Artigo

Mensagem de Natal: O direito de sonhar!

Olá, pessoal! Tudo bem?

Quando eu era criança, acreditava com todas as minhas forças no Papai Noel.

Minha mãe pedia que eu e meu irmão deixássemos nossos sapatinhos na sala, na noite de Natal. A promessa era a de que o Papai Noel deixaria os presentes junto aos nossos sapatos.

Depois, eu descobri que não era o Papai Noel. Embora nunca tivéssemos passado dificuldades, não éramos uma família rica. Meu pai se esforçava bastante para nos dar presentes no Natal. Abaixo, é a casa onde passei minha infância, em São João del-Rei / MG.

Casa onde passei minha infância – São João del-Rei / MG

Hoje, eu tento reproduzir exatamente a mesma coisa com a Ana Sofia e com o João Paulo. Quero que eles continuem acreditando no Papai Noel.

Quero que eles continuem sonhando com uma vida mágica e cheia de possibilidades! Abaixo, está a nossa árvore de Natal, com os sapatinhos dos meus filhos!

Árvore da Natal com os sapatinhos da Ana Sofia e do João Paulo

Enquanto escrevo esse texto, já vou ficando emotivo. Tenho ótimas recordações do Natal. Estou longe da minha mãe, meu pai e meu irmão há bastante tempo. Mas eles sempre estarão nos meus pensamentos.

Sempre fui o aluno mais estudioso e dedicado da escola. Nunca fui o mais inteligente, mas a transpiração sempre me fazia ter as melhores notas.

Por eu sempre ter excelentes notas, muitas pessoas me diziam que eu deveria ser médico. Outras diziam que eu deveria fazer as provas do ITA e do IME.

Mas eu sempre fui realista. Eu nasci no interior de Minas Gerais e estudei em escola pública. Jamais teria chance de concorrer para ITA/IME/Medicina em igualdade de condições com aqueles que estudavam em escolas renomadas das grandes capitais, pagando mensalidades caríssimas com as quais minha família não teria condições de arcar.

Decidi fazer provas para as Escolas Militares (EsSA e EsPCEX) e deu certo. Segui a minha vida! O estudo transformou a minha jornada.

Hoje, eu já não mais acredito em Papai Noel. Mas tenho vários outras crenças, as quais vêm à tona enquanto escrevo esse texto.

Tenho a crença de que a educação é um direito fundamental básico, ao qual todos devem ter o mais amplo acesso. Quero que qualquer pessoa, em qualquer lugar desse País desigual, tenha condições de vencer pelos seus próprios méritos.

Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para viabilizar isso, não apenas nos concursos públicos, mas em vários outros nichos educacionais.

Não sei como você está passando o seu Natal. Não sei se você está feliz ou triste. Não sei se está bem financeiramente ou desempregado.

Pouco importa. Apenas quero que, nessa noite de Natal, você se dê o direito de sonhar com um futuro melhor. Quero que você reconheça a sua capacidade de mudar o seu destino.

Saiba que, aqui no Estratégia, você está sempre em primeiro lugar!

Feliz Natal e excelente 2020 pra você e toda a sua família!!!

Grande abraço,

Ricardo Vale

Diretor Pedagógico – Estratégia Concursos

P.S: No dia 1º de janeiro, às 18:00h, estaremos ao vivo no canal do YouTube do Estratégia Concursos, fazendo uma transmissão especial com grandes novidades que irão impactar o mundo dos concursos público. Inscreva-se no link abaixo:

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR – 1º de janeiro, às 18:00h

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que palavra de incentivo, Prof. Ricardo!!! Imensa gratidão e respeito!!! Hora de mudar de vida no próximo ano!!!
    CLEBER COSTA em 26/12/19 às 10:38
  • Vc é uma inspiração. Aqui no Estratégia aprendi muitas coisas e uma delas é fazer de tudo para contribuir com o sonho de nossos alunos. ????
    Raphael Reis em 25/12/19 às 21:15
  • Amo esse projeto e você por tabela, Ricardo. Obrigado por tudo. Independente dos meus resultados você já mudou minha vida. Gratidão gratidão gratidão.
    Niltinho em 25/12/19 às 17:07
  • Obrigada por tão linda mensagem, Prof. Ricardo! Particularmente fiquei emocionada porque sou assinante do Corujinha Social e foi isso que esse plano trouxe para mim: o direito de sonhar com um futuro melhor! Hoje tenho acesso ao melhor curso preparatório do Brasil pagando apenas um valor simbólico. Espero, em breve, fazer parte dos aprovados. Obrigada, Estratégia Concursos! Feliz Natal e que 2020 seja um ano repleto de realizações!
    Fabiana em 25/12/19 às 11:58
  • Não raras vezes a dúvida assolou os meus dias. A dúvida de não saber se o caminho escolhido (estudar para concurso público), seria o melhor "destino". Infelizmente por alimentar essa dúvida, não me dediquei o suficiente com foco a fim de obter êxito. Hoje (há exatamente dois meses), concluí que se a dúvida permanecesse, o sonho iria perecer e do ponto de partida eu não iria "passar". Logo, concluí que a pior decisão é não decidir, a dúvida nos paralisa, e ficar parada(o) só vai afundar ainda mais o solo que hoje nos sustenta. A Vida exige decisão que com "Estratégia" te direciona para uma ação, que com determinação, nos levará, sem dúvida, para a aprovação e a tão sonhada nomeação. E o que seria o ideal, se vc for leal aos estudos, passará a ser real. Só consegui acreditar que o caminho desejado poderia ser alcançado quando o profissionalismo incorporou em sua alma o entusiasmo: esse é vc, Estratégia Concursos (toda a sua equipe), o instrumento que tem vida!
    Adrielle Macedo em 25/12/19 às 11:01
  • Grande mestre, Tenho uma história semelhante à sua, sou Administrador, hoje sou servidor do Ministério da Economia, aprovado em vários concursos, acredito na resiliência, no poder do estudo. Sempre acreditei no poder de transformação, meu pai era carroceiro, minha família muito pobre, tenho orgulho de ter conquistado muito pelo estudo, pela dedicação. Sou corujinha de carteirinha, novos desafios se apresentam nesse ano, conto com vocês para supererá-los.
    DAVID CUTRIM ARAGÃO JUNIOR em 25/12/19 às 08:10
  • Caiu um cisco no meu olho... Feliz Natal a toda a equipe do estratégia e gratidão por seu trabalho incansável para nos levar ao topo!!
    Alessandra Maciel em 24/12/19 às 22:22
  • Linda mensagem.
    Dácio em 24/12/19 às 21:08
  • Mensagem muito linda! A educação muda a vida de uma pessoa por completo. Seja financeiramente ou como ser humano. Sou prova disso também. Filho de pais muito humildes passei pra marinha e depois pra EsSA. Hoje tem uma vida digna graças a muito estudo e muita disciplina. Espero que todos que leiam essa mensagem do Ricardo consigam realizar todos seus sonhos em 2020. Que Deus abençoe todos vocês. Feliz Natal!
    Dácio em 24/12/19 às 21:03
  • Obrigada,Prof.Ricardo! Agradeço a Deus pela existência do Estratégia Concurso. E pela família que vcs se tornaram tenho grande respeito e admiração por todos. Continue nos ajudando sempre. Meu maior sonho é passar no concurso público. E sinto q estou cada dia mais próximo de realizá-lo. Deus te conduza em sabedoria, humildade e amor. Feliz Natal para toda sua família...
    tathiane nogueira em 24/12/19 às 20:54
  • Obrigada,Prof.Ricardo! Agradeço a Deus pela existência do Estratégia Concurso. E pela família que vcs se tornaram tenho grande respeito e admiração por todos. Continue nos ajudando sempre. Meu maior sonho é passar no concurso público. E sinto q estou cada dia mais próximo de realizá-lo. Deus te conduza em sabedoria, humildade e amor. Feliz Natal para toda sua família...
    tathiane nogueira em 24/12/19 às 20:52
  • Pain! You made me a, you made me a believer, believer Pain! You break me down, you build me up, believer, believer Pain! I let the bullets fly, oh let them rain My life, my love, my drive, they came from Pain! You made me a, you made me a believer, believer Feliz Natal mestre!!
    Paulo Lima em 24/12/19 às 20:13
  • Que bela mensagem professor!!!! "DIGA O FRACO EU SOU FORTE!!!"Porque se pensarmos em nossas fraquezas e dificuldades, jamais sairemos do lugar que historicamente nos foi reservado.E a educação é sem dúvida uma forma de emancipação social.Você, professor,está desempenhando sua missão com maestria.Desejo-lhe um feliz natal!!!
    CARMEM LÚCIA COLINS DA COSTA em 24/12/19 às 19:36
  • O professor é uma pessoa incrível e tenho orgulho de ser seu aluno. Que Deus abençoe o senhor, toda a sua família e a todos nós. Um feliz Natal!!!!
    Marcelo em 24/12/19 às 19:14
  • Desejo um feliz Natal cheio de luz e paz a toda a essa equipe fantástica do Estratégia Concursos!!!
    Ana Cris em 24/12/19 às 18:31
  • Eu estou ''desabando em lagrimas'', que texto mais lindo. Parabéns pelo excelente trabalho... Feliz Natal!
    Léia em 24/12/19 às 18:05
  • Que coisa mais linda, professor! ♥️
    Livia em 24/12/19 às 16:18
  • Caros professores e funcionários do Estratégia. Desejo-lhes um Natal cheio de paz e luz, junto àqueles que amam. Agradeço a Deus o trabalho que têm feito, não imaginam o quanto a gentileza de suas palavras, alem das aulas excepcionais nos motivam. Tenham todos um ótimo Natal.
    GISELE FINATTI BARAGLIO em 24/12/19 às 12:49