Artigo

Motivação ou Disciplina?

A pergunta é simples, e talvez a resposta seja o motivo determinante pelo qual uma pessoa consegue alcançar algum objetivo específico na vida.

A motivação, em termos simples, pode ser concebida como o movimento para a ação, os motivos que levam um indivíduo a agir de determinada forma. É um sentimento que varia de pessoa para pessoa, e como todo sentimento, é instável no tempo, o que significa dizer que há momentos em que ele está ou não presente, em maior ou menor grau de intensidade a depender de todo o contexto fático presente.

É evidente que a motivação é fator desejável na vida das pessoas, por facilitar e tornar o caminho mais fácil nas suas empreitadas. Acontece que grandes resultados não são alcançados tão somente com motivação, uma vez que para alcança-los será necessário ir além, e é aí que a Disciplina atua como fator determinante.

A despeito dos vários significados que a palavra possui, adota-se aqui o sentido pelo qual Disciplina é o modo de agir que demonstra constância, método, obediência, organização, e que independe da motivação, embora esta seja conveniente.

É por meio da Disciplina que um indivíduo faz o que tem que ser feito mesmo em circunstâncias adversas, é por meio dela que atividades não tão prazerosas são passíveis de serem realizadas, pelo simples fato de serem necessárias aos objetivos almejados.

Para se alcançar grandes resultados é necessário realizar atividades constantes no tempo, e que muitas vezes não serão tão prazerosas, mas que deverão ser feitas, e a pura e simples motivação nem sempre vai ajudar nesse sentido.

Assim, busque motivação para o dia a dia, mas não dependa dela para fazer o que tem que ser feito, para alcançar grandes resultados. Não dependa dela para se alimentar melhor, para praticar atividades físicas ou mesmo para Estudar, trate de incorporar esses elementos como hábito de vida, e os resultados serão obtidos naturalmente ao longo do caminho.

Grande abraço!

Jefferson Fleury

Auditor-Fiscal da RFB e Coach do Estratégia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.