Artigo

INCRA: APROVADA MP que prorroga contrato de servidores

Foi aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados a Medida Provisória 993/20, que autoriza o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a prorrogar, até 28 de julho de 2023, 27 contratos de pessoal por tempo determinado para atender as necessidades do órgão.

Vale frisar que a Medida Provisória perde a sua vigência no dia 24 de novembro e, foi aprovada com parecer favorável do relator, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). A extensão de prazo é aplicável aos contratos firmados a partir de 2 de julho de 2014.

Além disso, foi sugerida pelos partidos de oposição a realização de um novo concurso público para repor os cargos referentes aos contratos prorrogados. Entretanto, a pauta foi rejeitada, após votação.

Para o deputado Leo de Brito (PT-AC), isso é fundamental para reforçar a estrutura do Incra e dar mais oportunidade aos trabalhadores que querem ter acesso à terra e regularização de suas posses. “Nada substitui o concurso público para habilitar quem trabalha no Incra”, declarou.

Já o deputado General Paternlli (PSL-SP), a seleção poderia ser uma necessidade após a pandemia, mas deve ser regulada dentro de estrutura própria.

“Só dizer que vai ter concurso público não vai surtir o efeito desejado. A regulamentação deve ocorrer em outra oportunidade. O Incra e outros órgãos são essenciais, mas o momento precisa ser mais bem pensado e elaborado”, afirmou.

Lembrando que o último concurso do Incra ocorreu no ano de 2010, sob organização do Instituto Cetro. Na ocasião, foram ofertadas 550 vagas para cargos de nível médio e superior pertencentes ao Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário e à Carreira de Perito Federal Agrário.

Porém, enquanto isso não acontece, acompanhe de perto todas as atualizações sobre o concurso INCRA acessando o link abaixo!!

Saiba mais: Concurso INCRA

Quer estudar para o concurso INCRA?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.