Artigo

Motivação: Sobre Labaredas e Faíscas

Ninguém deve ter que te motivar a estudar quando o interesse no resultado é todo SEU!

Lembre-se: Inspiração é externa! Motivação é interna!

 

Quando somos crianças, não temos nenhuma autoresponsabilidade. Podemos, tranquilamente, enfiar um garfo na tomada! Quem é responsável por evitar coisas do tipo são os pais. Eles são nossos responsáveis (não é assim que são chamados quando somos pequenos?). Quando somos adolescentes, os pais pegam no pé para que a gente estude e tire boas notas. Essa fase é estranha, já que queremos a liberdade, mas nem sempre estamos suficientemente preparados para assumir as responsabilidades correlatas.

 

O modelo escolar nos acostuma mal. Os professores vigiam os alunos e cobram boas notas. Controlam as conversinhas paralelas. Parece até que os alunos estão fazendo um favor ao estudar. Sempre achei essa dinâmica esquisita quando estava no colégio. A responsabilidade parecia ficar com o professor. Nessa época o povo já se iludia. A realidade só batia na disputa por uma vaga em uma boa universidade.

 

Quando entramos na faculdade, a coisa começa a mudar de figura. Os professores não são preocupados com você, que passa a ser – muitas vezes, pela primeira vez – problema SEU. Daí você já começa a ser mais aplicado. Parece mágica. Afinal, as consequências serão só suas.

 

O problema é que a gente costuma desenvolver pouco essa autoresponsabilidade ao longo da vida. Muitos fatores influenciam a consecução de nossas metas e quando as coisas não saem como gostaríamos, culpamos os outros. Fazemos isso até sem notar. Podemos nem falar. Mas pensamos que a culpa é da vida, do destino, do outro. Às vezes é. Muitas vezes, não é (pelo menos não totalmente).

 

Quer um exemplo? Você se dedica a um relacionamento amoroso. Investe nele… e dá muito errado. Vamos supor que a pessoa passe a te tratar mal do nada. A responsabilidade é sua? Não. É do outro que tem lá seus problemas e não te valoriza. Já se você permanece nesse relacionamento, a RESPONSABILIDADE por não cuidar de você é SUA.

 

Todo ser humano tem o instinto de proteção do próprio ego. Normal e esperado. Contudo, precisamos nos tornar cada vez mais autoconscientes para conseguirmos ser cada vez mais autoresponsáveis. Em outras palavras, precisamos vigiar nossas ações para perceber quando agimos às cegas. Precisamos questionar o porquê agimos como agimos.

 

Finalmente, chegamos ao cerne da história que quero destacar hoje. Estudar para concurso demanda uma descomunal força interior. Veja bem. Essa força é SUA. Ela mora dentro de você. Pode ser uma labareda ou uma faísca. Mas ela é SUA. A gente chama essa força de MOTIVAÇÃO.

 

O povo concurseiro que você segue no instagram, os professores, seus amigos, familiares e coach TE INSPIRAM e TE ENSINAM. A gente faz a faísca virar labareda. Lembre-se: SUA FAÍSCA. SUA LABAREDA. Eu só jogo a gasolina.

 

Você segue a Pugliesi no instagram para ela te deixar magro e sarado? Não! Você segue para se inspirar. Quem malha é você. Mais importante: Quem reúne forças para ir à academia malhar é você (essa força é a SUA MOTIVAÇÃO, sua FORÇA INTERIOR).

 

Quem buscou a inspiração? Você! Ela caiu no seu colo? Não! Você foi atrás dela! Movido pelo quê? Pela motivação de se melhorar. Partiu de você, entende? Percebeu como a inspiração é EXTERNA e a motivação é INTERNA?

 

Sabe o que acontece quando gente confunde INSPIRAÇÃO E MOTIVAÇÃO? Transferimos responsabilidade e criamos dependência dos outros. Pronto! A barraca das desculpas está aberta para negócios! Gente, nada disso é legal.

 

O bom coach torna sua caminhada mais fácil, te inspira e te ensina. Mas não te motiva. Ensina você a se motivar. Caso contrário, você vai se tornar dependente dele e quando o curso acabar, vai parar de estudar. Já malhou com personal? Enquanto tem personal aparece na academia. Depois que a grana aperta e você dispensa o profissional, começa a faltar alucinadamente. Isso ocorre porque a fonte de inspiração secou sem que sua motivação fosse trabalhada de fato. Você não aprendeu a se motivar e a buscar novas e diversificadas fontes de inspiração. Ficou dependente. Isso sempre acaba mal.

 

Meu objetivo no meu curso de Coaching e nos artigos é INSPIRAR e MUDAR SEU MINDSET de modo a torná-lo capaz de se motivar. Não estarei ao lado do meu coachee o dia todo. Assim, não posso inspirá-lo milhares de vezes ao dia. O que fazer então para fomentar motivação permanente?

 

Pense: Quando tempo a inspiração dura em você? Você viu uma frase legal e ficou animado. Começou a estudar. Quanto tempo decorre entre o início do estudo e o momento em que a frase perde força na sua cabeça e você volta para a frente da TV? A resposta varia de pessoa para pessoa. O efeito acabou e você vai precisar de outra dose. Percebe que isso pode ocorrer várias vezes ao dia?

 

Conclusão: Você precisa saber o que te inspira e o que transforma sua chama em labareda. Às vezes, é um livro. O danado é tão bom e você se sente tão compreendido pelo autor que deixa do lado. Todo dia lê e relê um pouquinho. O livro não tem fim para você. Ele é fonte inesgotável de inspiração. Problema resolvido. Às vezes são alguns artigos. Às vezes é uma conta de instagram. Às vezes é alguém que você ama. Se tiver um coach, ele certamente é uma fonte. Você pode ter várias. Deve, na verdade. Isso porque uma fonte pode secar a qualquer momento e porque você terá mais gente jogando água do que gasolina na sua faísca.

 

Se você sabe identificar suas fontes e tem fácil acesso a elas, poderá manter a chama acessa dentro de você. Repare: o trabalho de conhecer as fontes é seu. Sabe que outro trabalho é seu? Refletir sobre o que as fontes te passam. Caso contrário, a inspiração vai durar pouquinho. Minutos. Você tem que refletir para reter o máximo de cada dose de inspiração. Sem reflexão o impacto da inspiração é superficial e não gerará mudança de mindset. Será só “fogo de palha”.

 

Depois de muita inspiração você pensará diferente. Será outra pessoa e vai precisar de menos doses diárias de inspiração. Será cada vez mais LIVRE. Sua motivação não será uma faísca que ameaça apagar a todo momento. Será labareda. Farei de tudo para que isso aconteça. Você pode até não se sentir 100% confortável com tudo o que escrevo.Quando alguém sacode o barco, ou seja, quando nos faz refletir sobre condutas quase cristalizadas dentro da gente, primeiro a gente fica tenso, depois a gente fica agradecido. Mudar dá medo, mas quase sempre é necessário.

 

A vida te leva. Se você quer algo diferente do cai no colo, vai nadar contra a maré. Vale a pena? Sim! É fácil? Preciso nem responder.

 

Para pensar, galera.

 

Bons estudos!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————–————————————————————————————

AVISO:

1 – Os artigos serão postados agora apenas às TERÇAS! 

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Maravilhoso como sempre. Seus artigos são minha dose semanal de ânimo pra continuar na luta. Obrigada
    Lana Fiscal em 19/04/17 às 12:47
  • Muito obrigada, André! <3
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:53
  • Márcia, seus filhos são sortudos por ter uma mãe que ensina desde pequeno sobre ter uma mentalidade de sucesso! ;) Tenha certeza de que seu esforço será recompensado! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:52
  • Que lindo, Thais! <3 Muito obrigada! Conte comigo, viu? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:49
  • Brigadão, Tamy! Escrevo com todo o carinho! Obrigada por me acompanhar. :) Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:47
  • Oi, Mônica! Muito obrigada! :) O livro está com a editora... ainda vai levar uns meses. Tô louca para vocês verem logo! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:45
  • Oi, Fábio! Já está com a editora... agora leva uns meses até chegar nas livrarias. Mas tá liiinndooo e completinho para vocês. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:43
  • Que coisa maravilhosa, Guilherme! Sei como esse caminho é duro esse caminho. Perceber que consigo amenizar a carga de vocês é gratificante. Muito obrigada pelo seu comentário. Fiquei muito feliz! :) Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:41
  • Você é um anjo - anjo bom na vida de muitos concurseiros; Seus artigos "curam" e aliviam as nossas dores e as nossas feridas - seja na vida pessoal , seja na vida de muitos concurseiros - gratidão eterna !!!
    Frederick em 11/04/17 às 11:06
  • Gabriela, muito bom artigo atingiu o âmago do problema. Tu és uma "Petrobrás" na nossa faísca!!!!
    Alexandre Guerra de Guerra em 08/04/17 às 19:03
  • Olá Gabriela Não preciso nem expressar o meu pensamento nè? VOCÊ SEMPRE ESTÁ COBERTA DE RAZÃO. Obrigada por esses artigos e essa força motriz que nos anima. Para quando o livro? Parabéns! Beijos. Sheila.

    Sheila em 07/04/17 às 15:40
  • Sobre a parte do estudo na escola, na cultura japonesa, há uma diferença enorme na conscientização dos pequenos da responsabilidade e correlação de estudos e sucesso, por isso que se estabeleceu essa fama de estudiosos. Eles já começam a vida escolar entendendo que tem de se virar, daí a fama.
    Silvio Britto Santos em 06/04/17 às 11:39
  • Ainda bem que você escreve esses artigos professora! Você não imagina o quanto me ajuda! Por falar em livros, quais indica? Para que ainda não pode investir em um coaching eles com certeza são de grande apoio. Abraços e agradeço por tudo!
    ConcurseiradeSucesso em 05/04/17 às 12:49
  • Muito legal o artigo!!! Parabéns!
    Guilherme Sant'Anna em 05/04/17 às 10:34
  • Escreve o livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Carlos Losse Neto em 05/04/17 às 09:19
  • Excelente. :)
    André em 04/04/17 às 22:25
  • Fantastico artigo Gabriela! Com dois filhos pequenos, orcamento apertado por nao trabalhar, estudo 6 horas por dia, 6 dias na semana. Nao assisto tv e relaxo investindo no meu mindset.! Assim que mantenho minha labareda, que diga-se de passagem, insiste em diminuir as vezes....mas nao ira se apagar ate me tornar Auditora! E sobre MindSet, livro da Dra. Carol Dweck. Aplico ate nos meus pequeninos.?
    Marcia em 04/04/17 às 18:28
  • Olá, Gabriela! Você é uma das minhas fontes de inspiração, com certeza! Muito obrigada! ^.^
    Thais em 04/04/17 às 18:03
  • Parabéns! Excelente artigo como tudo que você publica!
    Tamy em 04/04/17 às 17:58
  • Como sempre excelente trabalho, Gabriela! Parabéns! Eu tb tenho a mesma dúvida que o colega acima... Quando sai o seu livro????
    Mônica em 04/04/17 às 16:57
  • Professora, quando sai seu livro? =)
    Fabio em 04/04/17 às 15:28
  • Olá Gabriela! Sempre que posso leio os seus artigos e gosto bastante da maneira como você se expressa. É através de você e de alguns outros que consigo enxergar, ainda que aparentemente MUITO distante, minha aprovação no cargo dos meus sonhos. Obrigado por seus artigos (e vídeos), um grande abraço de um admirador do seu trabalho ainda que de outra carreira. Grande abraço!
    Guilherme Martins em 04/04/17 às 14:24