Motivação ou Disciplina?
Jefferson Fleury

Motivação ou Disciplina?

A pergunta é simples, e talvez a resposta seja o motivo determinante pelo qual uma pessoa consegue alcançar algum objetivo específico na vida.

A motivação, em termos simples, pode ser concebida como o movimento para a ação, os motivos que levam um indivíduo a agir de determinada forma. É um sentimento que varia de pessoa para pessoa, e como todo sentimento, é instável no tempo, o que significa dizer que há momentos em que ele está ou não presente, em maior ou menor grau de intensidade a depender de todo o contexto fático presente.

É evidente que a motivação é fator desejável na vida das pessoas, por facilitar e tornar o caminho mais fácil nas suas empreitadas. Acontece que grandes resultados não são alcançados tão somente com motivação, uma vez que para alcança-los será necessário ir além, e é aí que a Disciplina atua como fator determinante.

A despeito dos vários significados que a palavra possui, adota-se aqui o sentido pelo qual Disciplina é o modo de agir que demonstra constância, método, obediência, organização, e que independe da motivação, embora esta seja conveniente.

É por meio da Disciplina que um indivíduo faz o que tem que ser feito mesmo em circunstâncias adversas, é por meio dela que atividades não tão prazerosas são passíveis de serem realizadas, pelo simples fato de serem necessárias aos objetivos almejados.

Para se alcançar grandes resultados é necessário realizar atividades constantes no tempo, e que muitas vezes não serão tão prazerosas, mas que deverão ser feitas, e a pura e simples motivação nem sempre vai ajudar nesse sentido.

Assim, busque motivação para o dia a dia, mas não dependa dela para fazer o que tem que ser feito, para alcançar grandes resultados. Não dependa dela para se alimentar melhor, para praticar atividades físicas ou mesmo para Estudar, trate de incorporar esses elementos como hábito de vida, e os resultados serão obtidos naturalmente ao longo do caminho.

Grande abraço!

Jefferson Fleury

Auditor-Fiscal da RFB e Coach do Estratégia

Posts Relacionados

Compartilhe:

Jefferson Fleury

Jefferson Fleury

  Sou Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil aprovado no concurso de 2014 aos 20 anos. Esse foi meu primeiro e único concurso da vida. Estudei Contabilidade na UnB - Universidade de Brasília (2012-2015) e Gestão Financeira EAD Claretiano. Acredito que o estudo sistemático e disciplinado são essenciais pra quem quer obter sucesso em qualquer concurso público, sei que não é fácil, que ao longo do caminho diversas barreiras devem ser superadas, mas garanto a vocês que vale a pena cada perrengue e cada minuto estudado. Se sou Ponto fora da Curva? De forma alguma, meu diferencial foi que desde o início dos meu estudos eu me preparei com técnicas e estratégias de estudo para concursos de forma certa e eficiente, coisa que muitos candidatos só aprendem com o tempo e de forma dolorosa. No meu coaching eu passo justamente essas ferramentas para que o aluno não tenha que ficar anos e anos estudando para um concurso de alto nível.   Contem comigo!

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x