Artigo

Informática – Gabarito TJSP – 2017 – VUNESP

Assista Aqui, Ao Vivo, a Correção da Prova TJ SP

Bom dia pessoal,

Disponibilizo abaixo o gabarito da prova de Informática para o TJ SP – Escrevente, ok?

Esta prova, sem dúvidas, fugiu do padrão da VUNESP, que pegou pesado em Windows, Word e Excel. Vamos conferir seu desempenho?


77 – No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida,

(A) a Ajuda do Windows 10 será ativada.
(B) o cursor será colocado no campo de busca da Ferramenta de Pesquisa.
(C) as propriedades do arquivo serão exibidas.
(D) o arquivo será deletado e colocado na Lixeira.
(E) o arquivo será deletado definitivamente
Comentários: A tecla F3 é um comando pouquíssimo conhecido e utilizado no Explorador de Arquivos. Com este comando, o cursor do teclado é posicionado dentro do campo de busca da Ferramenta de Pesquisa, para que o usuário realize uma busca dentro do diretório selecionado.

Resposta correta – B – 
78 – A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto um arquivo do MS-Excel 2016 e outro do MS-Word 2016 e que, no Excel, algumas células tenham sido copiadas com o comando Ctrl + C. Observe a figura do MS-Word 2016. 

Caso a seta ao lado do texto “Área de Transferência” na figura seja clicada,

(A) todo o conteúdo da Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto.
(B) o último elemento copiado para a Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto, na forma “Colar Especial”.
(C) a Área de Transferência será limpa.
(D) uma janela lateral será aberta, exibindo todos os elementos colocados na Área de Transferência, além de botões diversos.
(E) o último elemento copiado para a Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto, na forma “Manter Formatação Original”.

Comentários: As setas nos cantos inferiores direitos dos Grupos de Comando têm por finalidade chamar recursos adicionais relativos aos grupos de comando. No caso do grupo de comandos Área de Transferência, ele abre uma janela lateral, para que o usuário veja todos os elementos contidos na Área de Transferência, bem como alguns botões complementares.

Resposta correta  – D –

79 – No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário clicou com o botão direito do mouse em um espaço livre da Área de Trabalho, e a seguinte lista de opções surgiu na tela. 

Esse usuário deseja criar um atalho para um arquivo na Área de Trabalho, e, para isso, ele deve clicar em

(A) “Atualizar”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.
(B) “Novo”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.
(C) “Exibir”, em seguida, digitar o nome do atalho na janela que surge na tela.
(D) “Exibir”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.
(E) “Novo”, em seguida, digitar o nome do atalho na janela que surge na tela.

Comentários: Existem diversas formas de se criar um novo atalho na Área de Trabalho. A mais simples é, ao realizar o comando citado no enunciado, clicar em “Novo”, selecionar “Atalho” e seguir o passo-a-passo para escolher o arquivo de origem.

Resposta correta – B –

80 –  No sistema operacional Windows, em sua configuração padrão, os nomes de arquivos ou pastas seguem algumas regras, sobre as quais é correto afirmar que

(A) caracteres como \ / : * ? “ < > | podem ser utilizados nos nomes no Windows 10.
(B) os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres.
(C) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ < > |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los.
(D) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ < > |, mas a sua extensão pode incluí-los.
(E) o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho.

Comentários: Questão bastante difícil! nem um nome de arquivo, nem sua extensão e nem os caminhos no Windows podem possuir os caracteres apresentados em várias das alternativas (o “Tridente beijado dos dois lados?” – explicado em nossas aulas). No Windows, além dessa restrição, exige-se que o caminho de um arquivo, acrescido do seu nome, não exceda 260 caracteres.

Resposta correta – E –

81 – . No MS-Word 2016, são elementos gráficos do tipo SmartArt que podem ser inseridos em um documento:

(A) Matriz, Link e Comentário.
(B) Pirâmide, Imagem Online e Forma.
(C) Processo, Ciclo e Hierarquia.
(D) Imagem, Processo e Gráfico.
(E) Ciclo, Caixa de Texto e Vídeo Online.

Comentários: Questão de decoreba desnecessário. Certamente aqueles que acertaram, se não por sorte, tiveram muito que exercitar a eliminação (muito importante em concursos!). Os objetos SmartArt são: Lista, Processo, Ciclo, Hierarquia, Relação, Matriz, Pirâmide e Imagem. Comentário, Forma, Gráfico e Caixa de Texto, por exemplo, não são objetos SmartArt, e eliminá-los poderia ajudar a achar a alternativa correta.

Resposta correta – C –

82. Durante o processo de edição de um documento no MS-Word 2016, um usuário decidiu formatar um parágrafo selecionado, clicando sobre o botão “Justificar”, presente no grupo Parágrafo da guia Página Inicial. Essa ação fará com que o texto do parágrafo selecionado seja

(A) distribuído uniformemente entre as margens esquerda e direita.
(B) alinhado apenas à margem direita.
(C) alinhado apenas à margem esquerda.
(D) distribuído uniformemente entre as margens superior e inferior.
(E) centralizado na página.

Comentários: Questão (muito) fácil. Justificar alinha o parágrafo à esquerda e à direita simultaneamente, distribuindo uniformemente as palavras pela linha.

Resposta correta – A –

83. A colocação de um cabeçalho em um documento editado no MS-Word 2016 pode ser feita por meio da guia

(A) Inserir, no grupo Comentários, no botão Cabeçalho e Rodapé.
(B) Layout da Página, no grupo Design, no botão Cabeçalho e Rodapé.
(C) Design, no grupo Efeitos, no botão Cabeçalho.
(D) Layout da Página, no grupo Margens, no botão Inserir Cabeçalho.
(E) Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, no botão Cabeçalho.

Comentários: Colocação é sinônimo de INSERÇÃO! Inserir elementos no Word é pela Guia Inserir. No caso de cabeçalho, Grupo de Comando Cabeçalho e Rodapé, botão cabeçalho.

Resposta correta – E –

84. Um usuário do MS-Word 2016 selecionou uma letra de uma palavra e, em seguida, pressionou simultaneamente duas teclas: Ctrl e =. Essa ação aplicará, no caractere selecionado, a formatação

(A) Itálico.
(B) Subscrito.
(C) Tachado.
(D) Sublinhado.
(E) Sobrescrito.

Comentários: Questão (muito) difícil, pois exige um atalho de teclado que ninguém usa! Ao eliminarmos Itálico e Sublinhado (CTRL + I e CTRL + S), ficamos entre Tachado (sem comando de atalho), subscrito (CTRL + =) e sobrescrito (CTRL + SHIFT + =).

Resposta correta – B –

 

Observe a planilha a seguir, elaborada no MS-Excel 2016, em sua configuração padrão, para responder às questões de números 85 e 86.

85. Suponha que a seguinte fórmula tenha sido colocada na célula D4 da planilha: =MÁXIMO(A1;A1:B2;A1:C3). O resultado produzido nessa célula é:

(A) 3
(B) 7
(C) 8
(D) 9
(E) 6

Comentários: A função MÁXIMO (muito trabalhada em nossas aulas, por sinal), retorna o maior valor dentro de um conjunto de valores passados. Mesmo que vários valores repetidos tenham sido passados na função acima, isso não é problema. Basta procurarmos o maior valor de todos os passados e retornar como resultado.

Resposta correta – D –

86. Na célula E4 da planilha, foi digitada a seguinte fórmula: =CONCATENAR(C3;B2;A1;A3;C1). O resultado produzido nessa célula é:

(A) 86399
(B) 3689
(C) 8+6+3+9+9
(D) 36899
(E) 8;6;3;9;9

Comentários: A função CONCATENAR (também explicada por nós) é bem simples, pois ela simplesmente pega todos os parâmetros, concatena um do lado do outro e transforma em texto. No caso da função do exercício, simplesmente pegaremos os números de cada célula e colocaremos um do lado do outro. 8, 6, 3, 9 e 9, sem espaços e nem vírgulas. 86399.

Resposta correta – A –

87. No MS-Excel 2016, por meio do ícone Área de Impressão, localizado no grupo Configuração de Página da guia Layout da Página, tem-se acesso ao recurso “Limpar área de impressão”, utilizado quando se deseja

(A) imprimir uma planilha vazia.
(B) imprimir toda a planilha.
(C) retirar todas as planilhas colocadas na fila de impressão.
(D) esvaziar a área de transferência do aplicativo.
(E) retirar todas as fórmulas calculadas automaticamente na planilha.

Comentários: Outra questão maldosa e difícil. Quando definimos uma área de impressão dentro de uma planilha, é porque temos intenção de imprimir somente uma área, e não a planilha inteira. Já Limpar área de impressão é utilizado quando não desejamos mais ter uma área restrita da planilha, somente. Ou seja, em termos práticos, usamos tal recurso quando desejamos SIM imprimir a planilha como um todo. Muita gente deve ter errado esta questão, porque a redação do enunciado vem realmente para confundir o candidato.

Resposta correta – B –

88. Considerando o uso de correio eletrônico, ao se preparar uma mensagem para envio,

(A) o número de destinatários em cópia aberta deve ser igual ao número de destinatários em cópia oculta.
(B) se esta for um encaminhamento de uma mensagem recebida, não é possível enviá-la a destinatários em cópia oculta.
(C) é possível enviá-la sem a especificação de seu assunto.
(D) se esta for um encaminhamento de uma mensagem recebida, não é possível alterar o assunto presente na mensagem original.
(E) o número de destinatários em cópia oculta não pode ser superior ao número de destinatários em cópia aberta.

Comentários: Ufa! Voltaram as questões fáceis! Certamente você já me ouviu demais falar que, em um email, os únicos campos obrigatórios são o remetente e o destinatário. Emails não precisam nem ter conteúdo, nem anexos, e nem assunto (pelo menos não como obrigação).

Resposta correta – C –

89. Em geral, a especificação completa do Uniform Resource Locator (URL) apresenta os seguintes campos: esquema://domínio:porta/caminhorecurso?querystring#fragmento. Sobre esses campos, é correto afirmar que

(A) o domínio determina o servidor que torna disponível o recurso ou o documento solicitado.
(B) a porta sempre será um número menor ou igual a 40.
(C) o caminho especifica as redes por meio das quais a solicitação será encaminhada.
(D) o fragmento é uma parte obrigatória, presente em qualquer URL.
(E) o esquema pode ser apenas http ou https.

Comentários: O domínio, em essência, identifica os servidores que possuem o conteúdo buscado. Na prática, quando digitamos um domínio no endereço Web, ocorre uma requisição a um servidor DNS que irá converter esse domínio em um endereço IP válido, que apontará esse servidor.

Resposta correta – A –

90. Alguns navegadores utilizados na internet, como o Microsoft Edge e o Chrome, permitem um tipo de navegação conhecida como privada ou anônima. Sobre esse recurso, é correto afirmar que ele foi concebido para, normalmente,

(A) impedir que o provedor de internet e os sites visitados tenham acesso aos dados relativos à navegação do usuário.
(B) permitir que sites sejam acessados sem que sejam guardados quaisquer dados ou informações que possam ser usados para rastrear, a partir do navegador, as visitas efetuadas pelo usuário.
(C) não permitir que sejam realizados downloads de quaisquer tipos de arquivos.
(D) substituir os dados do usuário por outros fictícios, definidos pelo próprio usuário, e evitar que propaganda comercial e e-mails do tipo spam sejam posteriormente encaminhados ao usuário.
(E) não permitir o armazenamento de “favoritos” durante uma navegação.

Comentários: A navegação anônima ou privativa apaga rastros do NAVEGADOR WEB utilizado, mas não apaga rastros nem do provador de internet e nem dos sites que você visitou.

Resposta correta – B –

Comentários finais: Realmente a prova foi muito difícil, e muito fora da curva em comparação ao que a VUNESP cobrou nos últimos anos de Informática. Não se decepcione se seu resultado não foi tão bom, mas sim aproveite para colher as lições aprendidas com esta experiência. Atualização: Conforme esperado, nosso gabarito coincidiu com o gabarito oficial preliminar da banca VUNESP. Não visualizo possibilidade de recursos.

Vai fazer a prova prática de informática? Confira dicas de preparação para a prova de digitação!

 

Não perca a nossa correção em vídeo AO VIVO. Será hoje às 18 horas! Inscreva-se gratuitamente aqui:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostei muito da correção, me ajudou muito! Obrigada!!
    Suelena Souza em 23/07/17 às 20:06
  • CABE RECURSO. NINGUEM USA PROTOCOLO FTP OU SSH PARA EXECUTAR COMANDOS IN PHP OU ASP OU JAVA OU PYTHON. SÓ USA HTTP OU HTTPS.
    anderson santana em 20/07/17 às 18:23
  • Mais ngm pensando em entrar com recursos com a questão do crtl = ? Uma pessoa me chamou atenção que no edital não está incluso atalho do Word, somente atalho do Windows, na opinião de vocês é válido recurso nesse sentido?
    Ariane em 09/07/17 às 12:04
  • Pessoal, veja a fundamentação de outros professores para anular duas questões de matemática: No sistema operacional Windows, em sua configuração padrão, os nomes de arquivos ou pastas seguem algumas regras, sobre as quais é correto afirmar que (A) caracteres como \ / : * ? “ | podem ser utilizados nos nomes no Windows 10. (B) os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres. (C) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los. (D) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ |, mas a sua extensão pode incluí-los. (E) o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho. Fundamentação: A banca VUNESP considera como CORRETA a alternativa que traz o seguinte trecho: “o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho”, mas podemos considerar a alternativa com o seguinte trecho: “o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los” também como CORRETA, pois o caracter \ (barra) da referida descrição pode ser utilizado no caminho de um arquivo e pasta, então podemos considerar que a afirmativa “o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los”, também é verdadeira. Veja no exemplo: Recurso prova de informática concurso escrevente TJSP 2017 Ademais, a alternativa que diz "os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres" também está CORRETA, pois, o número máximo é 260, logo, os nomes podem sim ter até 128 caracteres. A redação, para a alternativa estar INCORRETA, teria que ser: "os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter NO MÁXIMO 128 caracteres. Solicitação: Por todo exposto, requer-se a anulação da questão em virtude de existirem duas alternativas corretas. Em geral, a especificação completa do Uniform Resource Locator (URL) apresenta os seguintes campos: esquema://domínio:porta/caminhorecurso?querystring#fragmento Sobre esses campos, é correto afirmar que (A) o domínio determina o servidor que torna disponível o recurso ou o documento solicitado. (B) a porta sempre será um número menor ou igual a 40. (C) o caminho especifica as redes por meio das quais a solicitação será encaminhada. (D) o fragmento é uma parte obrigatória, presente em qualquer URL. (E) o esquema pode ser apenas http ou https. Fundamentação: A banca VUNESP considera como CORRETA a alternativa que traz o seguinte trecho: “o domínio determina o servidor que torna disponível o recurso ou o documento solicitado”, porém, a questão em si apresenta falhas na formulação pois a presença da “ / “ é obrigatória na URL. Segundo a RFC 1738 trata a URL como a seguinte a estrutura: http://:/? Observe: o host é o nome de do servidor, não do domínio. E um domínio há vários hosts, um para cada serviço disponibilizado. A banca tratou como se a URL fosse a do domínio e não do host. Solicitação: Por todo exposto, requer-se a anulação da questão em virtude de existir alternativa correta. #### LEMBRANDO QUE TEM DE TROCAR A LETRA DE RESPOSTA QUE QUE CORRESPONDE A SUA PROVA ####
    Marlene Martinez em 08/07/17 às 15:28
  • Maurício Caio Simões você vai entrar com os recursos nas questões 80 e 87?
    Aline Barbosa Garcia de Lima em 07/07/17 às 21:45
  • Olá Ana! Entendo a ansiedade de todos em anular questões difíceis, mas entendo que elas estejam tecnicamente corretas. Quando uma questão é falha eu sou o primeiro a sugerir recursos.
    Coordenação em 07/07/17 às 17:34
  • Elô, esta prova foi fora da curva. Naturalmente você deve estudar mais, mas nem toda prova será assim.
    Coordenação em 07/07/17 às 17:33
  • Ahhh professor, fui mal em informática... No simulado acertei 11, na prova somente 7. Não fosse informática, acho que eu teria chances. Bora estudar mais!!!
    Elô em 06/07/17 às 10:09
  • Bom dia, prof Dalton! Tudo bem? Está rolando por aí um argumento para recurso na questão 80, gostaria de saber se o senhor acha válido. A questão considera incorreta a alternativa: (E) os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres. O problema é que a palavra ATÉ abre margem para mais de uma interpretação. A redação para deixar essa alternativa inquestionavelmente incorreta seria: os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter NO MÁXIMO 128 caracteres. Veja a definição da palavra ATÉ no dicionário: 1.expressa um limite posterior de tempo. (esse sentido não nos interessa) 2.expressa um limite espacial, o término de uma distância ou de uma superfície. (ALTERNATIVA INCORRETA) 3. advérbio (ALTERNATIVA CORRETA) também, inclusive, mesmo, ainda. * AQUI PODEMOS ENTENTER QUE SIM, OS nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres 4. advérbio (ALTERNATIVA INCORRETA) no máximo. Agradeço desde já sua atenção! :)
    Hermelinda em 05/07/17 às 12:18
  • Estão comentando da possibilidade de anulação dá questão 77 e da 80. Professor, você poderia elaborar um recurso para nós ajudar?
    Ana Luísa em 05/07/17 às 09:57
  • Acho sua intenção e sua argumentação muito boa, não tenho o que acrescentar. Mas não criaria expectativa sobre os recursos, pois não creio em deferimento por parte da banca. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 04/07/17 às 22:00
  • Olá professor, estou preparando recurso contra duas questões e gostaria de saber da sua opinião quanto a argumentação. Segue abaixo as questões e argumentações. Obrigado. 80. No sistema operacional Windows, em sua configuração padrão, os nomes de arquivos ou pastas seguem algumas regras, sobre as quais é correto afirmar que (A) os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres. (B) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los. (C) caracteres como \ / : * ? “ | podem ser utilizados nos nomes no Windows 10. (D) o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho. (E) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ |, mas a sua extensão pode incluí-los. A resposta dada pela Vunesp foi nesse caso a letra (D) o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho, porém a realidade é que no Windows não existe um tamanho máximo para o número de caracteres para os nomes de arquivos e pastas, mas sim para o tamanho máximo do caminho. A pergunta refere-se explicitamente sobre tamanho de nomes de arquivos e pastas e não sobre o tamanho do caminho. Para agravar ainda mais a objetividade da questão, também não é mencionado nenhum aplicativo do Windows, isto é, poderia ser um explorador de arquivos na barra de endereços que nesse caso o tamanho do caminho (não do arquivo e pasta) não pode exceder 260 caracteres ou no Microsoft Edge na URL que inclusive pode utilizar de caracteres como : / \ ?. Por fim, a questão perdeu sua objetividade, a segurança desejável em uma prova objetiva. 87. No MS-Excel 2016, por meio do ícone Área de Impressão, localizado no grupo Configuração de Página da guia Layout da Página, tem-se acesso ao recurso “Limpar área de impressão”, utilizado quando se deseja (A) esvaziar a área de transferência do aplicativo. (B) retirar todas as fórmulas calculadas automaticamente na planilha. (C) imprimir toda a planilha. (D) imprimir uma planilha vazia. (E) retirar todas as planilhas colocadas na fila de impressão. A resposta dada pela Vunesp foi nesse caso a letra (C) imprimir toda a planilha que nesse caso não está completa, pois o comando para imprimir está na guia arquivo e depois opção imprimir ou comando direto Ctrl + P que mesmo assim ainda não imprime, apenas mostra as opções para imprimir. A questão pergunta a função do recurso “Limpar área de impressão” que não imprime toda a planilha, pois para isso é necessário acessar os comandos citados anteriormente. Esse comando apenas limpar uma área marcada na planilha que foi definida para impressão. Para provar essa situação, se a pasta de trabalho possuir mais de uma planilha ambas com marcação de área de impressão, caso seja utilizada o recurso “Limpar área de impressão” será apenas a planilha ativa a perder a marcação da área de impressão, sendo que a outra não. Caso fosse pedido para imprimir toda a pasta (guia arquivo e depois opção imprimir ou comando direto Ctrl + P), a planilha com a marcação ainda sim imprimiria com o que está marcado na área de impressão. Por fim, a questão perdeu sua objetividade, a segurança desejável em uma prova objetiva.
    Maurício Caio Simões em 04/07/17 às 20:10
  • Olá Thiago! Limpar área de impressão desfaz a seleção prévia de uma área de impressão. A seleção de uma área de impressão faz com que apenas uma área da planilha seja impressa. Ao limpar a área de seleção, toda a planilha poderá ser impressa.
    Coordenação em 03/07/17 às 23:03
  • Olá Ary! A ajuda da Microsoft, colocada como link por outros colegas, mostra que a alternativa correta é a B. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 03/07/17 às 23:00
  • Olá Eliel! Conforme o próprio link que você me enviou, “Você pode adicionar células para expandir a área de impressão quando necessário e limpar a área de impressão para imprimir toda a planilha” Att, Victor Dalton
    Coordenação em 03/07/17 às 22:59
  • Olá Victor! Conforme o próprio link que você me enviou, "Você pode adicionar células para expandir a área de impressão quando necessário e limpar a área de impressão para imprimir toda a planilha" Att, Victor Dalton
    Coordenação em 03/07/17 às 22:58
  • Olá Lucas! 77 - é exatamente o que prevê a alternativa certa. 80 - não se pode ter tais caracteres no nome do caminho, apenas a barra invertida. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 03/07/17 às 22:56
  • Cabe recurso na 77?? Quando se aperta F3, no Explorador de Arquivos, no Windows 10, o cursor fica inerte, aparecendo apenas o ponto de inserção na barra de busca (barra vertical que pisca). Sendo assim a nomenclatura está errada. No tocante à 80, onde está o erro na C? (o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los). Obrigado!
    Lucas em 03/07/17 às 20:31
  • Cabe recurso na 77?? Quando se aperta F3, no Explorador de Arquivos, no Windows 10, o cursor fica inerte, aparecendo apenas o ponto de inserção na barra de busca (barra vertical que pisca). Sendo assim a nomenclatura está errada.
    Lucas em 03/07/17 às 20:14
  • Só acertei 7... fui muito mal
    Silvia em 03/07/17 às 16:07
  • Uma pena, acertei 9/14 , fiz todas as questões da Vunesp e da FCC dos últimos 5 anos, sempre com mais que 90% de acertos, fiz 89/100 (Extraoficial) espero ter conseguido minha vaga.
    vlicht em 03/07/17 às 16:02
  • É... mestre, sou concurseiro legislativo e faço parte do grupo das carreiras legislativas. Resolvi prestar esse concurso porque o concurso da Câmara Deputados não saía. Sorte que eu tive você como professor, daí ficou fácil. Consegui acertar 13 das 14 questões. A única q errei foi aquela do CTRL = , a qual na minha opinião foi a mais sacana da vunesp...
    Moreira em 03/07/17 às 14:49
  • Achei informática a parte mais difícil da prova.
    Daniela em 03/07/17 às 13:43
  • Na questão 87, são seria "(C) retirar todas as planilhas colocadas na fila de impressão." https://support.office.com/pt-br/article/Definir-ou-limpar-uma-%C3%A1rea-de-impress%C3%A3o-em-uma-planilha-27048af8-a321-416d-ba1b-e99ae2182a7e#bmclearprintarea - Microsoft
    Victor em 03/07/17 às 13:32
  • Acho que deixei informática um pouco de lado... se eu tivesse dado mais importância, teria ido melhor :( errei 5 questões de qualquer forma obrigada professor!!!
    Lisa em 03/07/17 às 13:22
  • É sério que aquele recurso é imprimir toda a planilha?
    Thiago Rafael do Couto em 03/07/17 às 13:05
  • Prova mais complexa do que esperava... acredito que se tivesse dado mais atenção, teria ido bem melhor.. de qualquer forma, paragens pelas aulas professor!!!
    paula vaz de mello lima em 03/07/17 às 12:56
  • acho que não tem ninguém comemorando informática.... é imprevisível demais. O rolo compressor passou geral, mesmo as aulas tendo sido ótimas.
    Jessicao em 03/07/17 às 12:42
  • Errei metade, aff
    Fábio Vaz em 03/07/17 às 12:26
  • No simulado eu fui muito bem em Informática, na prova fui péssima... só acertei 7! Bola pra frente!!!
    Elô em 03/07/17 às 12:21
  • Gabarito da questão 87 é a letra C, não?
    Ary em 03/07/17 às 12:07
  • Professor, é possível entrar com recurso em alguma questão? Eu pensei na do atalho para Word - "crt + = ", pois no edital na parte de Word não fala claramente sobre atalhos para Word( e no caso do Windows fala claramente).
    Bruno em 03/07/17 às 11:57
  • Na questão 87, o gabarito é C. De acordo com a orientação da Microsoft em? https://support.office.com/pt-br/article/Definir-ou-limpar-uma-%C3%A1rea-de-impress%C3%A3o-em-uma-planilha-27048af8-a321-416d-ba1b-e99ae2182a7e Att Eliel
    Eliel em 03/07/17 às 11:11