Artigo

Como otimizar seu tempo de estudo para o INSS?

Saiba como otimizar seu tempo de estudo na preparação para o INSS.

Um dos maiores concursos públicos do Brasil está cada vez mais próximo: o concurso para o INSS. Serão ofertadas 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social, nível médio com remuneração inicial de R$ 5.447,79.

otimizar tempo INSS
Como otimizar seu tempo de estudo para o INSS?

Pessoal, como vocês devem saber, o próximo edital do Instituto Nacional do Seguro Social deve sair em breve. Já com a comissão formada, o próximo passo é a definição da banca organizadora do certame que deve ocorrer nos próximos dias.

Sendo assim, mais do que nunca, se você deseja ser aprovado nesse tão esperado concurso, este é o momento de acelerar o ritmo, pegar pesado nos estudos e conseguir fazer valer sua carga horária para chegar bem preparado no dia da prova. Até o fim desse artigo te ensinaremos a otimizar seu tempo de estudo em preparação para o INSS.

  • Instituto Nacional do Seguro Social – INSS  – Técnico do Seguro Social
  • Status: Autorizado | Comissão formada
  • Banca: a definir
  • Vagas: 1.000
  • Salário inicial: R$ 5.447,79
  • Último edital: INSS 2015

Importância de otimizar o seu tempo de estudo

Pessoal, uma das grandes dificuldades de todo concurseiro é conseguir aproveitar todo o tempo disponível para se dedicar aos estudos, seja porque não dispõem de tanto tempo de estudo ou porque, ainda que tenham muitas horas livres, simplesmente não conseguem aproveitá-las.

Saber aproveitar cada uma dessas horas até o dia da prova é fundamental, quanto mais horas você acumular de estudos de qualidade, maiores serão suas chances de ser um dos candidatos aprovados neste concorrido certame

Lembrando que o tempo que usamos para se referir aos estudos aqui, é denominado HBC: hora bunda cadeira ou hora líquida de estudos, que nada mais são que as horas cronometradas de estudos descontando-se os tempos de pausas.

Sabendo disso, manter uma boa média de HBC por dia é fundamental para acumular todo o conhecimento necessário e chegar no dia da prova com um alto desempenho.  Reforçando que aqui o que vale é a constância, manter essa HBC constante aos longos dos dias. Não será eficiente estudar 8 horas líquidas num dia e passar os outros 6 dias da semana sem estudar.

Pensando nisso, a construção e manutenção de uma rotina de estudos sólida que possa tirar o máximo que nossa carga horária tem a nos oferecer se faz essencial. Abaixo, listamos uma série de estratégias que você pode começar a utilizar hoje para conseguir estudar mais horas com qualidade e ainda otimizar seu tempo de estudo em preparação para o INSS.

1ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o INSS – Definindo uma meta de estudos realística 

A primeira estratégia para otimizar seu tempo de estudo para o INSS é rastrear suas horas disponíveis no dia. Coloque numa planilha toda sua rotina semanal de compromissos, desde a hora que acorda até a hora que vai dormir, não esquecendo de considerar todas as horas de deslocamentos, cuidados pessoais, cuidados domésticos também.

Após ter uma visão detalhada da sua rotina, você terá uma noção melhor de quantas horas, de forma realística, são possíveis de serem feitas por você em uma semana e assim estabelecer uma meta de estudos factível a sua realidade ficará mais fácil.

Além disso, ter uma meta de estudos te ajudará a manter-se motivado ao longo dos dias, porque por mais que tenhamos um objetivo final: que é ser aprovado no INSS, esse objetivo ainda está um pouco mais distante, portanto foque no HOJE, no que você pode fazer hoje para ficar mais próximo do seu objetivo final.

Se você ainda não tem o hábito de estudar, é interessante que estabeleça uma meta menor que o seu limite diário e vá aumentando aos poucos conforme sua rotina for se organizando para isso.

E lembre-se sempre, apesar da meta de estudo ser o seu objetivo diário, é sempre melhor estudar um pouco do que estudar nada. Então, se por algum motivo você não conseguir cumprir aquela meta diária, faça o tempo que for possível.

2ª Dica para o INSS – Organize intervalos de estudos

Estudar 4 horas pode parecer difícil, mas e se você fizer 1 hora pela manhã ao acordar, 1 hora no período da tarde e 2 à noite? Já não soa tão difícil e cansativo assim, correto?  Então dividir sua meta de estudos em pequenos intervalos, algo em torno de 1 a 2 horas, ajudará muito no cumprimento dessa meta.

É importante também ficar atento a si mesmo: se estiver cansado após uma longa sessão, não adianta insistir, por isso vale tirar uma pausa ou talvez seja o momento de partir para outra disciplina.

E lembrem-se: quando tentamos estudar muitas horas de uma só disciplina, não somente você começa a saturar daquele assunto, como seu nível de compreensão e aprendizado reduzem significativamente, prejudicando a fixação dos conteúdos.

3ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o INSS – Dias parâmetro

Conforme você for estudando e controlando sua meta de horas diárias de estudos, comece também a fazer uma avaliação dos dias em que cumpriu sua carga horária ou até conseguiu estudar mais horas com relativa tranquilidade. Pergunte a si mesmo o que deu certo nesse dia.

Você se organizou melhor previamente? Acordou e dormiu mais cedo?  Estudou num ambiente mais silencioso? Seja o que for, tenha esse dia em mente como uma referência para seus próximos dias de estudo e tente sempre alcançar essa marca. Deste modo, você terá mais constância na sua rotina de estudos .

4ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o INSS – Aproveitando o seu melhor horário

Conhecer um pouco sobre como funcionamos também é importante para a otimização do tempo. Você rende mais pela manhã ou pela noite?

Uma boa estratégia para lidar com disciplinas que exigem uma maior carga mental ou oferecem mais dificuldade é reservar o período do dia em que você rende mais.

Por exemplo, uma disciplina que muitos concurseiros têm dificuldade é Direito Previdenciário. Vai ser muito mais vantajoso para alguém com hábitos matinais estudar Direito Previdenciário logo no começo do dia, quando se está mais “esperto” e atento para os obstáculos que a disciplina pode oferecer.

Você vai perceber que, com essa estratégia, as disciplinas nas quais temos dificuldades não parecerão tão desafiadoras assim.

5ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o INSS – Disciplinas fáceis para o final

Aqui seguimos a lógica inversa à nossa estratégia anterior. Você sempre consegue esticar mais uma horinha ou duas com disciplinas que sejam do seu agrado ou nas quais ao menos você possua mais facilidade.

O mesmo vale para revisões. Este é um bom artifício para driblar o cansaço e não saturar a cabeça com assuntos muito complexos logo no fim de sua jornada de estudo.

6ª Dica para o INSS  – Método Pomodoro  

Se você for do tipo que se distrai com facilidade e acaba interrompendo o estudo e sua linha de pensamento, o método Pomodoro pode ser particularmente interessante . A técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirillo e consiste basicamente em fracionar seu tempo de estudo em blocos de 25 minutos (cronometrados) de atenção plena, intercalados com intervalos de 5 minutos de intervalo/descanso.

Nesses 25 minutos seu foco deve ser total, sem olhadinha no celular, nem levantar para beber água. Após 4 ciclos de 25 você pode aumentar seu intervalo gradativamente, algo entre 15 e 30 minutos.

À medida que for sentindo melhora na concentração, pode aumentar os intervalos de estudo para 30, 35 minutos e assim por diante.

7ª Dica para otimizar seu tempo de estudo para o INSS –  Aproveite o tempo morto

Sabe aquele tempo que você está se dedicando a realização de alguma outra atividade mais mecânica e que não exige tanta concentração? A essas horas denominamos como “tempo morto”.

São as horas em que você está se deslocando para o trabalho, seja dirigindo ou no transporte público, quando está realizando algum trabalho doméstico, realizando uma atividade física, ou na fila do banco. São horas que, quando bem aproveitadas, podem ajudar muito na assimilação e retenção de conhecimento.

Você pode aproveitar esses momentos para ouvir, através do nosso App Estratégia Cast, os conteúdos que estão sendo lançados para esse concurso. As aulas são gravadas com o propósito de serem ouvidas por áudio, e ajudam a complementar o seu estudo.

Você também pode aproveitar para usar essas horas que seriam perdidas, revisando o seu próprio material.

Pessoal, essas foram as dicas para vocês tirarem o melhor proveito de seus estudos para o INSS. Usem essas estratégias com sabedoria para tirar o melhor proveito possível de sua carga horária.

Lembrando-se de que quanto mais você estudar, a tendência é ficar cada vez mais preparado. Porém, mais importante do que fazer muitas horas de estudo em um dia, é ser capaz de estudar com qualidade. Por isso, procure sempre fazer um estudo ativo e observar seu desempenho, para assegurar de que está no caminho certo! Estou certa de que usando essas estratégias você será capaz de otimizar muito do seu tempo de estudo para o INSS de modo que seu aproveitamento diário será significativamente melhor.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda Harumi – Professora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.