Artigo

Mensagem aos Assinantes 009: verdades duras sobre os TRTs + sonho grande!

Olá, pessoal! Tudo joia?

Escrever a mensagem semanal para os assinantes é sempre uma grande satisfação.

Hoje, decidi fazer algo diferente. Além de responder mensagens e perguntas de alguns alunos, vou também escrever um pouco sobre a vida do concurseiro.

Mais tarde, realizarei uma transmissão AO VIVO, junto ao professor Luís Eduardo, para falar sobre algumas notícias ruins que precisam ser ditas em 2019 e te ajudar a lidar com os imprevistos. Acompanhe e participe com a gente, gratuitamente, às 19:00!

Sonho Grande

Existe uma mística muito grande em torno do “estudo para concursos“.

Alguns acham que é um sacrifício enorme estudar 4h ou 5h por dia e ficam dizendo que “a vida de concurseiro é muito difícil“. Outros não conseguem nem mesmo achar tempo para se dedicar.

Eu sei que não é fácil! É uma jornada dura, ainda mais quando ninguém consegue te entender.

Mas aí vai uma reflexão importante:

A jornada do concurseiro é a jornada da vida”.

Todos aqueles que têm um SONHO GRANDE precisam colocar muita dedicação nos seus projetos.

E é absolutamente natural que surjam mil obstáculos pelo caminho.

Posso imaginar, por exemplo, a dificuldade enorme que enfrentam as “mamães concurseiras“.

A sociedade exige muito de vocês! E vocês também se cobram demais. Dedicar-se muito aos estudos acaba até gerando um sentimento de culpa, não é?

Eu sei disso porque “a jornada do concurseiro é a jornada da vida“. Nossos alunos enfrentam batalhas difíceis todos os dias.

Tenho respeito por todas elas. Conheço muitas. Já vivi e vivo algumas delas também!!

Quero que você construa uma linda história! Quero que você tenha um sonho grande e, mais importante do que isso, viva o seu próprio sonho.

É óbvio que a todo momento você vai se questionar se está ou não tomando boas decisões.

Mas não tenha medo de seguir o seu sonho, mesmo que existam inúmeros obstáculos.

Agora, me prometa uma coisa: jogue pra ganhar!

Ninguém sabe ao certo qual será o final da jornada.

A incerteza é a maior de todas as certezas da vida. Mas nessa vida incerta eu tenho uma convicção absoluta:

Todos nós podemos nos tornar pessoas melhores.

E isso somente será possível se nós focarmos em quatro grandes áreas da vida: saúde, trabalho / estudo, família e Deus.

Continue estudando firme e aproveite para agradecer a Deus, inclusive pelas suas batalhas do dia-a-dia. Desejo a você uma excelente semana! Siga o seu sonho! Vá e vença!

Verdades Duras

O Brasil vive, há alguns anos, uma grave crise fiscal. A arrecadação não é suficiente para cobrir as despesas dos cofres públicos.

Os concursos do Poder Executivo federal estão suspensos desde o início do ano. E deverão continuar suspensos pelo restante de 2019 e pelo primeiro semestre de 2020 também. É a minha opinião…

Isso deve ser motivo de desânimo?

Com certeza não. Você não pode e não deve se desmotivar com isso. Ao contrário, em algum momento, os grandes concursos do Poder Executivo Federal deverão retornar e serão aprovados aqueles que mantiveram o foco durante o período de “vacas magras”.

Enquanto o seu concurso dos sonhos não chega, você pode aproveitar inúmeras outras oportunidades que estão aparecendo, a maioria delas nas áreas Policial, Fiscal e Tribunais.

Aliás, eu gostaria de falar com vocês sobre os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), que são, sem dúvida alguma, os preferidos dos concurseiros da Área de Tribunais.

Eu gostaria de usar esse espaço para dar boas notícias para você que é concurseiro de TRT. Gostaria muito de dizer que estão previstos vários concursos de TRT para os próximos meses.

Infelizmente, isso não é verdade.

Hoje, não há concursos de TRT previstos para acontecer no curto prazo. Além das restrições orçamentárias, foi amplamente noticiado pela mídia que a Reforma Trabalhista resultou em forte redução do estoque de processos trabalhistas na Justiça do Trabalho.

Em dezembro de 2017, o estoque de processos pendentes na Justiça do Trabalho era de 2,4 milhões de processos; em agosto de 2018, estavam aguardando julgamento 1,9 milhões de processos. Hoje, segundo dados do TST, o estoque é de 958 mil processos pendentes.

Vejam abaixo um gráfico da BBC, que se baseou em informações do TST.

Eu até fiz um post no meu Instagram, que gerou uma polêmica enorme entre concurseiros que se preparam para TRTs.

Sei que há concurseiros que são fãs absolutos de concursos de TRT! É um público enorme aqui do Estratégia! Por isso, faço questão que vocês me interpretem sem deturpações.

Estou falando pra vocês desistirem completamente do sonho de serem aprovados em um TRT?

Claro que não! Eu acredito, sim, que esses concursos vão sair em algum momento. Servidores se aposentam, passam em outros concursos, morrem…

Mas os concursos de TRT não irão sair em 2019. E, na minha opinião, também não sairão em 2020. O cenário pode até mudar, mas eu não acredito muito nisso não.

Sendo bastante pragmático, há algumas situações que me parecem claras aqui:

  1. Você é um aluno avançado e seu sonho é ingressar em um TRT. Nesse caso, como você já é um aluno avançado, faça os outros concursos de Tribunais que estão surgindo. Você pode manter o sonho de ser aprovado no TRT, mas não conte com isso por algum tempo.
  2. Você é um aluno que está começando agora e tem o sonho de ingressar em um TRT. Siga o seu sonho. O projeto de aprovação é de médio/longo prazo. A escassez de concursos de TRT em 2019 e, possivelmente em 2020, não interessa muito pra você.
  3. Você é um aluno iniciante / intermediário que estava estudando para TRT, mas que tem como objetivo ingressar em qualquer Tribunal. Vale a pena demais fazer uma transição para o estudo focado para algum outro Tribunal com perspectivas reais de concurso.

Respondendo perguntas de assinantes

O Pedro deu uma sugestão muito relevante!! Vejam:

Resposta: Sugestão anotada. Vou convidar os professores para lançarem cursos focados apenas em Jurisprudência.

….

O Gabriel e fã do TEC Concursos e gosta demais da interação entre os dois sites. Ele também deu sua sugestão:

Resposta: O TEC Concursos é uma empresa parceira do Estratégia, mas a gestão é conduzida pelos sócios do TEC. Eu gostaria muito que os assinantes do Estratégia tivessem descontos lá no TEC, mas eu não mando nada! rsrs… Comecem uma campanha lá junto aos sócios do TEC!!! :) Acredito que seria TOP demais!!

O Paulo sugeriu modificações e fez críticas às Trilhas Estratégicas e ao Passo Estratégico.

Resposta: Muito obrigado pelo feedback, Paulo!

1) Eu não tinha essa visão de que alguns alunos só usavam a Trilha de algumas matérias (e não do curso como um todo!). Vou conversar sobre isso com o coordenador das Trilhas Estratégicas e analisar a viabilidade de alguma mudança.

2) Sobre o Passo Estratégico, tivemos uma reunião nesse último final de semana para debater aperfeiçoamentos desse produto. Eu acredito que talvez possamos compilar uma análise estatística completa vinculada ao curso e que possa ser acessada em um lugar único. Vou conversar com o coordenador do Passo.

O Fabiano apresentou críticas à falta de Simulados específicos para a área de TI.

Resposta: Você tem razão, Fabiano! Tenho plena consciência de que precisamos aumentar o nosso número de eventos na área de TI. Durante esse último mês, trabalhamos em uma reestruturação de nossa equipe de TI e, nas próximas semanas, você já deverá notar que teremos um foco muito maior nos concursos desse nicho específico.

….

Pessoal, vou ficando por aqui! Contem conosco nessa jornada!

Mensagem da Semana

Abraços,

Ricardo Vale

Instagram: @profricardovale

Assinatura ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Amo a trilha estratégica, só gostaria de sugerir uma forma de filtrar por meio de pesquisa.
    Monica dos Santos de Brito em 21/08/19 às 09:41
  • Compartilho da mesma opinião do amigo abaixo, acredito ser uma coisa simples e de extrema importância para os alunos.
    Junior em 20/08/19 às 23:24
  • Bom dia professor Ricardo. Sou um assinante da assinatura ilimitada e considero essa assinatura o melhor custo-benefício do mercado. Parabéns a você e a toda a equipe que compõe o Estratégia Concursos. A minha sugestão é relativa à notificação das respostas das perguntas ao fórum. As respostas dos professores são essenciais para a evolução do aprendizado. E os professores, justiça seja feita, têm respondido de maneira célere. Entretanto, devido a uma falta de notificação de quando os professores respondem, essa celeridade acaba sendo prejudicada. Gostaria de sugerir então que fosse implantado um sistema de notificação por via e-mail, ou por via platarforma, ou até mesmo as duas opções simultaneamente. Atenciosamente.
    João em 20/08/19 às 07:46
  • Olá, professor, mais um excelente artigo! Ainda sobre a trilha estratégica, acredito que possa mudar o visual, ou seja, a forma como é escrito, pois é um material feito para enumerar uma certa sequência de tarefas, certo? Então, acredito que visualmente poderia ser apresentado em forma de TABELA, cujas COLUNAS poderiam ser: a ordem da tarefa (se 1ª, 2ª etc), a aula a que se refere, a tarefa em si, páginas, exercícios, e talvez uma LINHA em baixo dessas informações com observação geral, daí partia pra próxima linha, com a próxima tarefa. Sei lá, da forma como está em texto corrido e negritado fica bem estranho e solto, poderia ficar melhor organizado.
    Alan em 20/08/19 às 00:28
  • Olá professor, obrigado por sua transparência quanto a realidade dos concursos de TRT. Você acha que isso também se aplica ao TRT 4 (RS), já que a validade desse concurso vai até novembro desse ano? Fiz o Trf4 e estava planejando começar a estudar para o trt4, mas diante dessa informação, talvez não seja a melhor opção. Sua opinião quanto a isso seria muito relevante. Tenho medo de estar perdendo tempo estudando para um concurso que não irá sair. Muita dedicação e tempo, que poderiam ser melhor direcionadas para outra área. Uma sugestão para o passo estratégico. Gosto muito da análise estatística em que é analisada a importância de cada assunto em determinada matéria. No entanto, na última vez que utilizei o passo estratégico, era necessário entrar em casa aula para ver a importância (estatística) de cada assunto. Portanto, era necessário entrar em todos as aulas (pdfs) para ver as estáticas de cada assunto. Seria muito útil se, também, em um único pdf, fosse possível ver todos os assuntos mais e menos cobrados de cada matéria. Assim, não seria necessário entrar em todos as aulas/pdfs para ter uma noção geral de toda matéria sobre quais assuntos são mais cobrados naquela disciplina. Aliás, essa seria uma informação importante a ser vista antes de iniciar o estudo de uma disciplina. Assim, o aluno poderia saber quais aulas deveria dar mais atenção. Grato pela atenção e grato por ser um assinante do estratégia, que tem disponibilizado muitas boas ferramentas para nos aproximar do sonho de ser aprovado.
    Renan em 19/08/19 às 23:55
  • Grande Mestre, prof Ricardo Vale!! Sou fã do Estrategia, sou aluna do coaching e da assinatura ilimitada e por intermédio do Estrategia Concursos estou realizando o sonho que eu queria realizar, estudar para os concursos e obter minha aprovação!! Ainda não obtive minha aprovação, mas sei que em breve ela chegará!! Eu creio!! Os estudos seguem firme, mas como seres humanos, infelizmente passamos por problemas, desde a semana passada estou passando por um desses, hoje estava triste e li sua mensagem “Mas não tenha medo de seguir o seu sonho, mesmo que existam inúmeros obstáculos.Agora, me prometa uma coisa: jogue pra ganhar! ..”, meus olhos encheram de lágrimas!! MUITO obrigada por sua mensagem, ela me fez sair dos problemas e voltar a ficar nos estudos!! :) Muitas bênçãos para toda a equipe Estrategia! E gostaria de agradecer especialmente a vc, mestre, por essa mensagem de hoje que me deu ânimo e forças para seguir. Grande abraço
    Queli Ribeiro em 19/08/19 às 23:00
  • Parabéns pelo projeto professor. Te admiro como profissional e como pessoa. Acho lindo o seu cuidado com a sua esposa, Nádia, e os filhos. Além de excelente profissional, desejo ser caridoso e atencioso com minha família! Forte abraço!
    João Pedro em 19/08/19 às 22:40
  • Professor Ricardo, Boa Noite ! Tudo em Paz ? Antes de "virar" assinante já vinha na pegada com vocês através dos pacotes, gosto muito e apesar de já estar a 3 anos buscando minha carreira de Servidor, não desistirei e a cada dia me sinto mais perto, mesmo a passos bem lentos, devido ao tempo disponível para estudar. Trabalho fora, sou casado, tenho filhos, pago boletos, aluguel etc. Acredito que tenha bastante pessoas com o perfil bem próximo do meu. Pode parecer, mas pelo contrário, não estou me lamento eu tenho certeza que minha hora está perto. Levando em consideração esse perfil que eu gostaria de dar uma sugestão, para quando você fizerem as entrevistas com os aprovados (assisto todas), tentar achar pessoas com esse perfil, seria de grande vália. A última entrevista que vi de vocês foi a dos aprovados ISS Guarulhos, putz !!! nenhum deles trabalhavam fora ou tinham filhos ou eram casados e etc. Podiam se dedicar 100% aos estudos. Fica como sugestão, para a próxima entrevista com os aprovados, buscar pessoas com esse perfil, seria bastante motivador. E eu já posso garantir que quando chegar a minha vez para entrevista aí com você, farei questão de dar meu depoimento e motivar os demais que estão nas mesmas condições que a minha. Grande abraço e Sucesso para Você e Seus Alunos !!! Alamir Neto
    Alamir Neto em 19/08/19 às 22:21
  • Prof. Ricardo, primeiramente agradeço pela qualidade do curso e da assinatura! Gostaria de sugerir que a lista de exercícios dos pdfs fosse separada da matéria (assim como o mapa, o resumo) pois as vezes queremos só os exercícios mas tem que baixar o pdf todo.
    Luiza Guimarães em 19/08/19 às 22:07
  • Boa Tarde. Também partilho das opiniões dos colegas, de que a trilha seja direcionada por disciplina teria uma ganho muito maior. Seria um complemento e uma escolha para os alunos.
    Miquéias Oliveira em 19/08/19 às 18:23
  • Professor, sou aluna da assinatura ilimitada e sinto que os simulados para área legislativa deveriam ser reforçados. Recentemente várias Câmaras Municipais e Assembleias têm se movimentado e é grande a expectativa de concurso tanto para a Câmara dos Deputados quanto para o Senado Federal em 2020, então, por que não colocar um pouco mais de atenção nessa parte? Eu acompanho as lives, as monitorias e as trilhas, mas vejo que a parte de simulados poderia melhorar muito. O único simulado que está na área do aluno é do mês de março e tem perguntas padrão Cespe, sendo que muitas provas são elaboradas por outras bancas. (Alesp, FCC; Senado, FGV; Diversas Câmaras, Vunesp). Seria maravilhoso de pudessem dar atenção para este ponto. Muito obrigada :D
    @a.instudando em 19/08/19 às 17:22
  • bom dia professor, passando aqui para deixar sugestão =) 1. em algumas disciplinas a aula 00 / demonstrativa tem tudo disponivel (o pdf, resumo, mapa mental, slide e link do caderno do tec.) porem no restante do curso, as vezes fica somente o pdf... seria interessante verificar com a equipe de professores para que tenham atenção a isso. 2. algumas vezes que tentei resolver algum problema através do e-mail do estrategia, apesar de sempre ser bem atendido, o problema não era resolvido, e eu desistia de perder tempo. seria interessante pensar em um sistema que possa perguntar se o atendimento foi resolvido ou não, e fazer o encaminhamento para alguem que poderia realmente resolver. 3. que seja disponibilizado nos cursos regulares, um demonstrativo parecido com o do passo estratégico, com as ultimas 100 ou 500 questões da banca e da área do concurso, e a indicação de qual aula do curso o tema foi abordado.
    leo em 19/08/19 às 17:05
  • Boa tarde, Professor Ricardo Vale. Minha sugestão é para que melhorem as ferramentas do fórum durante a elaboração das dúvidas. Não é possível quebrar linhas e nem negritar as partes mais importante de um trecho do qual se quer fazer a pergunta. Outro ponto importante, a forma que a aulas são dispostas, logo que você clica na disciplina, é pouco dinâmica. Eu preciso abrir cada aula para saber qual é o seu título. Os conteúdos deveria aparecer junto a numeração das aulas. Mais uma sugestão é em relação à navegação dentro dos pacotes. Depois de entrar em uma disciplina e quer entrar em outra do mesmo pacote, preciso clicar em "meus cursos" e sair procurando o pacote em meio aos demais cadastrados. Ao meu ver, as aulas deveriam ser apresentadas de maneira semelhante às das vendas dos pacotes. Dá uma visão geral de cada coisa, além de carregar apenas aquilo em que o usuário clicar. Vale principalmente para os vídeos, sempre carregados e ocupando boa parte da tela, sendo que eu (e talvez a maioria) uso mais os PDFs.
    Junior em 19/08/19 às 16:49
  • Há alguns dias, eu mandei uma mensagem comentando/criticando o post de 14/08/19 sobre dicas e expectativas sobre o TRT-PI. Apesar de vocês não o terem publicado (e eu entendo o porquê), parebenizo ao prof. Ricardo Vale por ter feito esse post sobre a REAL expectativa sobre os concursos do TRT no Brasil. Nao sei se ele ficou sabendo do meu comentario, porem, essa mensagem aos assinantes foi justamente aquilo que queria ver de vocês: ética e transparência com a realidade dos concursos, e não meras especulações como aquele post estava fazendo. Continuem assim, e nos ajudem a direcionar a concursos que irão realmente sair logo, pois a necessidade tá grande!
    Ruth em 19/08/19 às 16:34
  • Boa tarde, Prof. Ricardo. Já consumo os serviços do Estratégia há um bom tempo, curso que inclusive já me ajudou em aprovações anteriormente, e sei o quanto vocês evoluíram em todos os quesitos, muito graças a essa mentalidade de ouvir os clientes e buscar o aprimoramento constante. Venho acompanhando as mensagens e vejo que muitos concurseiros têm ideias parecidas com as minhas em termos de sugestões e críticas, mas gostaria de fazer um comentário que ainda não vi por aqui: Para o pessoal que gosta de imprimir o material, às vezes as apostilas são grandes demais, o que acaba deixando mais cara a impressão. Então surge a opção de imprimir apenas a parte da matéria, sem as questões, etc. Só que, dependendo do professor, no meio da matéria há também questões esparsas, o que além de "poluir" o material para uma revisão ou leitura rápida, acaba aumentando seu tamanho. Então eu pensei: seria muito trabalhoso se os professores editassem arquivos só com a matéria, livres de questões no corpo do material, ou quem sabe um arquivo único por matéria? Parabéns pela maturidade na condução do Estratégia e obrigado por se colocar à disposição para nos ouvir!
    Iury Magalhães em 19/08/19 às 16:29
  • Parabéns alo estratégia em ter apoiado o B17 e aos eleitores que fizeram o mesmo. Sei que vcs argumentarão este cenário não foi causado por Bolsonaro. É verdade! Entretanto, ao não ter um projeto sólido e claro de desenvolvimento social e econômico para o país, ele acaba por AGRAVAR esta crise que o país atravessa. Parabéns aos envolvidos.
    wendel luiz em 19/08/19 às 15:43
  • Boa tarde! A minha sugestão é quanto aos formatos do material impresso. Por favor, disponibilizem em EPUB ou MOBI, ou pelo menos que a diagramação do PDF seja mais amigável para convertermos para esses formatos. Assim vocês irão ajudar um monte de gente que tenta aproveitar todos os minutinhos do dia para ler o material. Outro ponto é em relação aos vídeos exclusivos para assinantes. Acredito que a maioria dos concurseiros trabalha e estuda, logo o horário de muitas lives impede que acompanhemos ao vivo, e está demorando muitíssimo para serem postadas na área do aluno. Mesmo que fossem todas veiculadas à noite ou no fim de semana, ainda será difícil para uma grande parte dos alunos acompanhá-las, porque é esse o horário que sobra para muitos estudarem, então o foco fica no ciclo e acabamos perdendo ótimo conteúdos (sei que vocês estão com uma produção de conteúdo insana e que a parte de pós-produção é bastante demorada, então por isso mesmo que estou fazendo este pedido). Então, por favor, considerem postar os vídeos na área do aluno crus mesmo, sem editar, pelo menos de forma temporária, assim daria oportunidade de assistirmos tão logo pudéssemos - as lives são tão boas, e a equipe tão profissional, que quase não iremos perceber que não foi editado. No mais, estão muitíssimo de parabéns. O material sempre excelente e os novos professores só estão somando ao time! :-)
    Giovana em 19/08/19 às 15:15
  • Olá Prof. Ricardo! Sou aluna do Estratégia e estou convicta de que foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida, tendo em vista a alta qualidade dos professores e materiais de estudos oferecidos. Na verdade, minha pergunta não tem haver com a área discorrida no presente artigo, mas é algo que me preocupa. Por que os professores estão demorando tanto para postar as aulas do ISS de Betim/MG? Embora eu esteja adiantada em algumas matérias, vejo que muitas aulas já deveriam ter sido postadas, mas ainda não foram. Desde já, agradeço imensamente sua atenção. At.te.
    Li Costa em 19/08/19 às 14:58
  • olá sou usuario há 3 anos e em 2019 adquiri a assinatura ilimitada. Adoro voces e tenho 2 sugestoes: 1- A pagina das TRILHAS estao muito cheias ( 7 paginas...) entao fica difici localizar a trilha que se deseja usar.. Sugiro um busca dentro da tela das trilhas.. 2- Na busca dos cursos, permitir busca por materia tipo numero da lei. Por ex, farei prova do CREMERJ e nao localizei curso no estrategia. Entao pensei : vou buscar algum curso que contemple os assuntos decontabilidade tipo " NBC TG 16 - Estoques" ou " Contabilidade Geral: Lei 6.404/76" nao é possivel hoje fazer este tipo de busca.. saber quais cursos abordam a Lei 6.404/76 Essa sao minha sugestoes no momento
    daniela em 19/08/19 às 14:16
  • Fazem concursos é não chama todos tem cadastro do mpu é de outro nunca convocado
    Higino em 19/08/19 às 14:07
  • Professor, sou aluna do Estratégia e gostaria que você falasse sobre novas oportunidades para os alunos dos TRTs que estão no módulo avançado. Tendo este cenário atual com probabilidade de não haver concurso no próximo ano, quais concursos você colocaria como sugestão, que estariam com maiores chances de serem abertos, para aproveitar o máximo de matérias já estudadas? Área: Analista Administrativo. Obg
    karina em 19/08/19 às 13:48
  • Boa tarde! Por favor tentem fazer material para os concursos de farmácia! Não encontramos material bom, tenho certeza que se fizer vai ajudar muito ainda mais com a qualidade do estratégia!
    Thauane em 19/08/19 às 13:40
  • Prof Ricardo! Para as áreas de Técnico em TI dos Tribunais não existe nenhum curso específico em nenhum concorrente! Vocês poderiam ser os pioneiros e abraçar esse nicho, até porque temos muitos formados em cursos técnicos, muitas vagas surgem mas nenhum material é ofertado por curso nenhum!
    Isabelle em 19/08/19 às 12:49
  • Estou satisfeito com a assinatura. Os cursos já eram bons e ficaram ainda melhores. Os videos do "TRF4, a hora da verdade" foram sensacionais. Parabéns ! Sugiro que lancem as seguintes leis esquematizadas : Código Penal, Processo Penal, Código Civil, Processo Civil...
    Ronaldo / Campo Limpo Paulista - SP em 19/08/19 às 08:50
  • Bom dia! Concordo com a sugestão sobre a trilha que o Paulo fez (fazer a orientação por disciplina)...eu tb uso a trilha para matérias específicas e não o pacote todo. Inclusive, a trilha sprint por disciplina seria o ideal, pois é mais dinâmica do que a extensiva (pré edital).
    Mila em 19/08/19 às 07:37