Artigo

Minha trajetória e as lições aprendidas

Olá pessoal, sou Abraão Pereira, Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo (ICMS-SP) e coach do Estratégia Concursos.


Hoje vou falar um pouco da minha trajetória até a aprovação, mas tentarei fazer isso de uma maneira um pouco diferente. Todos já viram um filme de Will Smith chamado “A procura da felicidade”? Acredito que sim! E quem não viu, por favor, trate de assistir, porque é um filme que, dada as devidas proporções, contextualiza muitos dos sentimentos vividos numa trajetória de estudos até a aprovação. Enfim, no filme citado, o personagem principal conta a sua história, dando títulos aos momentos vividos. Vou tentar algo semelhante, pontuando alguns momentos e lições aprendidas. Vamos lá!
Eu entrei no serviço público relativamente cedo, aos 19 anos, quando passei no concurso pra Técnico do TJ-BA em 2006, durante o meu primeiro semestre de faculdade de Engenharia Mecânica. Resolvi fazer esse concurso porque queria receber algum salário para não depender tanto de meus pais e, o serviço público, não era algo que almejava para meu futuro. Comprei uma apostila dessas que são vendidas em bancas de jornais, me aventurei e consegui ser aprovado. Nos dias atuais, o nível dos candidatos que prestam concurso para esse cargo está infinitamente superior e, tenho certeza, que precisaria fazer muito mais do que fiz para ser aprovado. Após tomar posse em 2007, esqueci o mundo dos concursos e fiquei 4 anos trabalhando no TJ e cursando faculdade até que, em 2011, quando me formei, resolvi tirar uma licença não remunerada e me aventurar na iniciativa privada, como engenheiro. Trabalhei por 4 meses numa indústria de bebidas e foi tempo suficiente para perceber que não era aquela vida que eu queria ter para mim. Nesse ponto acho que não preciso nem entrar em detalhes, afinal, muito provavelmente, os que estão atuando, ou já atuaram, na iniciativa privada, e agora estão aqui lendo esse depoimento, devem ter motivos muito parecidos com os que eu tive.
Voltando à minha história, pedi demissão e voltei para o TJ pensando em começar a estudar para outro concurso, afinal, lá, eu só trabalhava 6 horas por dia, o que me possibilitava conciliar, com mais facilidade, o trabalho e os estudos. Foram alguns meses de indecisão até que, em setembro de 2011, decidi iniciar meus estudos, e, nesse ponto, começou minha trajetória no mundo dos concursos.


1) As dificuldades dos primeiros passos
Muita gente fala que o mais difícil é dar o primeiro passo no mundo dos concursos públicos, mas não é! Normalmente quando estamos relativamente insatisfeitos com nossa situação e iniciamos um processo de mudança, o início é realmente empolgante. Quando resolvi iniciar os estudos pra ser Auditor Fiscal, estava muito animado, afinal a perspectiva de mudança de vida, de salário e de cargo me deixavam muito empolgados. O problema é que no início não temos muita noção do que está por vir! A medida que você percebe a quantidade de matérias que se tem que estudar, o grau de aprofundamento em cada uma e o número de concorrentes estudando, bate um desânimo enorme. É como correr! Quando você decide que vai ao parque correr, por exemplo, 5 km, você fica animado! Coloca a roupa de corrida, calça o tênis, prepara a playlist no celular, liga o relógio ou aplicativo de corrida e começa. Depois de dar os primeiros passos, você começa a perceber que aqueles 5 km que você imaginava correr, não serão tão fáceis assim e, quase que instantaneamente, já passa pela sua cabeça desistir da corrida. São esses “segundos passos” que definem o rumo de toda sua corrida, ou de toda a sua trajetória de estudos! Deve-se então vencer aquela vontade de desistir, manter o foco e não se deixar impressionar pela dificuldade do caminho que vem pela frente. Dizem que quem corre 2 km, corre 5 km! E é bem por aí mesmo! Vença esse segundo momento (esses dois quilômetros iniciais de sua trajetória de estudos), que você vai, sim, entrar no ritmo, ganhar confiança e alcançar seu objetivo. Ler depoimentos e conhecer pessoas aprovadas ajuda muito nessas horas. É importante também manter por perto apenas aqueles que acreditam em você!


2) Adequar sua vida aos estudos
Como disse anteriormente, o início da preparação para um concurso público é bem empolgante, porém os passos seguintes são os mais difíceis de dar, então, criar uma rotina de estudos foi bem complicado pra mim. O que aconteceu é que, naqueles “2 km iniciais”, eu estava ainda tendendo a desistir. Estava com a vida um pouco confortável e não via tanto sentido em dispender todo aquele esforço naquele momento (falo um pouco mais sobre essa questão no artigo intitulado “O parto da aprovação: transformando adversidades em motivação). Qual era então minha reação inconsciente? Arranjava sempre um pretexto pra não estudar! Na minha concepção eu deveria encaixar meus estudos à minha rotina, porém esse foi um dos maiores erros que cometi nessa fase inicial! Como assim? Eu simplesmente mantive minha rotina diária exatamente como ela estava e saí tentando encaixar os estudos nas lacunas. Não estudava porque tinha academia, porque tinha médico marcado, porque era dia de faxina em casa, porque minha mãe me pediu ajuda para resolver algum problema, porque tinha que cortar o cabelo, porque era aniversário de um amigo, porque era dia de jogo da Champions League. Isso era terrível, pois tinha a sensação de que não estava saindo do lugar. Em determinado momento, depois de ler muitos depoimentos e receber orientação de colegas mais maduros no estudo, percebi que deveria, na verdade, fazer o oposto. Ao invés de adequar os estudos à minha rotina, eu deveria adequar minha rotina aos estudos! Estabeleci, então, um horário de estudos diário que se tornou intocável, ou seja, a partir daquele dia eu não fazia mais nada, além de estudar, naquele horário estabelecido. Ter uma rotina de estudos é fundamental para conseguir a tão sonhada aprovação, portanto apesar das diversas atividades que tenha que fazer, tente tornar sagrado aquele horário e evite quaisquer tipos de interferências.


3) Utilizar os materiais corretos
Bem, esse é um ponto muito relativo. Porque falo isso? Porque cada um tem uma forma de aprendizado e assimilação de conteúdo particular. Posso falar por mim. Quando comecei a estudar, peguei o edital de AFRFB, olhei as matérias, e saí comprando alguns livros. Ta aí um grande erro que cometi! Como assim? É ruim estudar por livro? Não que seja ruim, mas, pra mim, iniciar com livros foi muito difícil. A linguagem dos livros é mais densa, os conteúdos mais extensos, os textos mais prolixos e, pra mim, que não estava nem um pouco acostumado com o “juridiquês”, foi muito complicado. Eu lia, relia, lia mais uma vez, e tinha a sensação de não estar aprendendo nada. Isso me fez pensar em desistir algumas vezes. Esse erro na escolha de material, no meu caso, se deu por falta de orientação. Na época não conhecia esse serviço de coach, mas se tivesse tido um acompanhamento especializado, com certeza, teria economizado muito tempo e o dinheiro dos livros. Sem querer fazer propaganda, tudo mudou quando conheci um colega que me indicou os cursos em PDF! A linguagem era muito mais simples e direta, os assuntos eram esquematizados, a abordagem era aquela cobrada em prova e a quantidade de exercícios resolvidos ajudava muito a fixar conteúdo. Adotei, então, os cursos em PDF como meu material de estudos e, com eles, fui até o fim.


4) A volta da motivação
Lembra inicial que comentei, da ideia de ser um auditor, de ser aprovado, de receber um salário alto? Lembra que disse que ela tende a cair nos “2 km iniciais”? Então, depois de criar uma rotina organizada de estudos, e começar a estudar pelos materiais corretos, você irá começar a perceber sua evolução. As questões, que antes eram impossíveis de se resolver, se tornam “resolvíveis”. Os termos jurídicos e as fórmulas de contabilidade, ou economia, que pareciam grego tornam-se legíveis! Enfim, seu raciocínio muda e você começa a entender tudo de forma mais clara e, nessa hora, a motivação começa a aparecer novamente, pois agora a situação é outra. Agora você está aprendendo! Agora você está evoluindo! Está caminhando e se aproximando de sua aprovação. É importante perceber a sua evolução a cada dia, para que essa sensação de aprendizado nunca acabe!


5) Aprender a lidar com as derrotas
Essa, talvez, seja a lição mais difícil de aprender! Ninguém gosta de perder, e é praticamente impossível conseguir ser aprovado em um concurso de grande porte sem perder em alguns outros pelo caminho.Perder um concurso do qual você não estudou praticamente nada, aquele concurso no qual você caiu de paraquedas, é normal, e lidar com essa perda é bem tranquilo. Agora, quando você estuda muito, abdica de praticamente tudo pra se preparar para aquela prova, e não consegue atingir seu objetivo, é MUITO COMPLICADO. Pra mim, o mais difícil é encarar as pessoas que estão acompanhando seus estudos e estão torcendo por você. Uma derrota que me marcou foi no concurso da Receita Federal. Fiz a prova de 2012 para o cargo de Analista Tributário e, após a primeira fase, estava na posição 520 (eram 700 vagas). A segunda fase, que era discursiva, foi cerca de 2 meses depois e, por inexperiência, cometi algumas falhas na prova que me custaram 320 posições. Isso mesmo! Fui para na posição 850, ou seja, fora das vagas. Por mais que falassem que eu era excedente, e que seria chamado (e realmente fui nomeado posteriormente), na época, não havia certeza alguma disso e, pra mim, tinha sido uma derrota enorme. Só eu sei a dificuldade que foi telefonar para minha namorada, que estava grávida, e falar pra ela que não tinha conseguido. Foi muito difícil também encarar minha mãe e irmã, e dizer que eu estava com a aprovação nas mãos e que deixei escapar. Enfim, a derrota é muito difícil, mas faz parte da vida de todos que estudam pra concurso e, nessas horas, não existe receita mágica para se recuperar! Deve-se apoiar no que você mais ama e no que mais te motiva, levantar a cabeça, analisar os erros e seguir estudando! Existe uma frase, meio clichê, que se encaixa perfeitamente nesse momento "Em concurso, não se estuda para passar, e sim até passar".


6) A paciência é uma virtude
PACIÊNCIA!! Essa é uma das principais características que um concurseiro deve ter. Podem acreditar que, tão importante quanto a determinação ou a disciplina, é a paciência. Quando se faz um sacrifício muito grande, como é estudar pra concurso, é natural que as pessoas esperem resultados. O problema é que os resultados demoram a aparecer! Imaginem só, sacrificar praticamente todo o seu tempo livre, parar de sair com a namorada, com amigos, enfim, mudar completamente sua vida, e não saber até quando aquele sacrifício todo vai ser necessário. É muito comum as pessoas desistirem no meio do caminho, pois não conseguem manter a rotina de estudos por muito tempo, apostando em resultados muito rápidos, normalmente dificeis de serem alcançados. Aconteceu, inclusive, com amigos e colegas de curso. Mas não tem para onde correr! Tem que ter muita paciência e acreditar que sua hora vai chegar. Tenta se tranquilizar, mantém o foco, arranja um tempinho pra relaxar um pouco, e continua estudando. Sempre com muita paciência. Tenha certeza que a aprovação, para os que não desistirem, é só questão de tempo!


7) Aprender a gostar do que faz
É fato que muitos sonham em fazer aquilo que gostam para ganhar dinheiro. Acho que alguns poucos até conseguem, mas, durante o tempo em que estudei, aprendi que a vida pode te levar a vários caminhos, alguns completamente diferentes daqueles que imaginávamos no início, e que, ao estar num caminho diferente, devemos nos adaptar. Eu, quando entrei na faculdade de engenharia, sonhava em trabalhar em grande empresa e ter uma carreira promissora, mas, por escolhas que fiz no decorrer da vida, acabei me encontrando no caminho dos concursos. No começo foi bem difícil, mas, acreditem, eu aprendi a gostar de estudar. Aprendi a gostar de direito, de economia, de contabilidade, de fazer prova, enfim, acabei gostando dessa vida de concurseiro. Depois de minha aprovação no ICMS-SP, minha irmã resolveu começar a estudar pra concurso também (ela foi1ª colocada para o cargo de Analista do TJ-BA), e eu comecei a orientá-la, fazendo uma espécie de trabalho de coach com ela. Durante as orientações, vendo ela na mesma situação em que eu estava pouco tempo antes, senti uma falta enorme da minha rotina de estudos. Esse mundo dos concursos, pra mim, se tornou um vício. E é por isto que estou voltando para este mundo, mas agora como coache! O segredo da felicidade não é fazer o que gosta, mas sim aprender a gostar do que faz!


8) O momento da aprovação
Essa é a melhor parte! Voltando para o filme “A procura da felicidade”, tem um momento em que Chris Gardner (personagem vivido por Will Smith), depois de passar pelos período mais difícil sua vida, recebe a notícia de que havia sido aprovado no processo seletivo do qual ele estava participando. Esse momento da vida dele, ele intitula de “FELICIDADE”! Essa cena resume perfeitamente o momento da aprovação! Apesar de terem significados diferentes na língua portuguesa, “aprovação” e “felicidade” são sinônimos no "dicionário do concurseiro". Alguns, ao ver o nome no Diário Oficial, explodem de emoção, gritam, pulam, choram. Minha reação foi um pouco diferente. Quando vi meu nome no Diário Oficial, me levantei, fui ao banheiro, liguei a luz (porque era madrugada), e parei em frente ao espelho. Fiquei por cerca de 10 minutos olhando minha imagem refletida e lembrando de toda a caminhada até ali! Lembrei de tudo que havia abdicado, lembrei das horas intermináveis sentado na cadeira, lembrei das poucas horas de sono, lembrei dos momentos de fraqueza, das vezes que pensei em desistir, das derrotas, lembrei do meu filho que nasceu uma semana após a prova do ICMS-SP e no final pensei: “Eu consegui! Meu Deus, como valeu a pena! Valeu muito a pena!”. A sensação é única! Você conquistar algo muito difícil, através, única e exclusivamente, do seu esforço, não tem preço! A sensação de ser aprovado é única! Felicidade! É isso! Não tem outra forma de descrever!


Bem, vou ficando por aqui, afinal já escrevi muito. Imagino que tenha sido um pouco cansativo, mas eu precisava descrever pra vocês certas emoções e situações vividas. Através da experiência que vivi, espero poder ajudar, cada um de vocês, na sua trajetória!


Grande abraço e bons estudos!
Abraão Pereira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado João Carlos! Fico muito feliz em ler isso! Era essa a minha intenção mesmo, motivar as pessoas que estão vivendo as mesmas situações vividas por mim! Ler artigos e depoimentos me ajudaram muito durante toda minha empreitada, sempre me motivando quando mais precisava. É muito bom, hoje, saber que minhas palavras estão ajudando alguns concurseiros.  Abraços e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 14/04/17 às 20:13
  • Exatamente Dilva! Essa foi uma das mais importantes lições tive: "aprender a gostar de estudar". Tive diversos momentos de crise também. Não é facil levar essa vida de "concurseiro", principalmente para a autoestima. Internalizei que aquele período de estudos era parte de um projeto maior, o projeto de minha vida, e comecei a enxergar os estudos de uma maneira diferente. Quando quebramos essa resistência e vemos o estudo com bons olhos, aprendemos a gostar daquilo e tudo se torna menos sacrificante! Que bom que conseguiu extrair algo positivo do meu artigo! Isso me deixa muito feliz! Abraços e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 14/04/17 às 20:07
  • Cesário, foi justamente essa a minha intenção ao escrever esse artigo: fazer com que as se identifiquem com minha história. Mostrar que as dificuldades que elas estão passando, também foram vividas por mim e que elas podem ser superadas. Nesse momento, o que mais precisamos é acreditar em nós mesmos! Grande abraço e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 14/04/17 às 19:48
  • Obrigado Omar! Fico muito feliz em saber que meu artigo está servindo de inspiração para outras pessoas!  Abraços e bons estudos! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 14/04/17 às 19:42
  • Oi Wanessa! Muito obrigado! Eu também lia muitos depoimentos quando estudava e isso me ajudou muito!! É importante sabermos que existem muitas pessoas que viveram as mesmas dificuldades que nós e conseguiram superar! Saber que não estamos sozinhos! Quanto aos estudos, como e por onde começar, isso vai depender muito do tempo que você tem disponível, materiais que está utilizando, nivel de conhecimento das disciplinas, entre outros fatores. Enfim, cada um tem uma forma específica de estudar, que irá lhe render melhor desempenho. Aqui no Estratégia desenvolvemos esse trabalho de coach, com acompanhamento individualizado do aluno, justamente para tentarmos colher os melhores resultados possíveis. Assim, sem ter uma visão mais detalhada sobre você, a dica que posso deixar é: pelo curto espaço de tempo até o concurso do TJ/SP, comece pelas matérias que têm maior peso na prova. O peso e quantidade de questões de cada matéria na prova podem ser encontradas no próprio edital.  Abraços e bons estudos!! Abraão Pereira
    Abraao Pereira em 14/04/17 às 19:40
  • Abraao, parece até que fui eu que escrevi isso! Grande abraço!
    Cesário Gomide Neto em 14/04/17 às 11:34
  • Hoje tive uma crise só de pensar em passar mais um feriadão no quarto estudando, um pouco cansada talvez, mas renovada agora lendo o seu depoimento. "Gostar de estudar" não vou esquecer disso. Obrigada.
    Dilva Joppert em 13/04/17 às 21:47
  • Parabéns, Abraão! Muito motivador ver histórias como a sua. Obrigado. Você sabe como são importantes para recarregar o gás quando mais precisamos, né! Veio em boa hora! Abraços e sucesso na nova empreitada.
    Joao Carlos Martins em 13/04/17 às 20:22
  • Parabéns pelo relato. Uma ótima fonte de inspiração para o final de semana. Abraços.
    Omar em 13/04/17 às 17:33
  • Parabéns!!! Linda lição de Vida e Ótimo texto ... Obrigada por compartilhar e motivar ... Sou aluna, no curso do TJSP Escrevente ... Será meu 1° concurso na 2a tentativa de concursos, a 1a foi a anos atras ... Hoje com vcs me senti mais tranquila ... Li e leio muitos depoimentos ... São Motivadores e sempre com dicas ... A grande duvida ao meu ver é "por onde começar" nos estudos??? Por qual matéria??? Por quantas hrs??? Saude e Sucesso!!! Abraços, Wanessa Said
    Wanessa Said em 13/04/17 às 17:18