Artigo

Língua Portuguesa no ICMS-SC 2018

Olá, pessoal.

Escrevo esse artigo para falar dos assuntos de Língua Portuguesa que foram cobrados na prova do ICMS-SC 2018.

Ao todo foram 25 questões de Português. Analisando a prova como um todo, observamos que três assuntos se destacaram como os mais cobrados na prova: Interpretação de Textos, Concordância e Regência/Crase. Cada um desses assuntos foi explorado em 6 questões. Em seguida, vêm os assuntos Semântica e Pontuação, cobrados em 4 questões cada um deles.

Aqui vale uma ressalva: se levarmos em consideração apenas as questões que versavam sobre um único assunto, observamos que os mais cobrados foram Interpretação de Textos e Semântica. Isso porque as 6 questões daquele e as 4 questões deste tratavam apenas desses assuntos. Isso significa que esses dois assuntos representaram 40% dos pontos de Português.

A propósito, essa tendência foi mostrada no Passo Estratégico do ICMS-SC, onde mostramos que esses dois assuntos foram os mais cobrados nas provas de Português da FCC em concursos da área fiscal nos últimos 6 anos – 34,8% (Interpretação de Texto) e 14,2% (Semântica). Ou seja, de acordo com o levantamento que fizemos no Passo Estratégico, os dois assuntos mais cobrados representaram 49% das questões de Português, percentual próximo ao que se observou nessa prova do ICMS-SC 2018 (40%).

No caso específico de Semântica, falamos, no Passo Estratégico do ICMS-SC, que a maior parte das questões desse assunto envolviam Significação de Palavras ou Expressões e Equivalência de Estruturas. E, das quatro questões que versavam sobre Semântica nessa prova do ICMS-SC 2018, duas tratavam de Significação de Palavras (21 e 22) e duas tratavam de Equivalência de Estruturas (3 e 24).

Além da previsão de quais seriam os assuntos mais cobrados em Língua Portuguesa no ICMS-SC, nas aulas do Passo Estratégico foram mostrados diversos exemplos de questões desse tipo em provas anteriores da FCC, principalmente da área fiscal.

Toda essa análise mostra a importância de fazer uma preparação com foco nos assuntos mais cobrados pela banca. É o que procuramos fazer no âmbito do PASSO ESTRATÉGICO.

Por ora, é isso, pessoal. Àqueles que se saíram bem na prova, deixo meus parabéns. Já àqueles que não foram tão felizes, deixo uma mensagem de força, para que não desanimem. Outros bons concursos virão pela frente.

Forte abraço,

Charles Souza

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.