Artigo

Literatura brasileira – Tropicalismo – ENEM

Literatura brasileira – Tropicalismo – ENEM

Olá, galerinha esperta! Sabe o que cai muito na prova de Literatura do ENEM? Vejam:

TROPICALISMO

logo-tropicalia

A Tropicália foi um movimento na música popular brasilera, surgido no final dos anos 1960, influenciado pelos movimentos de vanguarda e pela cultura pop, isto é, misturava a cultura brasilera a outras estéticas. Como o Brasil vivia o clima da Ditadura Militar, o movimento amalgamou-se sob o objetivo de combater esse regime através da música. O nome do movimento se deu pela imprensa, que assim os rotulavam, a partir da obra de Helio Oiticida (ver aula passada).

A inovação estética, para a Tropicália, era a arma contra o sistema. O movimento criava músicas não só militantes, mas que pudessem ser atemporalmente apreciadas através da inovação linguística (linguagem poética) e que misturassem a cultura popular à erudita. Dessa forma, o conteúdo direto das letras não se relacionava às questões políticas, mas podiam ser interpretadas por esse viés. Por isso, também eram críticos por aqueles que defendiam as músicas de protesto, pois acreditavam que os Tropicalistas não possuíam o engajamento necessário para a época e que a mescla de instrumentos populares e eruditos era uma heresia. Você se lembra da vanguarda brasileira inspirada nas vanguardas europeias? Então, a Antropofagia, proposta durante as décadas de 1920 e 1930, foi uma influência para os Tropicalistas, bem como o a Pop Art e o Concretismo brasileiro.

TROPICALISTAS

Os principais nomes relacionados ao Tropicalismo foram Caetano VelosoGal CostaGilberto Gil e Tom Zé. O movimento nasceu no nordeste brasileiro, mais especificamente na Bahia. O pontapé foi dado a partir do Festival de Música Popular Brasileira (festivais promovidos pela Rede RecordGlobo). Nesse festival, Caetano Veloso interpretou “Alegria, Alegria”, em 1967, e Gilberto Gil interpretou “Domingo no Parque“, ao lado da banda Os Mutantes.

As letras para o deleite de vocês:

ALEGRIA, ALEGRIA

Caminhando contra o vento
Sem lenço, sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou

O sol se reparte em crimes,
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e brigitte bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou

(…)

DOMINGO NO PARQUE

O rei da brincadeira (ê, José) 
O rei da confusão (ê, João)
Um trabalhava na feira (ê, José)
Outro na construção (ê, João)

A semana passada, no fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde saiu apressado
E não foi pra Ribeira jogar capoeira
Não foi pra lá, pra Ribeira, foi namorar
O José como sempre no fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio
Foi no parque que ele avistou Juliana
Foi que ele viu
Foi que ele viu Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João
O espinho da rosa feriu Zé
E o sorvete gelou seu coração

(…)

No final de 1968, o movimento começa a se desmantelar. Em uma apresentação Caetano Veloso teria “desrespeitado” a bandeira e hino do Brasil, o que motivou sua prisão e exílio no Reino Unido. Após esse episódio, marcado como o fim do movimento, aparecem os Pós-Tropicalistas, de caráter soturno e sombrio, cuja temática principal era a morte. Dessa época, podemos citar nomes como Jards Macalé, Sérgio Sampaio, Jorge Mautner e Secos & Molhados. Assumiam também posturas mais hippies, como os Novos Baianos.

CAETANO VELOSO (1942)

Caetano ainda é produtor de inúmeros sucessos, mas sua influência da Tropicália, movimento do qual foi precursor, ainda é notoriamente visível em suas criações. Ao lado do também baiano, Gilberto Gil. O disco conjunto entre Gil, Caetano, Tom Zé, Os Mutantes entre outros, Tropicalia ou Panis et Circencis, de 1968, é o marco do Tropicalismo.

GILBERTO GIL (1942)

Antes de fazer sucesso tocando Domingo no Parque com Os Mutantes, no III Festival de Música Popular Brasileira, Gilberto Gil já havia feito um espetáculo em Salvador, junto com Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia. Gil e Caetano Veloso foram os precursores da Tropicália, que questionada como subversiva pelo regime autoritário do país os levaram ao exílio, em 11972.

Meus queridos, fiquem com o Estratégia ENEM para detonarem na prova!!!

Abraço e ótimos estudos!

Rafaela Freitas.

Conheça os nossos cursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa/?q=enem

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Qual as características do tropicalismo?
    Beatriz em 12/05/20 às 14:49