonaro assina MP para contratação de aposentados do INSS

Foi oficialmente assinada, pelo presidente Jair Bolsonaro, a Medida Provisória que permite a contratação de servidores aposentados e militares da reserva para atuarem no INSS.

Contudo, a publicação da Medida deve ser publicada no Diário Oficial da União apenas na semana que vem, ou seja, início de março. O objetivo desta decisão é ajudar na redução das filas de pedidos em espera no INSS.

Ex-servidores do órgão serão contratados para atuar na parte de triagem de pedidos e análise de processos. Vale ressaltar que os mais prejudicados pela demora nas filas são os deficientes físicos, que precisam do Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

Só em janeiro, 475 mil pedidos estavam na fila. O tempo médio de espera hoje é de 251 dias, mais de oito meses e muito acima dos 45 dias que a lei estabelece para concessão de benefícios.

No mês de janeiro, o governo anunciou que iria editar a MP para permitir a contratação emergencial de militares da reserva e servidores aposentados. A ideia era que começassem a trabalhar entre março e abril, após um treinamento.

Para justificar as contratações, o INSS enviou ao Tribunal de Contas da União um detalhamento da situação. O órgão diz que precisa de mais 9.100. Dois milhões de pessoas aguardavam a análise de benefícios em janeiro.

Quer saber mais sobre o concurso INSS? Acesse o link abaixo e veja tudo na íntegra!!

Saiba mais: Concurso INSS

CURSO INSS

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Em pensar que votei nessa porcaria, fui enganado, peço desculpas Brasil...
    Estanislau em 03/03/20 às 21:31
  • Essa medida do governo é uma vergonha. O mesmo deveria é realizar um novo concurso.
    Marcos em 03/03/20 às 08:35
  • Os ex funcionários estão sendo chamados por causa da experiência no que vao fazer, enquanto que a contratação de jovens exigiria um tempo de treinamento que para esse caso será prejudicial.
    Eduardo Luiz dos Santos Portella em 02/03/20 às 18:24
  • Mais q loucura é essa? Tantos jovens desempregados precisando de emprego e esse animal faz isso. E esse negócio de dizer q os jovens não querem trabalhar só pode ser brincadeira né? Pq a falta de argumentos não pode ser tão ridícula. Senhor presidente faça um concurso certamente não faltará quem queira trabalhar. Vamos distribuir renda e colocar esse país pra frente e deixar de andar para traz.
    Roniel em 02/03/20 às 17:27
  • Que constrangedor...
    Bernardo em 02/03/20 às 16:23
  • Esses aposentados de órgãos públicos, agora se fazem de bons servidores péssimos atendentes, mal educados, trabalhavam o tempo TD de cara fechada pareciam estavam ali obrigados e prestando favor a população, isso é retrocesso pro país, eles já tiveram o tempo de trabalho deles, tem da oportunidade nova geração que não é valorizada, esse governo é um atraso pro Brasil antes do final do mandato já terá destruído este país, pior que um analfabeto.
    Patrícia Maria de Melo Dantas da Silva em 02/03/20 às 13:22
  • Isso mesmo tem muito trabalho para osjovens mas poucos Querem trabalho.
    Maria Célia de Souza em 02/03/20 às 12:59
  • Lamento profundamente que tal medida esteja sendo tomada com tantos jovens desempregados só querendo uma oportunidade de trabalho para demonstrar sua capacidade. Nosso país carece de serviços e infraestrutura suficientes para empregar boa parte de desempregados de hoje e consequentemente fazer girar a economia. Certamente toda ajuda é bem vinda, mas que tal pensarmos que um dia também fomos jovens trabalhadores ansiosos para demonstrar todo o nosso potencial para que no futuro pudéssemos desfruta-lo merecidamente. Que tal se pudéssemos unir forcas para que todos nós saissemos ganhando.
    Eliane Araujo em 02/03/20 às 11:12
  • Concordo com a contratação de jovens e desempregados, contudo resta saber se os jovens querem trabalhar e se os que estão desempregados querem abrir mão do seguro desemprego. Logicamente que não são todos.
    Samuel em 02/03/20 às 10:46
  • Excelente, pena que demorou para essa tomada de decisão, quem sabe já poderia ter adiantado bastante este trabalho. Quanto a chamar em caráter de urgência alguém já apto para trabalhar, e concurso público para tal, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Não adianta misturar as coisas apenas para ser contra.
    ROGÉRIO JARDIM RAEDER em 02/03/20 às 10:46
  • Grande retrocesso só poderia ter partido mesmo de alguém como bolsonaro uma idéia destas tão Estapafúrdia mostra toda falta de conhecimento administrativo dele e de toda sua equipe incompetente é que nem rabo de cavalo é um país que só vive na rabada se é que vocês me entendem só a lamentar de um Asno desse.
    Josemir em 02/03/20 às 10:20
  • Ampliem, mas benefícios para os aposentados,,passagem, descontos em farmácias,,mas, não, trabalhar, eles merecem,descanso curtir o que ela resta de vida,,e esse presidente, deixar ,outro mas jovens ,desempenhar , trabalho,,,e irritante, a burricie
    Jorge em 02/03/20 às 10:16
  • Sou aposentado tenho condições de trabalhar e vejo num misto de tristeza e revolta toda essa situação. Tem razão quem fala dos 13 milhões de desempregados e mais uns 20 na informalidade. O objetivo desse (des)governo é o Estado mínimo, ou seja acabar com o Sus, Bco.Brasil, Caixa Econ. Etc. Etc....E TAMBÉM O INSS. querem que paguemos para os bcos. Bradesco 20 BI DE LUCRO! É MOLE?
    sergio francisco dos santos em 02/03/20 às 10:11
  • Uma vergonha isso,tantos profissionais assistentes sócias buscando uma oportunidade de trabalho e este desgoverno vem contratar aposentados,pessoas que já tem renda. Vergonha!!!!
    Elisandra em 02/03/20 às 09:58
  • Eu fiz o pedido por está deficiente física á mais de seis meses e nem perícia eu fiz ainda pressizo de comprar meus remédios pressizo mim manter to vivendo de ajuda dos outros isso é uma falta de respeito com nós que precisamos desse salário.
    Meire em 02/03/20 às 09:45
  • Não é justo, sendo que temos tantos jovens precisando de uma oportunidade de emprego. Essa seria uma boa oportunidade para esses jovens, muitos até estão passando fome. Afff quanta injustiça
    Ieda em 02/03/20 às 09:21
  • Penso que contratar aposentados, com estabilidade financeira garantida é não dar apoio a quem precisa, os moles de desempregados e jovens recém formados esperando uma oportunidade! Muda essa lei Bolsonaro. Cadê a campanha sobre mais empregos?
    Cleonice em 02/03/20 às 09:13
  • Eu penso que esta medida é ótima para terminar com a longa espera pela aposentadoria, mas em paralelo seria importante fazer concurso para contratações efetivas.
    Marcia em 02/03/20 às 08:00
  • Concurso que é bom... nada
    Marcelê em 02/03/20 às 07:51
  • Sou agente administrativo do Ministério da Saúde. Aposentada , gostaria de voltar a trabalhar no INSS.
    ROSILDA ALBUQUERQUE em 02/03/20 às 06:56
  • Aposentado já tem um salário talvez não da pra cobrir seus gastos , mas quanto os milhares desempregados que não tem nada com a família passando necessidades, seria a hora desta oportunidade mesmo sendo por um prazo curto !
    Jose em 02/03/20 às 06:37
  • Quero fazer parte da força tarefa , tenho 62 anos ,vestiu com muita saúde e disposição.
    Ezequias Corrêa em 02/03/20 às 06:31
  • Realmente me decepciona essa situação, afinal votei no sr. Bolsonaro pois quero mudanças, quero o fim das falcatruas e mentiras sem fim, quero o fim da enganação e ver as pessoas que contribuiram 30/40 anos para o inss quererem se aposentar e ficarem sofrendo tamanha humilhação, tamanho descaso é decepcionante. No alto dos meus 68 anos não me recordo de ter visto uma situação como esta. Como faz uma pessoa para pagar suas contas básicas, água, luz, telefone, IPTU, comprar comida sem dinheiro? Estou muito decepcionado com o atual governo, vem agindo com frieza, falta de sensibilidade.
    Sergio em 02/03/20 às 04:13
  • Deus abençoe o Brasil e seu povo explorado. Deus abençoe nossos líderes para agir segundo Sua vontade. Deus dê paz ,segurança, amor ,misericórdia ,altruísmo e bondade entre as pessoas q todos somos irmãos e precisamos uns dos outros. Deus é nosso Pai e nós seus Filhos. Amemos nos em nome de Jesus.
    Normmam em 02/03/20 às 03:10
  • Lindo #SQN...Tantas pessoas se preparando para concursos e essa belíssima idéia. Gostaria de saber a justificativa para essas contratações. Redução de custos???!! O trabalho não será remunerado, não??? Totalmente indignada!
    Claudia em 02/03/20 às 03:08
  • Tem que dá oportunidade para quem tá passando nesse cidade não para agradar a mídia governo de merda.vergonha esse presidente não tem visão nenhuma o Lula fez benefícios melhor.e criticado tanto.
    Huilton freitas em 02/03/20 às 02:15
  • Acho isso uma vergonha uma grande falta de respeito com o trabalhador ficar Esperando tanto tempo quanto a contratação de aposentados acho que seria um grande retrocesso uma vez que tem milhoes de jovens e pai de familia ai precisando trabalhar num pais que temos mas de 13 milhoes de desempregado e pegar quem ja esta estabilizado nao concordo como sei que milhoes de brasileiro tem a mesma visão minha
    Lucienio em 02/03/20 às 01:24
  • Também gostaria de colaborar. É só chamar sou funcionária pública federal aposentada aposentada.
    Jussara em 02/03/20 às 01:09
  • Deveria haver concurso, chama aposentados que já tem sua renda, mesmo q não seja o que desejassem, porém há tanta gente em busca de uma oportunidade e esse presidente faz essa palhaçada. Chama esse monte de gente que já saiu do INSS pra volta, se já ficaram décadas lá e não fizeram muito pela Instituição, certamente não será agora que vão consegui muita coisa, vão só ajuda esse maluco chamado Bolsonaro afunda de vez o INSS. Affs
    G. Silva em 02/03/20 às 00:14
  • Triste para os excedentes do concurso de 2015, que estudaram, investiram com taxas, cursos, viagens para fazer a prova, passaram, aguardaram ser chamados, na época 800 vagas p técnico a nível de Brasil. E não renovaram o comcurso nem fizeram outro, agora precisam e chamam aposentados, triste, se chamassem eu e tantos outros teriam essa oportunidade.
    Rose em 02/03/20 às 00:10
  • Quero aposentadoria do meu esposo João, ja quase 3 anos analisando, sendo ele ter 36 e meio esperando e trabalhou duro rural,desde mocinha, agora não quer considerar a parte Rural,pq não foi vcs que trabalharam como pião, em todos os tipos de sevicos braçal, até perder a saúde, hoje precisa descansar,e vcs colarinhos brancos acham fácil, achar que trabalho é facil, por liberar aposentadoria dele, Sei que é só por Deus mas Deus vai preparar o coração de vcs para auxiliar ele, coitado
    Sônia em 01/03/20 às 23:59
  • Penso que o ideal é contrataruniversitário dos cursos contabilidade,administração e direito
    Ana Samaritani em 01/03/20 às 23:53
  • Esse país dá um passo pra frente, e duzentos para trás.... Fizeram a reforma para economizar dinheiro, e agora terão que gastar milhões para organizar o INSS, país atrasado... Previdência social, sistema falido... Ainda tem burro dando parabéns pro presidente.. Por isso que esse país não vai pra frente
    Alex em 01/03/20 às 23:48
  • Vai la agora quem fez arminha achando que ia começar a trabalhar, tomaaa ele prefere contratar aposentados que recebem bons salários do que dar emprego e oportunidade a quem não tem salário, bora gado
    Everton em 01/03/20 às 23:47
  • Sem sobras de dúvidas será de grande ajuda essa ação do governo Bolsonaro na questão dos nescecitados que espera nessa imensa fila do INSS e com certeza dará luz e esperança até mesmo daqueles que nem se quer entraram com pedido por saber da tamanha dificuldade de ser atendido.... parabéns ...
    Odair José Ventura em 01/03/20 às 23:36
  • Nunca trabalhei no inss! Sou aposentada com 26 de trabalho, e minha contagem só foi feita de 98 para cá! Fiquei muito decepcionada ao saber que só tenho o direito de um salário mínimo! Meus processos trabalhista Que ganhei na justiça não foram computados! Queria que isso fosse revisto e posso me candidatar à uma vaga de atendente pois, gosto muito de pessoas é estou atualmente tendo como renda 1 salário! Eu aceito uma colocação! Obrigada
    Zuleide Alves da Silva em 01/03/20 às 23:31
  • Tantos jovens desempregados precisando e as vagas é para quem já ganha salários eu acho errado isto!
    Cacida Coelho pedra em 01/03/20 às 23:26
  • Ótimo
    JORGE LOPES em 01/03/20 às 22:51
  • Isto é um absurdo!! Contratar pessoas que já ganham um bom salário, enquanto o país está cheio de jovens passando necessidades por estarem desempregados, jovens que estão trancando faculdades por não ter condições de pagar. Realmente este governo não está nem um pouco preocupado com os que mais necessitam. UMA VERGONHA!!!!!!
    Geraldo Ferreira em 01/03/20 às 22:41
  • Gostaria de fazer parte desta força tarefa, adoro atender pessoas. Sou aposentada. 57 anos.
    Helizete Fernandes Drumond Dra em 01/03/20 às 22:39
  • Boa noite...espero que resolvam isto logo.. pedi minha aposentaria como deficiente já faz 14 meses.. ja fiz perícia e Avaliação social a 3 meses ..me disseram que entre 15 e 30 dias viria a resposta..porém já tem 3 meses isso.. lamentável.. Está espera é prejudicial para nós..
    Sonia Cintra Ribeiro de melo em 01/03/20 às 22:39
  • Será que nesse momento desemprego alto no País não seria melhor tentar recrutar essas pessoas desempregadas! Aposentados já tem sua fonte de Renda.
    Francisco em 01/03/20 às 22:22
  • Após 30anos de contribuição aguardo minha aposentadoria,e talvez ainda tenha que trabalhar mais 01ano por falta de funcionários e sistema atualizado.
    Silvia em 01/03/20 às 22:07
  • Os reservista sim eram pra ser a primeira opção do governo,os aposentados e militares da reserva já tem seus salários fixo..!!Fala sério
    Francisco em 01/03/20 às 22:05
  • Se precisar , estou a disposição
    Elirene em 01/03/20 às 22:01
  • Quero saber do concurso se vai sair ou não. Ou vai ficar nessa enrolação a vida toda.
    Alex em 01/03/20 às 21:57
  • Poderia fazer concurso ou processo seletivo, que iria beneficiar quem está precisando de um emprego.
    Keila Fricks Viana Vieira em 01/03/20 às 21:47
  • Poxa. Pq não da oportunidade para pessoas que estão sem emprego e tem empenho em trabalhar no órgão. Ai vai contratar aposentados?
    Lidiane em 01/03/20 às 21:27
  • Tem que se trabalhar dos dois lados. Aproveitar mão de obra qualificada do INSS quanto avançar nos concursos. Essa estória de que o governo nao pode contratar pessoal... e balela pois quanto diminui pessoal, ja viram no que da.... Empresa privada a privada encheu... As teses do porcao Delfin Neto não da mais certo...
    Edcio Staviasz em 01/03/20 às 21:18
  • Parabéns presidente Bolsonaro pela iniciativa gostei
    Cristina Filomena Quitéria de lima Chicale em 01/03/20 às 20:47