Mensagem aos Assinantes 009: verdades duras sobre os TRTs + sonho grande!
Ricardo Vale

Mensagem aos Assinantes 009: verdades duras sobre os TRTs + sonho grande!

Olá, pessoal! Tudo joia?

Escrever a mensagem semanal para os assinantes é sempre uma grande satisfação.

Hoje, decidi fazer algo diferente. Além de responder mensagens e perguntas de alguns alunos, vou também escrever um pouco sobre a vida do concurseiro.

Mais tarde, realizarei uma transmissão AO VIVO, junto ao professor Luís Eduardo, para falar sobre algumas notícias ruins que precisam ser ditas em 2019 e te ajudar a lidar com os imprevistos. Acompanhe e participe com a gente, gratuitamente, às 19:00!

Sonho Grande

Existe uma mística muito grande em torno do “estudo para concursos“.

Alguns acham que é um sacrifício enorme estudar 4h ou 5h por dia e ficam dizendo que “a vida de concurseiro é muito difícil“. Outros não conseguem nem mesmo achar tempo para se dedicar.

Eu sei que não é fácil! É uma jornada dura, ainda mais quando ninguém consegue te entender.

Mas aí vai uma reflexão importante:

A jornada do concurseiro é a jornada da vida”.

Todos aqueles que têm um SONHO GRANDE precisam colocar muita dedicação nos seus projetos.

E é absolutamente natural que surjam mil obstáculos pelo caminho.

Posso imaginar, por exemplo, a dificuldade enorme que enfrentam as “mamães concurseiras“.

A sociedade exige muito de vocês! E vocês também se cobram demais. Dedicar-se muito aos estudos acaba até gerando um sentimento de culpa, não é?

Eu sei disso porque “a jornada do concurseiro é a jornada da vida“. Nossos alunos enfrentam batalhas difíceis todos os dias.

Tenho respeito por todas elas. Conheço muitas. Já vivi e vivo algumas delas também!!

Quero que você construa uma linda história! Quero que você tenha um sonho grande e, mais importante do que isso, viva o seu próprio sonho.

É óbvio que a todo momento você vai se questionar se está ou não tomando boas decisões.

Mas não tenha medo de seguir o seu sonho, mesmo que existam inúmeros obstáculos.

Agora, me prometa uma coisa: jogue pra ganhar!

Ninguém sabe ao certo qual será o final da jornada.

A incerteza é a maior de todas as certezas da vida. Mas nessa vida incerta eu tenho uma convicção absoluta:

Todos nós podemos nos tornar pessoas melhores.

E isso somente será possível se nós focarmos em quatro grandes áreas da vida: saúde, trabalho / estudo, família e Deus.

Continue estudando firme e aproveite para agradecer a Deus, inclusive pelas suas batalhas do dia-a-dia. Desejo a você uma excelente semana! Siga o seu sonho! Vá e vença!

Verdades Duras

O Brasil vive, há alguns anos, uma grave crise fiscal. A arrecadação não é suficiente para cobrir as despesas dos cofres públicos.

Os concursos do Poder Executivo federal estão suspensos desde o início do ano. E deverão continuar suspensos pelo restante de 2019 e pelo primeiro semestre de 2020 também. É a minha opinião…

Isso deve ser motivo de desânimo?

Com certeza não. Você não pode e não deve se desmotivar com isso. Ao contrário, em algum momento, os grandes concursos do Poder Executivo Federal deverão retornar e serão aprovados aqueles que mantiveram o foco durante o período de “vacas magras”.

Enquanto o seu concurso dos sonhos não chega, você pode aproveitar inúmeras outras oportunidades que estão aparecendo, a maioria delas nas áreas Policial, Fiscal e Tribunais.

Aliás, eu gostaria de falar com vocês sobre os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), que são, sem dúvida alguma, os preferidos dos concurseiros da Área de Tribunais.

Eu gostaria de usar esse espaço para dar boas notícias para você que é concurseiro de TRT. Gostaria muito de dizer que estão previstos vários concursos de TRT para os próximos meses.

Infelizmente, isso não é verdade.

Hoje, não há concursos de TRT previstos para acontecer no curto prazo. Além das restrições orçamentárias, foi amplamente noticiado pela mídia que a Reforma Trabalhista resultou em forte redução do estoque de processos trabalhistas na Justiça do Trabalho.

Em dezembro de 2017, o estoque de processos pendentes na Justiça do Trabalho era de 2,4 milhões de processos; em agosto de 2018, estavam aguardando julgamento 1,9 milhões de processos. Hoje, segundo dados do TST, o estoque é de 958 mil processos pendentes.

Vejam abaixo um gráfico da BBC, que se baseou em informações do TST.

Eu até fiz um post no meu Instagram, que gerou uma polêmica enorme entre concurseiros que se preparam para TRTs.

Sei que há concurseiros que são fãs absolutos de concursos de TRT! É um público enorme aqui do Estratégia! Por isso, faço questão que vocês me interpretem sem deturpações.

Estou falando pra vocês desistirem completamente do sonho de serem aprovados em um TRT?

Claro que não! Eu acredito, sim, que esses concursos vão sair em algum momento. Servidores se aposentam, passam em outros concursos, morrem…

Mas os concursos de TRT não irão sair em 2019. E, na minha opinião, também não sairão em 2020. O cenário pode até mudar, mas eu não acredito muito nisso não.

Sendo bastante pragmático, há algumas situações que me parecem claras aqui:

  1. Você é um aluno avançado e seu sonho é ingressar em um TRT. Nesse caso, como você já é um aluno avançado, faça os outros concursos de Tribunais que estão surgindo. Você pode manter o sonho de ser aprovado no TRT, mas não conte com isso por algum tempo.
  2. Você é um aluno que está começando agora e tem o sonho de ingressar em um TRT. Siga o seu sonho. O projeto de aprovação é de médio/longo prazo. A escassez de concursos de TRT em 2019 e, possivelmente em 2020, não interessa muito pra você.
  3. Você é um aluno iniciante / intermediário que estava estudando para TRT, mas que tem como objetivo ingressar em qualquer Tribunal. Vale a pena demais fazer uma transição para o estudo focado para algum outro Tribunal com perspectivas reais de concurso.

Respondendo perguntas de assinantes

O Pedro deu uma sugestão muito relevante!! Vejam:

Resposta: Sugestão anotada. Vou convidar os professores para lançarem cursos focados apenas em Jurisprudência.

….

O Gabriel e fã do TEC Concursos e gosta demais da interação entre os dois sites. Ele também deu sua sugestão:

Resposta: O TEC Concursos é uma empresa parceira do Estratégia, mas a gestão é conduzida pelos sócios do TEC. Eu gostaria muito que os assinantes do Estratégia tivessem descontos lá no TEC, mas eu não mando nada! rsrs… Comecem uma campanha lá junto aos sócios do TEC!!! :) Acredito que seria TOP demais!!

O Paulo sugeriu modificações e fez críticas às Trilhas Estratégicas e ao Passo Estratégico.

Resposta: Muito obrigado pelo feedback, Paulo!

1) Eu não tinha essa visão de que alguns alunos só usavam a Trilha de algumas matérias (e não do curso como um todo!). Vou conversar sobre isso com o coordenador das Trilhas Estratégicas e analisar a viabilidade de alguma mudança.

2) Sobre o Passo Estratégico, tivemos uma reunião nesse último final de semana para debater aperfeiçoamentos desse produto. Eu acredito que talvez possamos compilar uma análise estatística completa vinculada ao curso e que possa ser acessada em um lugar único. Vou conversar com o coordenador do Passo.

O Fabiano apresentou críticas à falta de Simulados específicos para a área de TI.

Resposta: Você tem razão, Fabiano! Tenho plena consciência de que precisamos aumentar o nosso número de eventos na área de TI. Durante esse último mês, trabalhamos em uma reestruturação de nossa equipe de TI e, nas próximas semanas, você já deverá notar que teremos um foco muito maior nos concursos desse nicho específico.

….

Pessoal, vou ficando por aqui! Contem conosco nessa jornada!

Mensagem da Semana

Abraços,

Ricardo Vale

Instagram: @profricardovale

Assinatura ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Posts Relacionados

Compartilhe:

Ricardo Vale

Ricardo Vale

Ricardo Vale é professor de Comércio Internacional, Direito Internacional Público, Direito Constitucional e Legislação Aduaneira. Em 2008, foi aprovado em 3º lugar no concurso de Analista de Comércio Exterior, cargo que exerceu de 2009 a 2014. 

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x