Artigo

Lazer é um aliado ou um inimigo do concurseiro?

Confira neste artigo informações sobre os benefícios do lazer na qualidade de vida humana e dicas de como conciliar o lazer com a rotina de estudos.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, abordaremos uma questão relevante: o lazer é um aliado ou um inimigo do concurseiro?

Para um melhor atendimento do assunto, abordaremos os seguintes tópicos:

  1. Definição de lazer
  2. Os benefícios do lazer no organismo humano
  3. Como conciliar o lazer com os estudos?
  4. Sugestões de atividades
  5. Considerações finais
  6. Referências bibliográficas

1. Definição de lazer

Primeiramente, o conceito de lazer pode ser um pouco subjetivo, devido às suas diversas facetas.

O lazer traz diversos benefícios para os indivíduos.
O lazer traz diversos benefícios para os indivíduos.

Com a finalidade de facilitar o entendimento desse conceito, resolvemos trazer a definição que o dicionário Oxford fornece sobre o lazer: “tempo que sobra do horário de trabalho e/ou do cumprimento de obrigações, aproveitável para o exercício de atividades prazerosas; por metonímia, atividade que se pratica nesse tempo”.

Desse modo, conseguimos extrair de informação que o lazer está relacionado a atividades, praticadas após o término de suas obrigações de trabalho e de estudo, que geram prazer aos indivíduos, .

2. Os benefícios do lazer no organismo humano

Conforme estudos conduzidos por Steven et al. (2012), atividades físicas de lazer podem trazer diversos benefícios ao corpo humano, entre eles podemos destacar o aumento da longevidade.

Ademais, as atividades de lazer podem ser importantes aliadas no combate ao estresse e à ansiedade. Decerto, essa é uma vantagem que não precisamos descrever muito, uma vez que os nossos amigos concurseiros não sofrem desses males, não é mesmo?

Enfim, brincadeiras à parte, um dos grandes desafios dos alunos é a manutenção da saúde psicológica, mesmo diante de possíveis reprovações e percalços no caminho.

Segundo um dito famoso de Décimo Júnio Juvenal, um poeta dos idos da Roma antiga, mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são”).

Embora muito tempo tenha se passado desde os tempos romanos clássicos, a afirmativa segue válida, uma vez que uma mente em desequilíbrio pode afetar drasticamente o desempenho das pessoas em suas atividades diárias.

Dessa forma, façamos uso da ferramenta lazer para o aumento da nossa produtividade e da nossa qualidade de vida.

3. Como conciliar o lazer com os estudos?

Em primeiro lugar, pode ser que você esteja achando bonita a teoria da importância do lazer, mas achando-a inviável na prática.

De fato, esse é um grande desafio, já que muitas pessoas possuem rotinas extremamente exigentes e, assim, encontrar um tempo para o estudo e para o lazer pode parecer impossível.

Todavia, estudemos formas de conciliar o lazer com os estudos.

Estudante em período integral e o lazer

Caso você seja um estudante em “full-time”, a inserção de atividades prazerosas de lazer é uma tarefa mais fácil, devido ao tempo disponível. Aliás, as atividades de lazer podem servir como recompensas por metas de estudos atingidas.

Só para exemplificar, imagine que você estabeleça que vai estudar três matérias durante o período da manhã. Por que não adicionar pequenas atividades de lazer entre uma matéria e outra?

Desse modo, o corpo pode ficar mais relaxado e mais apto a absorver mais conteúdo no período de estudo posterior.

Estudante em período parcial e o lazer

Com certeza, a rotina que envolve trabalho e estudo demanda muito mais sacrifício do estudante. Afinal, todo momento passa a ser preciosa oportunidade de estudo.

Entretanto, mesmo assim é possível introduzir o lazer à rotina diária. Uma das primeiras formas é tentar se divertir em atividades comuns do dia a dia, de tal forma que o seu tempo de estudo não fique comprometido.

Por exemplo, imaginemos a rotina de limpar a casa. De fato, uma atividade que pode ser cansativa.

Contudo, imaginemos a mesma atividade com uma única diferença: você, agora, está escutando e cantando as músicas do seu artista preferido, enquanto limpa a casa.

Para os amantes da música, sem dúvida, essa atividade doméstica pode ficar muito mais interessante e prazerosa.

Ademais, outra forma é buscar realizar mais exercícios físicos. Por mais que a rotina seja apertada, tente evitar os elevadores e opte por utilizar as escadas.

Além de promover a melhora no condicionamento físico do indivíduo, o exercício físico injeta vários hormônios, como a endorfina, na circulação sanguínea, promovendo, assim, a sensação de bem-estar e a melhora da concentração.

Por fim, não olvidemos desse importante aliado nos estudos, busquemos encontrá-lo, mesmo que em atividades banais.

4. Sugestões de atividades de lazer

Primeiramente, não pretendemos estabelecer um rol taxativo de sugestões. Afinal, o que pode ser prazeroso para uma pessoa, pode ser estressante para outra.

Desse modo, pondere aquilo que for útil e compatível ao seu perfil e pense em outras formas de lazer também.

Caminhada e corrida ao ar livre

Com certeza, uma opção a ser considerada, uma vez que, além dos benefícios anteriormente citados da prática esportiva, essa atividade pode potencializar o efeito de aumento de bem-estar, quando feita ao ar livre.

De fato, não é uma prática fácil de ser adotada em todas as cidades, devido ao aspecto de segurança e ao aspecto urbanístico de cada lugar (além disso, a pandemia tem dificultado também).

No entanto, caso seja possível, dê uma chance para essa atividade.

Prática de esporte

Em primeiro lugar, pensemos em um cenário pós-pandemia, em que seja possível retomar um contato mais próximo. Nesse cenário, as atividades de trabalho em equipe podem ser uma ótima maneira de aliviar as tensões da semana.

Meditação

Sem dúvida, uma prática que auxilia a pessoa a reduzir os seus níveis de estresse e a aprender a controlar os níveis de ansiedade.

Ademais, a meditação é uma atividade que requer poucos recursos e que pode ser feita em, praticamente, qualquer lugar.

Artesanato

Decerto, esse tipo de atividade demanda uma grande concentração e auxilia no desenvolvimento de uma excelente destreza manual. Além disso, ainda serve como hobby relaxante para muitas pessoas.

Então, caso você goste de atividades manuais e deseje aprender algo novo, o artesanato pode ser uma boa opção.

Atividades de assistência social

Nesse contexto de pandemia, temos observado, em nossos lares ou em nossos círculos sociais, histórias bem complicadas.

Afinal, a crise econômica dos últimos anos, aliada aos efeitos trazidos pela pandemia do novo coronavírus, colocaram muitas famílias em condição de vulnerabilidade social.

Assim sendo, uma atividade que, talvez, não possamos dizer que seja de lazer, mas que pode ser muito contributiva para a sociedade, além de muito prazerosa, é a assistência social. Com certeza, existem várias causas necessitando de ajuda em sua cidade.

Por vezes, acreditamos que vamos ajudar, mas, frequentemente, os maiores ajudados são os voluntários ao terem contato com verdadeiros heróis ocultos. Pessoas que enfrentam situações muito adversas, mas que a encaram com um sorriso no rosto, buscando, ainda, auxiliar outras pessoas.

Desse modo, aproveitando as lições que o covid trouxe de que todas as pessoas do mundo estão, de certa forma, interligadas, as atividades de assistência social podem ser uma excelente atividade para introduzir na rotina.

Aprenda um instrumento musical

Inegavelmente, a música traz diversos benefícios para as pessoas. Quanto ao aprendizado de um instrumento, esses benefícios podem ser ampliados, uma vez que essa atividade gera mudanças positivas na atividade neural dos indivíduos.

Além disso, não é uma atividade que demanda muito tempo (para os músicos amadores) e que pode ser conciliada entre uma sessão de estudo e outra.

Por fim, veja uma lista de benefícios que a música pode proporcionar, clicando nesse link.

5. Considerações finais

Primeiramente, buscamos trazer uma questão importante e que, por vezes, esquecemos de considerar em nossa rotina.

Sem dúvida, é difícil prescrever um procedimento que se adapte à vida de todos os nossos amigos concurseiros. Afinal, há o caso de pessoas que dispõem de bastante tempo em suas rotinas e outras que o tempo é escasso.

Ademais, uma atividade prazerosa e relaxante para um indivíduo pode ser estressante para outro sujeito.

Em suma, algo que não pode ser negado é a importância de atividades de lazer para a manutenção das funções cerebrais e orgânicas, podendo, assim, contribuir para uma melhora na qualidade de vida do estudante e para um aumento de performance nos estudos.

Assim sendo, devemos tentar incorporar o lazer em nossas vidas, com o tempo e com as formas que dispomos no momento.

Por fim, não nos esqueçamos que o corpo humano é uma máquina, que deve ser mantida revisada para que possa funcionar bem. Nesse sentido, o lazer é uma importante ferramenta para a manutenção da saúde e para a obtenção da tão desejada aprovação.

Desejo a todos saúde, sucesso e foco nos estudos!

Um grande abraço!!

6. Referências bibliográficas

MOORE, Steven C. et al. Leisure time physical activity of moderate to vigorous intensity and mortality: a large pooled cohort analysis. PLoS Med, v. 9, n. 11, p. e1001335, 2012.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.