Redes de Computadores para Concursos - O que mais Cai em Prova?
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Redes de Computadores para Concursos – O que mais Cai em Prova?

Aprenda a estudar Redes de Computadores com o prof. Diego Carvalho

Fala, galera! Tudo tranquilo? Hoje falaremos darei uma dica valiosa de Redes de Computadores.

Quem vos fala é o Prof. Diego Carvalho e eu tenho uma parada muito interessante para falar com vocês. Um tempo atrás nosso chefe Ricardo Vale surgiu com uma ideia muito interessante: fazer um mapeamento de leis. Como é, Diego? Funciona mais um menos assim: há leis que possuem muitos artigos – sendo alguns mais frequentes em provas e outros menos. Dessa forma, professores da área de Direito fariam um mapeamento dos artigos de uma lei que possuem maior incidência em questões de concurso, o que permitiria aos alunos identificarem quais artigos devem ter um enfoque maior nos estudos.

Maneiríssimo, não é? O problema é: eu fiquei com inveja! Sim, eu não posso permitir que os professores de Direito façam uma parada maneira dessas e deixar Informática sem nada! No entanto, fazer um mapeamento de leis em uma base de dados de questões é mais simples do que em disciplinas que não tratam de leis. Por quê? Porque em disciplinas de Direito, é só analisar a questão e procurar sua fundamentação em algum artigo/lei; em nossa disciplina, nós analisamos a questão e temos que procurar sua fundamentação em… basicamente todos os lugares.

Foto antiga do Prof. Renato da Costa kkk – Redes de Computadores

A solução que eu encontrei para apresentar aos alunos aqueles temas dentro de um assunto que caem com maior frequência foi buscando palavras-chave em uma base de dados de questões. A quantidade de menções dessas palavras-chave indicariam (não com a precisão de uma lei, mas de forma razoável) quais são aqueles assuntos que necessitam de um foco maior nos estudos. Legal! Então, a ideia aqui é fazer esse levantamento para cada conteúdo do curso regular de informática. Faremos uma série de artigos – um para cada aula – que serão disponibilizados aqui e, em seguida, serão inseridos nas próprias aulas dos nossos cursos. Entenderam? Então vamos ver como ficou o nosso primeiro levantamento, referente às Redes de Computadores? Vem comigo…

Mapeamento de Informática – Parte 1 – Redes de Computadores (Clique p/ aumentar)

Vamos interpretar a imagem acima? Na primeira coluna, nós temos a numeração da aula. Já na segunda coluna, nós temos o tema da aula (Ex: Redes de Computadores). Na terceira coluna, nós temos o tópico específico de acordo com o nosso livro eletrônico. Na quarta coluna, eu busquei palavras-chave sobre cada tema e anotei a quantidade de menções. Professor, isso é a quantidade de questões sobre esse assunto? Não, essa é a quantidade de menções dessas palavras-chave em uma base de questões. Na quinta coluna, nós temos essas menções agrupadas. E, por fim e mais importante, temos a prioridade desse tópico.

Vejam a legenda ao lado! O primeiro tema tem que ter um bom enfoque dos alunos porque tem Prioridade 3. E por que ele tem essa prioridade? Porque tem entre 176 e 200 menções em questões. Já o quarto tópico tem que ter um enfoque menor nos estudos uma vez que ele tem Prioridade 10! E qual é o tema que o aluno tem que realmente dar uma grande atenção? O tópico de equipamentos de redes – que tem Prioridade 1! Notem que ele teve 324 menções em questões de prova de Informática para Concursos em nossa base de dados.

Entenderam, galera? Muitos alunos não têm tempo suficiente para esgotar todo o edital e sempre nos perguntam onde devem focar seus estudos para terem mais chance de obter êxito. Por meio desse levantamento acima, eu acredito que ficará mais fácil de mapear o que pode ser deixado mais de lado e o que definitivamente não pode no estudo de Redes de Computadores! Bacana? Bem, se vocês gostaram, deixem um comentário aí embaixo. Em breve teremos mais artigos – um para cada aula – com o mapeamento de outros assuntos. Certinho?

Quer saber Como estudar Informática para Concursos? Clique AQUI

Então, é isso… forte abraço! ;)

#RedesdeComputadores

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Diego Carvalho

Diego Carvalho

Formado em Ciência da Computação na Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação na Administração Pública e, atualmente, é Auditor Federal de Finanças e Controle - Especialidade Governança e Gestão em Tecnologia da Informação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

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