Artigo

Graduação e concursos públicos: Quais as melhores formações para quem quer ser servidor público?

Fala pessoal, tudo bom? Sabemos que a escolha de uma carreira ou uma profissão a ser seguida é uma situação que aflige não apenas os jovens, que se encontram no difícil momento de “decidir” o futuro, mas também a todos aqueles que, por diversos motivos, estão em busca de algo que lhes proporcione uma maior motivação, estabilidade, retorno pessoal, profissional e financeiro. Por esse motivo que realizamos uma análise sobre quais as melhores formações para quem quer ser servidor público.

Inicialmente vamos abordar sobre dois tipos de cursos de nível superior, o Tecnólogo, que atualmente muitos estudantes vêm optando e tem sua previsão na Lei nº 9.394/96, regulamentada, entre outros, através do Decreto nº 5.154/2004 e a Graduação comum, bacharelado ou licenciatura, que normalmente demanda um maior tempo para a conclusão.

O curso para tecnólogo é uma formação de nível superior de curta duração, a qual com apenas 2 anos já é possível obter o diploma e possui uma abordagem mais voltada para as atividades práticas. Devido ao curto período para a formação, é possível que os estudantes ingressem em uma carreira e também prestem determinados concursos que exigem nível superior mais rapidamente.

A Graduação normalmente leva em torno de 4 a 6 anos para a conclusão, dependendo do curso escolhido. Porém, esse período a mais não é em vão, de modo que o período mais prolongado em que o aluno dedica à essa graduação o levará a alcançar resultados mais consistentes nas matérias afins da área de sua escolha.

Desta forma, entendemos que na escolha é importante analisar qual a área que o aluno tem interesse e pesquisar editais pretéritos, pelo fato de que para algumas carreiras, como da Magistratura, é imprescindível uma graduação em Direito. Já para Auditor Fiscal, não carece de uma graduação específica, o que torna o curso tecnólogo uma boa opção.

AS FORMAÇÕES MAIS COBIÇADOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Buscando esclarecer um pouco mais e ajudar a vocês sobre quais as melhores formações para quem quer ser servidor público, hoje selecionamos 6 cursos superiores e vamos realizar uma breve análise sobre as principais oportunidades que cada uma dessas 6 formações oferece no mundo dos concursos públicos.

1.      DIREITO

Sem dúvidas, a graduação em Direito está entre uma das mais atraentes para aqueles que pretendem ingressar na carreira pública. O curso superior em Direito oferece vasta gama de possibilidades dentro do serviço público, além de permitir o ingresso em cargos com elevadas remunerações, como os de Defensor Público, Juiz, Procurador, Delegado.

É difícil vermos editais que não preveem ao menos noções de Direito constitucional ou noções de direito administrativo em seus conteúdos, sendo que a maioria deles aborda legislações específicas ou algum regimento interno, o que faz com que alunos de direito interpretem e associem essas normas com maior facilidade, devido à familiaridade.

Quando pensamos nas melhores formações para quem quer ser servidor público e buscamos aquela que nos possibilite melhores oportunidades é fundamental olharmos tanto para os editais que exigem esse curso específico, como também para outros editais que essa formação superior nos permita ter mais oportunidades, sendo esse o principal aspecto que faz o curso de direito ganhar destaque.

Em uma análise dos últimos 6 editais da Cebraspe, que estão como Novos ou Inscrições abertas, observamos que das 741 vagas ofertadas para cargos efetivos, 31 são exclusivas para graduados em Direito. Das outras 710 vagas, 624 são para cargos em nível superior de qualquer área, 12 para profissionais de TI e 74 para graduações diversas, como psicologia, arquivologia, arquitetura.

2.      TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

A área da Tecnologia da Informação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos devido principalmente à expansão do mundo digital e a substituição de tecnologias, o que reflete na utilização de elevado número de dados e maior necessidade de profissionais nessa área.

É comum observarmos a migração para o mundo digital principalmente em bancos e empresas privadas, mas órgãos e entidades públicas não estão fora dessa tendência. Hoje em dia diversos serviços públicos, que antes levavam dias para serem realizados e o cidadão tinha que enfrentar um processo as vezes muito burocrático, podem ser realizados facilmente a partir de um computador, na própria casa. É o caso de certidões, documentos de veículos, petições em processos, guias de impostos, entre outros.

Inúmeros estudos vêm apresentando que há uma escassez de mão de obra qualificada na área de TI e acreditamos que mais oportunidades irão surgir com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pelo fato de os órgãos vão precisar se adequar às normas.

Outro ponto positivo é o fato de que os editais para diversos cargos, cada dia mais vêm exigindo conhecimentos em TI, como é o caso de alguns concursos para Auditor de Controle Externo e Auditor Fiscal.

Destacamos aqui o concurso para o Ministério da Economia que está com edital aberto para contratação temporária de 350 profissionais de TI e exige curso de nível superior na área de Informática/Computação ou de graduação em qualquer área de formação com pós-graduação em Informática/Computação.

Para aqueles que se identificam com a área de TI, trata-se de uma excelente oportunidade de escolha como nível superior.

3.      CONTABILIDADE

Normalmente quando abrem vagas para concursos específicos que exigem graduação em Ciências Contábeis, não são muitas. O que nos fez eleger a Graduação em Contabilidade como área relevante para realizar sua graduação foi o fato de ser uma ciência que exige do candidato uma dedicação extra, além de ser uma matéria cobrada com frequência em editais que proporcionam remuneração extremamente atraentes no serviço público, como é o caso do concurso da SEFAZ RR, que está previsto o preenchimento de 30 vagas.

Alguns dos cargos que mais chamam atenção para os que se interessam na graduação em Contabilidade são os de Auditor Fiscal e de Auditor de Controle, cargos esses que exigem dos candidatos um conhecimento relevante em diversas práticas contábeis.

Abaixo destacaremos algumas das principais matérias contempladas nos editais da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC/DF) e do Tribunal de Contas do DF (TC/DF), que como pode-se observar, há diversas matérias abordadas no curso de Contabilidade:

SEEC/DF

Situação: Suspenso devido à Pandemia

Cargo: Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal

Vagas: 40 + CR

Remuneração: R$ 14.970,00.

Principais conhecimentos:

– Direito administrativo

– Contabilidade Pública

– Direito Civil, Empresarial e Penal

– Economia e Finanças Públicas

– Tecnologia da informação

– Direito Constitucional

– Matemática financeira, estatística e Raciocínio Lógico

– Auditoria Fiscal do ICMS e ISS

– Contabilidade Geral e de Custos

– Direito Financeiro

– Direito tributário

– Legislação tributária

TC/DF

Situação: Suspenso devido à Pandemia

Cargo: Auditor de Controle Externo

Vagas: 10 + CR

Remuneração: R$16.673,35

Principais conhecimentos:

– Direito administrativo

– Contabilidade Pública

– Controle Externo

– Economia

– Direito Constitucional

– Matemática financeira e finanças corporativas

– Estatística e Raciocínio Lógico

– Auditoria Governamental

– Direito Civil e Processual civil

– Contabilidade Geral e Análise das demonstrações contábeis

– AFO

4.      ADMINISTRAÇÃO

Além dos concursos específicos para nível superior em administração, a graduação em administração proporciona ótima base de conhecimentos para uma enorme gama de concursos para concursos que exigem apenas nível médio e também para os de nível superior que não especificam a área de formação.

Vários editais, para importantes concursos, cobram matérias que se relacionam com a graduação em Administração, como Gestão de competências, Planejamento Estratégico, Processos Organizacionais, Gestão de Projetos e Empreendedorismo, o que proporciona uma maior chance de “sair na frente” para os formados em Administração. Porém, por ser possível que pessoas formadas em outros cursos também poderão se candidatar, a concorrência para essas vagas pode ser maior.

5.      ECONOMIA

A Economia, como o curso de Contabilidade, é um curso que aborda inúmeras matérias importantes para grandes concursos públicos, o que é um diferencial para os alunos que pretendem realizar concursos que exigem conhecimentos mais aprofundados nas áreas de finanças, orçamentos, planejamento e finanças públicas.

Dois importantes editais previstos e que devemos ficar atentos é o do Banco Central (Bacen), o qual deverá contemplar 260 vagas e o do Tribunal de Contas da União (TCU), com previsão de 30 nomeações.

Para aqueles que têm afinidade com as disciplinas de economia, saibam que é uma excelente escolha para a sua formação pelo fato de que o curso é bastante abrangente e permite ao aluno se familiarizar com assuntos cobrados frequentemente em vários editais.

6.      ENGENHARIA

Diversos estudos indicam que possuir formação em Engenharia é uma vantagem para os candidatos a um dos concursos mais cobiçados, o da Receita Federal do Brasil-RFB. Isso se deve ao fato de que as engenharias são graduações em exatas, que exigem muito conhecimento técnico e lógico, sendo considerado como uma vantagem competitiva no Concurso da RFB.

O Cargo de Auditor da Receita Federal exige apenas formação em qualquer curso superior e na lista de aprovados da Receita Federal, candidatos com formação acadêmica em Engenharia são frequentes, abaixo segue um vídeo para quem tiver maiores interesses no concurso da Receita Federal do Brasil.

Existem diversos segmentos de Engenharia, como Engenharia Civil, Agrícola, Elétrica, Mecânica, Ambiental, Aeronáutica, de Materiais, de Alimentos, de Produção, Química, entre outras. São várias as oportunidades de concursos públicos para as áreas específicas da Engenharia. Para você que já é formado e deseja ser aprovado em concursos de engenharia, assista os 10 passos para ser aprovado nos concursos de Engenharia

QUAIS AS MELHORES FORMAÇÕES PARA QUEM QUER SER SERVIDOR PÚBLICO?

Em uma análise geral, por se tratar de uma escolha que implica em inúmeras subjetividades, afinidades e interesses pessoais é difícil simplesmente elencarmos qual é a melhor graduação para você que está em busca do sonhado cargo público.

O que buscamos trazer nesse artigo foi uma análise das melhores formações para quem quer ser servidor público e as oportunidades que cada curso de nível superior pode oferecer. Para, a partir disso, os alunos poderem tomar uma decisão com maiores informações.

Segue abaixo um resumo dos principais aspectos que devem ser levados em consideração acerca de cada curso.

Direito

  • Concursos constantes;
  • Elevado número de vagas;
  • Possibilidade das maiores remunerações para concursos públicos;
  • Ótima base de conhecimentos para diversas matérias cobradas nas provas de concursos públicos;
  • Juiz – Procurador – Delegado – Defensor público.

Formação em TI

  • Área em grande expansão;
  • Escassez de profissionais;
  • Matéria vem sendo cobrada em muitos outros editais não específicos para TI;
  • Auditor Fiscal – Auditor de Controle – Administrador de redes – Desenvolvedor.

Contabilidade

  • Contempla matérias importantes em alguns dos concursos mais concorridos;
  • Proporciona ótima base para concursos de diversas áreas;
  • Auditor Fiscal – Auditor de Controle – Analista – Contador.

Administração

  • Concursos frequentes;
  • Muitas matérias em comum com diversos editais de concursos públicos;
  • Ótima oportunidade também para concursos de nível médio;
  • Analista/ Assistente administrativo – Administrador – Regulador.

Economia

  • Contempla matérias frequentes em alguns dos concursos mais concorridos;
  • Proporciona base de conhecimentos para diversos concursos;
  • Economista – Auditor Fiscal – Auditor de Controle – Regulador.

Engenharia

  • Formação que exige muita dedicação;
  • Proporciona sólida base de conhecimentos que agrega em vários concursos;
  • Engenheiro – Auditor Fiscal – Regulador.

Conclusão

É notório que há áreas que proporcionam melhores formações para quem quer ser servidor público e subsidiam uma preparação mais consistente, isso porque abrangem um rol mais extensivo de assuntos amplamente cobrados em concursos, como é o caso de Direito, Contabilidade e atualmente de TI.

No processo de escolha de uma área a ser seguida é importante termos em mente que a nossa formação não deverá ser apenas um meio para obtermos sucesso financeiro, reconhecimento ou estabilidade, mas também a escolha de uma formação em que realmente nos identificamos e que nos proporcionará alcançar objetivos pessoais, familiares e, claro, profissionais.

Sistema de Questões 

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis! 

ASSINE AGORA – Sistema de Questões 

Assinatura Anual Ilimitada* 

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos. 

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.