Artigo

Resumo da ITG 2000 – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL para o TJ SP

Vamos começar o estudo de uma importante norma para sua aprovação no concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo, cargo de contador judiciário. Vamos fazer uma análise da ITG 2000 para o TJ SP.

ITG 2000 para o TJ SP

ITG é a sigla para Interpretação Técnica Geral e faz parte das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

A ITG 2000 estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, e iremos reunir nas próximas linhas as informações mais relevantes para a prova do Tribunal de Justiça de São Paulo.

ITG 2000 para o TJ SP: formalidades da escrituração contábil

Traremos neste tópico informações muito importantes para a sua prova do TJ SP, por isso fique atento aos detalhes.

Para fins de padronização das informações apresentadas pela contabilidade das entidades, a ITG 2000 prevê algumas formalidades que devem ser cumpridas na escrituração.

A escrituração dos fatos contábeis deve ser executada em idioma e moeda nacionais; em ordem cronológica; sem espaços em branco, entrelinhas, borrões; com base em documentos que comprovem os fatos contábeis.

A ITG 2000 não estabelece um plano de contas, ou o nível de detalhe a ser evidenciado, já que essas informações dependem da necessidade de informações dos usuários, além de outros dados, como a complexidade da entidade.     

Abaixo listamos os itens que devem compor um lançamento contábil:

  • data em que o fato contábil ocorreu;
  • conta devedora;
  • conta credora;
  • histórico que explique o fato contábil;
  • valor do registro contábil;
  • informação que permita identificar os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

Qualquer lançamento contábil que não possua todos os elementos acima listados pode gerar dúvidas nas informações fornecidas pela contabilidade.

Além disso, quanto às contas envolvidas no lançamento, lembre-se de que podem ser utilizadas mais de uma conta a débito, e mais de uma conta a crédito.

ITG 2000 para o TJ SP: livro diário e livro razão

Vamos avançar no nosso estudo sobre a ITG 2000 para o concurso do TJ SP.

Iremos ver agora as previsões da Interpretação sobre dois importantes livros contábeis, que estão dentre os obrigatórios, já que a escrituração contábil deve ser organizada dessa forma, de modo a facilitar consultas e possíveis fiscalizações.

O Livro Diário, como seu nome já indica, deve ser organizado de forma cronológica, por dia. Nesse modo de organização, é possível verificar as transações reconhecidas contabilmente a cada dia.

Diferentemente, o Livro Razão é organizado por conta, assim, ficam agrupadas todas as transações ocorridas em determinada conta.

Tanto o livro diário, quanto o livro razão devem ser encadernados e numerados sequencialmente. Quando digitais, devem ser assinados digitalmente, não havendo necessidade de impressão e encadernação em forma de livro.

ITG 2000 para o TJ SP: retificação de lançamento contábil

Vamos analisar agora também, na nossa preparação para o concurso do TJ SP, outro tópico que vislumbramos muitas chances de cobrança em prova.

Como vimos acima, os lançamentos não podem ser objeto de rasuras, logo, caso ocorra algum erro, a forma correta de retificação é por meio de outro lançamento.

Dessa forma, a norma lista três formas de retificação dos lançamentos realizados:

  • estorno;
  • transferência;
  • complementação.

Vamos analisar cada um desses modos de retificação, pois a banca do TJ SP pode tentar confundir você, trocando os conceitos, então fique atento!

O estorno é a realização do lançamento inverso ao lançamento realizado de forma errônea. Assim, a conta anteriormente debitada será agora creditada, e a conta credita, deve ser debitada, ambas no mesmo valor.

Dessa forma, o lançamento reconhecido anteriormente será totalmente anulado.   

Já a transferência pode ser realizada quando for utilizada apenas uma das contas incorretas, débito ou crédito. Desse modo, transfere-se o valor lançado na conta incorreta para a conta devida, corrigindo o lançamento.  

Por último, temos a complementação, que consiste em regularizar o valor anteriormente contabilizado. É um lançamento realizado para complementar, aumentando ou diminuindo o lançamento inicialmente realizado.   

Por fim, a norma prevê que os lançamentos de retificação devem evidenciar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.

TJ SP: preparação

Estas são as principais informações sobre a ITG 2000 para o concurso do TJ SP.

A norma é bastante curta, mas cheia de detalhes, por isso vale a pena dar uma atenção especial às suas disposições pois podem valer pontos preciosos na hora da prova.

Fique bastante atento aos dados que trouxemos aqui e não deixei de treinar por meio de muitas questões. Com certeza fará diferença na sua preparação.

Bons estudos, concurseiro!

Garanta a sua vaga no concurso da TJ SP com os cursos que preparamos para você!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2025

Concursos 2026

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.