Artigo

A Importantíssima curva do esquecimento nos estudos

A importantíssima curva do esquecimento nos estudos

Oi pessoal,

Hoje vou falar sobre uma das técnicas de estudo mais importantes no Inglês para concursos: A importantíssima curva do esquecimento ( forgetting curve) nos estudos: o que é e como evitá-la.  Vamos começar com a definição.

Bem, a importantíssima curva do esquecimento é um estudo feito pela Associação de Psicologia Americana seguindo a descoberta do autor alemão Herman Ebbinghaus. Explicando de modo simples, o que acontece é o seguinte: depois que você estuda um certo assunto você perde metade ou mais do que estudou nas próximas 24 horas. E essa perda vai crescendo com o passar do tempo.

Como evitar então perder o que você estudou e diminuir os efeitos da curva do esquecimento? Revise, repita logo no dia seguinte. Sempre falo nas minhas aulas sobre a revisão sistemática. Lembre do ditado: A repetição é mãe da retenção. Se amanhã você tirar alguns minutos para revisar as palavras novas em Inglês que você aprendeu hoje, você voltará muito perto dos 100%. Você ainda vai ter a curva do esquecimento, mas de uma forma mais lenta. Daí, na semana seguinte você deve fazer outra revisão, e aí você vai perder cada vez mais devagar o que aprendeu no início.

Mas, saiba o que é revisão. Não é estudar toda a aula de novo. Revisão é selecionar as questões que você teve mais dificuldade e as palavras novas que você não conhecia e repeti-las. Fazendo assim você vai transformando a sua memória de curto para médio, e longo prazo. De tanto repetir seu cérebro vai entender que aquela informação é importante e vai guardá-la. É por isso que sempre recomendo aos meus alunos que façam revisões sistemáticas.

E como fazer essas revisões para aprender e relembrar todo esse vocabulário? Escreva! Separe um caderno só para Inglês e monte um glossário pessoal, repita essas palavras com suas traduções todos os dias e vá adicionando novas. Além do caderno, você também pode usar um cartaz, põe na parede e vai escrevendo e repetindo. Tenha como alvo aprender 5 palavras novas por dia e sempre repita aquelas que já aprendeu. Se o seu nível de Inglês já for intermediário ou avançado, escreva a frase toda e não apenas a palavra solta. Além do caderno e/ou cartaz, você também pode escrever em notas adesivas e espalhar pela casa nos lugares onde você possa sempre ver. O seu subconsciente vai assimilando as palavras e elas se fixarão na sua mente. Se não repetir, vai esquecer!

E tem dado resultado? Yeess !! Essa dica do glossário tem ajudado muita gente, só para citar um exemplo, veja o depoimento de uma aluna que tinha muita dificuldade com o Inglês. Ela estudou comigo aqui no Estratégia para o concurso da ANVISA, houve a prova e foi anulada, os alunos tiveram que fazer novamente. Em ambas as provas ela se saiu muito bem no Inglês, e passou no concurso. Lembro que na época, além da entrevista, ela também me enviou um email para agradecer. Fiquei muito feliz por ela. Leia  a parte do depoimento abaixo:

Heber: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Ana: Minhas dificuldades sempre foram Inglês e Matemática Financeira. Sempre que estas matérias caiam em um concurso que eu queria fazer, já desanimava! Mas neste concurso da Anvisa eu prometi para mim que ia dar um jeito de abrir a mente para assimilar estas matérias e assim eu fiz. Adquiri um curso aqui do Estratégia específico de Inglês e a metodologia utilizada pela professora me ajudou muito, pois toda aula tinha muitos textos de assuntos na área da saúde e a respectiva tradução, então resolvi fazer um glossário com mais de 600 palavras a mão para eu poder fixar o máximo de vocabulário e não fazer feio na prova! Tanto na primeira prova do concurso da Anvisa, que foi anulada, como na segunda, eu fui muito bem em Inglês. Essa ideia do glossário garantiu minha aprovação, estava me sentindo uma britânica (rsrs).

Leia mais sobre técnicas de memorização 

Para mais dicas de estudo e muito vocabulário, é só acessar as aulas demonstrativas gratuitas dos cursos de Inglês que ministro, clique no link abaixo.

Cursos de Inglês para Concursos – Ena Smith

Abraços e bons estudos,

Profa. Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada pelo comentário, Adriano. Seu feedback é importante. Abraço! 
    Ena Smith em 17/01/17 às 15:37
  • Ótimo artigo e dicas professora. Obrigado!!!
    Adriano em 17/01/17 às 07:53