Artigo

INGLÊS EEAR 2018 – Raio-X da prova

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.

Nesse nosso “Bate-papo”, vamos falar sobre a prova de INGLÊS da EEAR 2018 que corrigimos aqui no Estratégia. 
Pois bem, a prova aconteceu e a galera conseguiu perceber onde errou, onde acertou, quais os pontos fracos e fortes…enfim,…

Com relação à prova de inglês podemos dizer que a prova exigiu conhecimento do currículo do nível médio. Não houve nenhum questão polêmica (pelo menos, a profa Ena e eu não vimos nada que fosse passível de recurso).

Lembrando que Inglês faz parte do conceito de linguagem, é fundamental que o (a) candidato (a) tenha bom conhecimento, não somente para fazer a prova, mas também no desempenho de suas funções depois de passar pelo concurso. As Forças Armadas utilizam muitos equipamentos importados e seus manuais são TODOS EM inglês (eu mesmo preparei mecânicos de avião de empresas comerciais a se prepararem para o exame de certificação da FAA americana…e todo material que a gente utilizava era em inglês (e na EEAR não será diferente).
Na 6feira e sábados anteriores à prova, eu mencionei, 2 tópicos teriam grande chance de serem cobrados, a saber (namely):
a) Tempos Verbais
b) Marcadosres Discursivos (apesar de não ter usado esse termos, eu falei que palavras do tipo “however”, “althought”, etc estariam presentes e que era recomendável estudá-las. Aqui incluo advérbios, adjetivos e similares.).

Pois bem, com relação a Tempos Verbais foram 8 questões e de Marcadores Discursivos foram 5…ou seja, de 24 questões 13 estavam nessas categorias. Salvo engano, somente (only / just) 3 questões exigiam a leitura completa do texto.
A prova para EEAR é clara em mostrar que ela está avaliando a capacidade de o (a) candidato (a) saber ler e compreender textos básicos-intermediários e que mostrem o domínio das regras básicas apresentadas nos cursos de ensino médio. Foi exigido, também, o conhecimento de vocabulário e não tinha como ser diferente, Sendo assim, a recomendação é de que, se você não for aprovado nessa prova, já comece o mais breve possível (as soon as possible) a se preparar para a próxima prova. Não deixe inglês para o final porque você não terá tempo de memorizar muitas palavras e regras gramaticais em um curto espaço de tempo, o ideal é estudar pouco volume de matéria todos os dias e, assim, dar tempo para seu cérebro reter todo o conteúdo. Lembre-se: nosso cérebro não consegue transformar 2 horas de informação em 2h de conhecimento. É muito mais eficiente estudar essas 2h divididas em 4 períodos de 30 minutos a cada 2 dias, pois dessa forma seus cérebro se acostumará com o inglês e não ficará sobrecarregados (sem falar, que você poderá se dedicar às outras matérias…mas, é sempre muito mais eficiente estudar menos conteúdo por vez durante um espaço de tempo mais longo, ou seja, é melhor estudar 1h de cada matéria por dia durante 6-8 meses, do que estudar 3h por dia cada matéria em 2-3 meses, pois dificilmente seu cérebro vai reter tudo em espaço de tempo mais curto…isso já foi provado pela neurociência: estudar menos por mais tempo.

Minhas recomendações (recommendations) para quem vai se preparar para a próxima prova é:

1. Como eu disse no final do último comentário: estude menos por dia, mas por mais tempo…você vai aprender mais e não vai ficar sobrecarregado;
2. Pontos gramaticais mais cobrados são:
a) Tempos Verbais
b) Verbos Modais
c) Adjetivos (regras de comparativos de superioridade e inferioridade, bem como superlativos);
d) Marcadores Discursivos e similares > palavras do tipo “however” (entretanto, contudo, todavia), “although” (embora)…tais palavras podem não ser questionadas diretamente, mas estão sempre presentes nos textos e nas alternativas, ou seja, se você não souber o que elas significam, você não entende a ideia do texto.
e) Pronomes
f) Expressões do tipo “Despite/In spite of” (apesar de), “Instead of/ rather than” (em vez de; ao invés de”. (em inhas videoaulas eu enfatizo muito essas expressões);
g) Vocabulário em geral. Para isso, sugiro que você baixa as últimas 6-8 provas e faça um estudo completo do que já foi solicitado. Dessa forma, você já terá uma excelente noção de como a banca “pensa e age”.
3. Em suma: fazer uma preparação planejada, disciplinada e consciente. Não adianta sair estudando sem direcionamento. E garanto que o material e videoaulas que nós, professores do Estratégia Militar, desenvolvemos traz tudo que você precisa para sua aprovação.

Palavras finais: com relação a inglês, ou seja, uma língua estrangeira, reitero o que eu já disse anteriormente: comece a se preparar com muita antecedência para que seu cérebro chegue na prova acostumado ao idioma. Já vi muitos (as) candidatos (as) chegarem na hra da prova e lembrarem que viram as palavras da prova, mas não lembravam o que elas significavam, ou seja, não adiantou nada estudar muito em cima da hora, pois o cérebro lembrava que já tinha visto as palavras, mas não lembrava dos significados.

Acompanhem nossos pdf e as aulas, tenho certeza que na próxima prova você estará na lista de aprovados…e não esquece de chamar a gente para o churrasco de comemoração rssss

Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.