Artigo

INSS: Bateria de Questões Comentadas de Noções de Informática.

Introdução

Finalmente foi publicado o tão aguardado Edital do INSS! Para deixar você bem “afiado”, o Estratégia Concursos está elaborando uma série de artigos especiais sobre o concurso, com conteúdos gratuitos e dicas exclusivas para elevar o nível da sua preparação. Neste artigo, vamos falar da disciplina Noções de Informática.

Hoje vamos apresentar uma proposta diferente: selecionamos 30 questões focadas no conteúdo de Informática Básica para exercitarmos juntos. Isso mesmo, serão 5 questões de cada tópico do Edital para praticar e testar seus conhecimentos! Veja o que vamos abordar:

Tópicos Abordados:

  • Questões de “Conceitos de Internet e Intranet.” para Noções de Informática do INSS
  • Questões de “Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.” para Noções de Informática do INSS
  • Questões de “Conceitos e modos de utilização de aplicativos para a edição de textos, planilhas e apresentações com a suíte de escritório Microsoft Office.” para Noções de Informática do INSS
  • Questões de “Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10.” para Noções de Informática do INSS
  • Questões de “Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico.” para Noções de Informática do INSS
  • Questões de “Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.” para Noções de Informática do INSS

Como estaremos focados nas questões, você vai notar que esse artigo será mais objetivo do que os demais. Assim, a nossa recomendação é que a sua leitura seja feita após estudar o conteúdo.

No entanto, se você não conhecer nada da disciplina de Noções de Informática, sugerimos que faça a preparação por outros materiais do Estratégia e que retorne a esse artigo quando estiver preparado.

Alternativamente, você pode também optar por realizar a leitura como um nivelamento, a fim de identificar em que ponto você se encontra.  Se o objetivo for esse, você deve inverter as posições: leia o artigo primeiro, veja as suas forças e as suas fraquezas e depois inicie os estudos. Vamos começar?

Tempo de leitura aproximada: 20 a 30 minutos

Questões de “Conceitos de Internet e Intranet.” para Noções de Informática do INSS

Questões de Informática sobre Internet

1) (Prefeitura Pires do Rio/2022) https://piresdorio.go.gov.br/ é um endereço válido da Internet e pode ser acessado com o uso de um navegador.

Comentário: O endereço citado é composto por um protocolo HTTPS e pelo domínio go.gov.br, que representa o Governo do Estado de Goiás. De fato, ele também pode ser acessado com o uso de um navegador (se estiver com dúvidas, copie e cole o endereço no seu browser e faça o teste).

Gabarito: Certo.

2) (PC-SE/2020 – Adaptada) Ao redigir um ofício destinado a uma provedora de Internet, um delegado colocou as seguintes informações a respeito de uma possível captura de dados não autorizada pelo usuário de um sistema.

Tabela 1 - Informações levantadas para a questão de Informática da PC-SE/2020.
Tabela 1 – Informações levantadas para a questão de Informática da PC-SE/2020.

A porta utilizada pelo sistema foi representada na notação v4.

Comentário: A questão trouxe diversos detalhes, mas a terceira linha do quadrinho é a que nos interessa. Não há nenhuma informação de porta, normalmente representada por um número de até 4 dígitos. Em contrapartida, o enunciado apresentou o IP.

Gabarito: Errado.

Questões de Informática sobre Intranet

3) (PF/2021 – Adaptada) Se, quando do acesso ao sítio https://www.gov.br/pf/pt-br, for visualizado o ícone de um cadeado cinza ao lado da URL, o símbolo em questão estará sinalizando que esse ambiente se refere à intranet da Polícia Federal. 

Comentário: O cadeado cinza representa que o sítio em questão é seguro. Essa segurança pode ocorrer em âmbito da Internet ou da Intranet.

Gabarito: Errado.

4) (PC-DF/2021) Sendo o HTTPS um protocolo de segurança utilizado em redes privadas de computadores, infere-se que o endereço https://intra.pcdf.df.br identifica necessariamente um sítio localizado em um servidor de uma intranet.

Comentário: Apenas com as informações fornecidas pela questão, não é possível identificar se o endereço https://intra.pcdf.df.br faria parte da Intranet ou da Internet. A nomenclatura intra, atribuída ao servidor, não significa que ele é da Intranet.

Gabarito: Errado.  

Questão de Informática sobre Internet e Intranet

5) (PRF/2021) Embora as versões mais atuais do Mozilla Firefox e do Google Chrome permitam salvar e sincronizar senhas para realizar, posteriormente, login automático em formulários de sítios da Internet, essa ação somente será possível se os sítios em questão estiverem disponibilizados em uma Intranet e utilizarem o protocolo HTTPS.

Comentário: O navegador poderá armazenar senhas independentemente se o sítio em questão for proveniente de Intranet ou Internet. Essa característica não é exclusiva da Intranet.

Gabarito: Errado.

Questões de “Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.” para Noções de Informática do INSS

Questões de Informática sobre Wiki e LinkedIn

6) (SEDUC-AL/2021) O uso da ferramenta wiki para construção de textos requer a figura de um moderador, para controle das alterações feitas pelos colaboradores.

Comentário: As ferramentas wiki (por exemplo, Wikipedia) são colaborativas, ou seja, usuários modificam o conteúdo e a estrutura de forma direta. Não há necessidade de moderador.

Gabarito: Errado.

7) (PM-AL/2021) O LinkedIn é uma solução que proporciona a criação de conexões entre pessoas e empresas, para busca e oferta de empregos, por isso não é considerado uma rede social.

Comentário: O LinkedIn é uma conhecida rede social, utilizada pelos usuários para fazer networking com pessoas de outras empresas, divulgações de currículos etc.

Gabarito: Errado.

Questões de Informática sobre Buscador do Google

8) (PM-AL/2021) O buscador Google tem um recurso que possibilita efetuar a busca de uma imagem a partir de uma palavra informada.

Comentário: No Google, é possível realizar buscas gerais, a partir de expressões digitadas, ou buscas mais específicas, exibindo apenas notícias, imagens, vídeos, mapas etc. Ou seja, é possível buscar uma imagem a partir de uma palavra.

Gabarito: Certo.

9) (PM-AL/2021 – Adaptada) Ao utilizar o buscador do Google, um usuário conseguirá buscar as palavras recursos humanos dentro de arquivos em formato .pdf que contenham essas palavras se ele inserir o seguinte texto no buscador: “recursos humanos” filetype:pdf.

Comentário: O uso de aspas duplas fará com que o Google busque exatamente pela expressão recursos humanos, da forma como foi escrita. Além disso, o comando filetype buscará apenas os resultados que contenham o tipo de arquivo *.pdf.

Gabarito: Certo.

10) (PC-DF/2021) Considere que a sintaxe “velocidade do jaguar” –carro tenha sido utilizada em uma pesquisa no Google. Nesse caso, serão mostrados resultados que contenham a frase velocidade do jaguar, com essa correspondência exata, sem a palavra carro.

Comentário: O uso de aspas duplas buscará exatamente a expressão velocidade do jaguar, da forma como foi escrita. Além disso, o sinal negativo na frente da palavra carro o excluirá dos resultados da consulta.

Gabarito: Certo.

Questões de “Conceitos e modos de utilização de aplicativos para a edição de textos, planilhas e apresentações com a suíte de escritório Microsoft Office.” para Noções de Informática do INSS

Questões de Informática sobre Microsoft Word

11) (IBAMA/2022) No Microsoft Word, para inserir uma tabela como imagem dentro de um arquivo, é necessário que a tabela esteja em formato xls.

Comentário: Se a proposta é inserir a tabela como imagem, ela deve estar em formatos de imagem conhecidos, tais como *.jpeg, *.png etc. Não há nenhuma orientação para que a tabela esteja em formato *.xls (Excel).

Gabarito: Errado.

12) (IBAMA/2022) No Microsoft Word, o layout da página na orientação paisagem permite a visualização do documento em tela na posição vertical.

Comentário: O layout da página na orientação paisagem permite a visualização do documento na posição horizontal. Em contrapartida, o layout que permite a visualização na posição vertical é denominado retrato.

Gabarito: Errado.

13) (Funpresp/2022 – Adaptada) Para abrir o arquivo Atualização_Cadastral.exe, é suficiente realizar o seguinte procedimento: acessar a pasta c:\dados\documentos_particulares\, clicar com o botão direito do mouse sobre o referido arquivo e, na lista de opções disponibilizada, selecionar Abrir com → Microsoft Word.

Comentário: O Microsoft Word é um programa que permite a edição de arquivos em formatos textuais. Por outro lado, ele não trabalha com arquivos executáveis, com formato *.exe.

Gabarito: Errado.

14) (ICMBIO/2022) No Microsoft Word, para marcar e rastrear alterações feitas durante a revisão de um documento, individual ou colaborativamente, deve-se habilitar no menu Revisão a opção Controlar Alterações e selecionar o tipo de marcação desejada.

Comentário: O recurso Controlar Alterações está disponível há algum tempo no Microsoft Word. De fato, ele permite que o usuário faça anotações no documento e disponibilize a versão revisada a outros. Em inglês, o recurso é conhecido como Track Changes.

Gabarito: Certo.

Questão de Informática sobre Microsoft Excel

15) (FUB/2022) A função DATA retorna o número de série sequencial que representa uma data específica; essa função necessita receber dois parâmetros.

Comentário: Essa função é utilizada no Microsoft Excel, representando realmente uma data específica. Entretanto, ela trabalha com 3 parâmetros: ano, mês e dia.

Gabarito: Errado.

Questões de “Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10.” para Noções de Informática do INSS

Questões de Informática sobre Explorador de Arquivos do Windows

16) (PGE-RJ/2022) Para descobrir o tipo de uma pasta, utilizando o Explorador de Arquivos do Windows 10, é suficiente clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e selecionar a opção Propriedades.

Comentário: De fato, caso a pasta esteja armazenada dentro do Explorador de Arquivos (antigo Windows Explorer), o acesso as suas informações é fornecido por meio da opção Propriedades.

Gabarito: Certo.

17) (IBAMA/2022) No Windows, o Explorador de Arquivos é a ferramenta de gerenciamento que contém a lista de pastas ou diretórios, em que se encontram os arquivos do sistema operacional e do usuário.

Comentário: O Explorador de Arquivos permite ao usuário acessar as pastas armazenadas no HD e, consequentemente, os arquivos contidos nela. Além disso, também favorece o acesso às pastas e aos arquivos gerenciados pelo sistema operacional.

Gabarito: Certo.

18) (IBAMA/2022) No Explorador de Arquivos, a opção Incluir na biblioteca permite que se organizem as pastas por grupos ou temas, de acordo com o interesse do usuário do sistema.

Comentário: A ideia da opção Incluir na biblioteca é melhorar a organização dos diretórios (documentos, imagens, músicas, vídeos etc.). Geralmente, fica disponível ao clicar com o botão direito do mouse.

Gabarito: Certo.

Questão de Informática sobre Nomenclatura de Arquivos

19) (Telebrás/2022) No Windows, podem coexistir arquivos com os nomes JANELA.TXT e janela.txt, pois o sistema operacional trata os dois como arquivos diferentes.

Comentário: Ao contrário dos sistemas operacionais da família Unix/Linux, o Windows não é case sensitive. Ou seja, não há distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Em outras palavras, nomear JANELA.TXT ou janela.txt, no mesmo diretório, é equivalente para o sistema operacional.

Gabarito: Errado.

Questão de Informática sobre Cortana

20) (Prefeitura Pires do Rio/2022) A Cortana é a assistente de produtividade pessoal da Microsoft, a qual auxilia o usuário a configurar alarmes e lembretes ou abrir aplicativos no computador.

Comentário: Cortana é um aplicativo disponibilizado pela Microsoft nas últimas versões do Windows, a fim de auxiliar o usuário na execução de tarefas rotineiras (pesquisas, calendário, contatos etc.).

Gabarito: Certo.

Questões de “Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico.” para Noções de Informática do INSS

Questão de Informática sobre Microsoft Edge

21) (PGE-RJ/2022) O Microsoft Edge, em sua versão mais atual, disponibiliza recurso que faz a leitura do texto de uma página da Web em voz alta.

Comentário: O nome do recurso é Ler em Voz Alta, podendo ser acessado por meio das Configurações do Edge. Aliás, a Microsoft disponibiliza este recurso em outros produtos, como o Microsoft Word, por exemplo.

Gabarito: Certo.

Questões de Informática sobre Mozilla Firefox

22) (FUB/2022) Caso mais de uma aba esteja aberta no navegador Firefox, é possível encerrar uma delas por meio de clique do mouse ou por meio de atalho com o teclado.

Comentário: Os atuais navegadores do mercado trabalham com o conceito de abas, que podem ser abertas e fechadas conforme a necessidade. Para fechar cada uma delas, o mouse deve ser clicado no X. Por outro lado, o Firefox oferece também a opção de encerramento pelo atalho Ctrl + W ou Ctrl + F4.

Gabarito: Certo.

23) (FUB/2022) O Firefox permite que sejam adicionadas extensões de suporte a idiomas que ajudem na tradução de páginas da Web.

Comentário: Existem plugins do Mozilla Firefox que auxiliam na tradução de páginas escritas em outros idiomas para a Língua Portuguesa (por exemplo, o Google Tradutor, uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade).

Gabarito: Certo.

Questão de Informática sobre Google Chrome

24) (ICMBIO/2022) No Google Chrome, ao se confirmar a opção Definir como Padrão, todos os links que se clicar serão automaticamente abertos nesse navegador.

Comentário: É possível ter vários navegadores instalados no mesmo sistema operacional. Entretanto, caso você defina o Google Chrome como o padrão, todos os links serão abertos automaticamente por ele.

Gabarito: Certo.

Questão de Informática sobre Correio Eletrônico

25) (ICMBIO/2022) Para enviar uma mensagem em cópia a diversos destinatários de correio eletrônico, de modo que todos eles possam conhecer os endereços dos demais, deve-se incluir os endereços na opção Cco do cabeçalho da mensagem.

Comentário: O CCO é justamente o contrário. Ele esconde os endereços dos demais destinatários. Por outro lado, para enviar uma mensagem em cópia, de modo que todos conheçam os endereços, deve-se usar o CC.

Gabarito: Errado.

Questões de “Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.” para Noções de Informática do INSS

Questões de Informática sobre Firewall e Windows Defender

26) (PGE-RJ/2022) Um firewall, mesmo o do tipo simples, garante a proteção contra todas as modalidades de ataques de computador; por isso, ele é um dos aplicativos de segurança mais confiáveis que existem.

Comentário: Não existe nenhuma ferramenta infalível contra qualquer tipo de ataque. Embora o firewall seja útil para monitorar o tráfego de entrada e saída, ele não garante a proteção se o arquivo malicioso já estiver instaurado na sua rede.

Gabarito: Errado.

27) (IBAMA/2022) O Windows Defender pode ser utilizado para dar segurança por meio tanto de firewall quanto de sistema anti-malware.

Comentário: O Windows Defender está presente nas últimas versões dos sistemas operacionais da Microsoft. Ele não dispensa a contratação de outros produtos, mas fornece uma proteção nativa com os recursos de firewall e anti-malware.

Gabarito: Certo.

Questões de Informática sobre Botnet, Adware e Rootkit

28) (PGE-RJ/2022) O botnet é um vírus projetado especificamente para mostrar, no computador do usuário, propagandas oriundas das redes sociais.

Comentário: O botnet é uma rede de computadores “zumbis”, controlados para realizar um ataque em conjunto. Não tem nada a ver com propagandas. Quem estaria mais próximo dessa definição seria o adware.

Gabarito: Errado.

29) (PGE-RJ/2022) O rootkit é um vírus que não causa dano ao computador do usuário, uma vez que sua característica principal é apagar somente os dados de dispositivos móveis como pendrives e HDs externos.

Comentário: A ação do rootkit não se restringe aos dispositivos móveis, tais como pendrives e HD externos. Ele assume o controle do sistema operacional da máquina e, muitas vezes, até do hardware, causando danos ao computador do usuário.

Gabarito: Errado.

Questão de Informática sobre Arquivos Executáveis

30) (Funpresp/2022 – Adaptada) Arquivo do tipo binário, com a extensão .exe, é imune a vírus ou qualquer outra praga virtual. Portanto, não há necessidade de se verificar o arquivo Atualização_Cadastral.exe por meio de software antivírus.

Comentário: Não existem arquivos imunes a vírus ou outros tipos de malware. Um dos mais perigosos são justamente os executáveis (*.exe). Dessa forma, é recomendável sim a sua verificação por meio de software antivírus, se houver essa possibilidade.

Gabarito: Errado.

Conclusão

Neste artigo, exercitamos 30 questões dos últimos anos da banca Cebraspe/Cespe, referente à disciplina Noções de Informática, para o INSS. Dessa forma, caso você pretenda realmente fazer o concurso, é bem provável que o nível das questões no dia da prova seja semelhante ao que apresentamos.  

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, recomendamos também a utilização do Sistema de Questões do Estratégia, como complemento à bateria que apresentamos hoje. Nesse momento, é fundamental praticar o conhecimento o máximo possível. O acesso é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.