Artigo

Quais as lições das provas de controle da FGV em 2022?

Fala, galera, beleza? Historicamente a banca Cespe/Cebraspe tinha tradição de organizar os principais concursos da área de Controle, sendo referência na área. Todavia, a partir de 2021 começamos a observar uma ascensão da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

A FGV foi contratada para organizar um grande número de concursos da área de Controle. E não são concursos pequenos, são concursos importantes, de âmbito nacional, como é o caso dos concursos do TCU (Tribunal de Contas da União) e da CGU (Controladoria Geral da União), que tiveram editais publicados em 2021 e provas aplicadas em 2022.

Lições das provas de Controle da FGV em 2022

Por conta disso, neste artigo vamos trazer algumas lições das provas de Controle da FGV em 2022. Nosso objetivo é ajudar você, caro leitor, a ter mais ferramentas para encarar essa banca tão temida por muitos candidatos. Vamos lá!

Quais os concursos organizados pela FGV em 2022?

Concursos de Controle da FGV encerrados

Vamos fazer uma breve análise de concursos organizados pela FGV cujas provas foram aplicadas em 2022. Nesse grupo, podemos mencionar os concursos do TCU, da CGU, da SEFAZ AM (cargo de Auditor Estadual de Finanças e Controle) e do TCE TO (Tribunal de Contas do Estado do Tocantins).

Concursos de Controle da FGV em andamento

Entre os concursos organizados pela FGV que ainda estão em andamento, temos os concursos do TCE ES (Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo) e da CGE SC (Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina).

Administre o tempo de prova

Um ponto fundamental para se ter um bom desempenho em provas organizadas pela FGV é a boa administração do tempo de prova. Isso ocorre pelo fato de que a FGV muitas vezes traz questões extensas e/ou complexas, demandando que o candidato gaste esse precioso recurso para ganhar alguns poucos pontos.

Acontece que nem todas as questões das provas possuem essa característica de complexidade e/ou extensão. A banca também coloca questões mais curtas e/ou simples para balancear a prova. É muito importante que o candidato faça um “scanning” da prova para identificar quais são essas questões que oferecem pontos com menor dispêndio de tempo.

Após garantir esses pontos, o candidato pode usar o tempo restante para pontuar nas questões mais extensas e/ou complexas. Essa estratégia também pode proporcionar maior conforto emocional, uma vez que parte da prova já estará resolvida e com pontos garantidos. Resolver aquelas questões das quais você possui certeza da resposta será muito interessante para levantar sua moral.

Além disso, também é fundamental que o candidato consiga ter o “feeling” das questões que estão em um nível muito alto de dificuldade. Esse contexto ocorreu na prova do TCU, especialmente na matéria de Análise de Dados. Essa disciplina possuía um grande peso naquela prova (18% dos pontos da prova objetiva), então muitos candidatos foram direto para essas questões. O problema é que eram questões extensas e complexas. Muitos utilizaram demasiado tempo e conseguiram poucos pontos ali, o que acabou sendo um erro fatal. Pontos menos difíceis de se conseguir em outras disciplinas deixaram de ser conquistados. E também foram poucos os candidatos que tiveram um ótimo desempenho no concurso tendo a disciplina de Análise de Dados como seu diferencial, ou seja, foi uma disciplina em que todo mundo “foi mal”.

Sem dúvidas, a necessidade de se ter uma boa administração do tempo de prova é uma das principais lições das provas de Controle da FGV em 2022. Sugerimos também um artigo de nosso site contendo dicas de estratégia de prova para FGV.

Foque nas discursivas da FGV

Pois é, meus amigos. As provas de Controle, especialmente nos concursos grandes, trazem muitos pontos a serem conquistados na prova discursiva. A banca FGV é conhecida por ser ortodoxa na elaboração de suas questões discursivas, isto é, “não inventa moda”. São cobrados assuntos que são esperados nesse contexto, como é o caso da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), das Leis de Licitações, etc.

Exemplos disso são os concursos do TCU e da CGU. No primeiro caso, a peça de natureza técnica abordou diversos aspectos da LRF. Já no segundo, tivemos a cobrança de diversos temas recorrentes em AFO (Administração Financeira e Orçamentária) além de jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) acerca de licitações.

Dessa forma, é esperado que a banca traga assuntos tradicionais, dificilmente a banca irá inovar e trazer algum ponto muito específico e pouco explorado em provas. Isso permite que o candidato possa se preparar para ter um bom desempenho na prova discursiva e galgar muitas posições na classificação final.

Resolva questões de provas anteriores da FGV

A resolução de questões é um dos principais instrumentos de preparação para concursos públicos. Permite a fixação de conteúdos, estimula o resgate de memórias de conteúdos estudados e alerta o candidato para assuntos que são mais relevantes para fins de prova.

Somado a isso, temos o fato de que as bancas tendem a repetir a cobrança de alguns assuntos, muitas vezes com questões bem parecidas. Com a FGV não é diferente. O candidato não pode desperdiçar pontos com questões que já foram cobradas anteriormente de forma similar. Notadamente porque a FGV costuma elaborar questões difíceis e/ou complexas, então todo ponto conquistado é valioso para sobreviver no certame.

Para te ajudar a direcionar para assuntos historicamente cobrados pela FGV, temos um artigo com análise estatística de cobrança dessa banca em diversas matérias.

Não trave nas matérias difíceis

Muitos candidatos se frustram com a FGV porque essa banca tradicionalmente “pega pesado” em algumas disciplinas, tendo um estilo de cobrança bem peculiar. Um dos principais casos é a matéria de Português, na qual muitos candidatos, inclusive os aprovados, pontuam menos do que quando realizam provas de Português de outras bancas. Outro caso é o de Contabilidade Geral, matéria na qual a FGV historicamente traz muitas questões envolvendo cálculos extensos.

Uma dica que pode ajudar o candidato é reduzir suas expectativas. Aceite que a média geral de todos nessas matérias difíceis é mais baixa quando se trata de FGV. Não é produtivo esperar que você tenha um desempenho similar no Português da FGV ao de uma outra banca que historicamente elabora questões mais “acessíveis”. É claro que isso não significa que você deve se contentar com uma preparação ruim. Nossos cursos sempre vão te ajudar a obter um desempenho satisfatório mesmo nessas matérias consideradas mais complicadas.

Faça o melhor, persista em seus estudos e se habitue a resolver questões e provas específicas da FGV. Por mais que seja frustrante errar mais do que o normal, acredite, esse treino fará muita diferença no dia da prova. Você estará mais preparado do que seus concorrentes para enfrentar esse desafio.

Tenha continuidade

Não é segredo algum que persistir na jornada de concursos é essencial para conseguir a tão desejada aprovação. Infelizmente, muitos concurseiros abandonam a jornada nos momentos complicados. Aqui não tem muita novidade. Mas é importante continuar fazendo concursos, por mais que sejam seguidos certames elaborados pela FGV.

Estamos dizendo isso porque a banca FGV, assim como outras bancas, traz conteúdos programáticos extremamente parecidos quando elabora seus editais. Veja o caso de Português dos concursos do TCU, da CGU e da Sefaz AM: a ementa é extremamente semelhante! Isso liga um sinal de alerta para o concurseiro no sentido de que o estudo de um concurso para o outro pode ser aproveitado em grande parte.

Para ilustrar o que estamos dizendo, o mesmo fenômeno ocorreu em Língua Inglesa entre os concursos do TCU e da CGU. O conteúdo programático de Direito Constitucional do TCU e da Sefaz AM (cargo de Auditor de Finanças e Controle) é exatamente igual. Sugerimos que você, caro amigo, compare as ementas dos editais elaborados pela FGV em 2022 em várias matérias. Certamente concluirá que há muitas semelhanças.

Fica aqui mais uma das lições das provas de Controle da FGV em 2022: nada é em vão. Tudo é aproveitado durante a jornada de concursos. O conhecimento vai se acumulando até o momento em que a aprovação é conquistada.

É isso, pessoal. Encarar a banca FGV é sempre um desafio. Mas é algo que pode ser feito, utilizando as lições das provas de Controle da FGV em 2022 que passamos neste artigo. Não deixe de conferir nossos cursos, campeões de aprovação. Conte sempre conosco em sua jornada!

Quer saber tudo sobre os concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.