Artigo

Inglês – Como Ganhar Tempo na Hora da Prova

PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Pois bem, chegou o dia da prova…você recebe o caderno de questões…e agora?

Bom, nessa hora, você precisa ter controle emocional e colocar em prática tudo o que você treinou, certo? Então, seguem algumas recomendações para a prova de inglês. Independentemente da banca que tiver elaborado a prova, você pode tomar algumas precauções e otimizar o seu tempo. Vamos lá:

COMO “GANHAR” TEMPO NA HORA DA PROVA)
Comece a desenvolver seu faro de detetive e lembre-se de uma coisa: é muito comum, candidatos (as) deixarem a prova de inglês para o final, e perceberem que não há tempo suficiente para ler o texto e responder às questões baseando-se nas informações do texto, ou seja, talvez, você terá que responder às questões sem ler os textos. E você pergunta: é possível responder (e acertar, é claro) questões sem ler os textos? Tanto épossível, que você já deve ter feito algumas em nossos bate-papos (se não fez, fará). Entretanto (however), vou mostrar duas sugestões de como “ganhar tempo” na hora de responder às questões da prova de inglês.

A) LEIA O ENUNCIADO DAS PERGUNTAS ANTES DE LER O TEXTO
O tempo estimado para responder cada pergunta varia entre 2,5 e 3 minutos. Em uma prova de AFRF, foi apresentado um texto de 26 linhas, no entanto, para responder as questões, o(a) candidato(a) precisava ler apenas dez delas porque os enunciados eram:
1. De acordo com o parágrafo 1…
2. De acordo com o parágrafo 2…
3. De acordo com o parágrafo 4…
Isso significa que os parágrafos 3 e 5, que representavam 16 linhas (mais de 60% do texto) não precisavam ser lidos. Num outro concurso para Receita Federal, 7 ou 8 das dez questões começavam indicando em que parágrafo ou parte do texto estavam as informações para cada pergunta, ou seja, se você lesse o texto primeiro e, depois, fosse ler as perguntas, teria perdido tempo precioso. Se você lesse as perguntas antes de olhar para o texto, saberia onde encontrar a informação necessária para responder uma determinada questão de forma rápida e precisa.
Moral da história 1: sempre leia os enunciados das questões antes de ler o texto.

B) IDENTIFIQUE, NO ENUNCIADO, SE A QUESTÃO PEDE PARA VOCÊ ENCONTRAR UMA RESPOSTA “ERRADA”

É grande a incidência de perguntas do tipo “qual das alternativas abaixo não está/foi mencionada no texto?”…

…ou seja, em 99% dos casos as questões pedem para assinalarmos uma resposta certa e, com isso, uma pergunta que pede para assinalarmos algo que não foi mencionado no texto pode passar despercebida. Como estamos sob pressão na hora da prova, a palavra “não” pode não ser notada e uma questão estará perdida por pura falta de concentração ou atenção. Outra vantagem de ler os enunciados das perguntas antes de ler o texto é já antecipar o que vai ser pedido e poder identificar todas as informações.
Moral da história 2: verifique se o enunciado está pedindo uma alternativa que traz uma informação “incorreta”, “não mencionado”, “exceto” ou similar.
Fique atento.

…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.