Notícia

ICMBio: Último concurso foi organizado pelo Cebraspe. Confira!

Você já deve estar sabendo que o concurso ICMBio já tem banca definida: o Cebraspe! A banca foi oficializada através do Diário Oficial da União desta terça-feira, 23 de novembro.

Com isso, o edital fica cada vez mais próximo de ser publicado. Agora, os próximos passos são a finalização do documento e, enfim, sua publicação.

Mas você sabia que o último concurso do ICMBio, realizado lá em 2014, também contou com a organização do Cebraspe (Cespe, na época)? Confira os detalhes.

Último concurso ICMBio – 2014 (Cebraspe)

Etapas

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Para as duas funções, as provas tiveram duração total de 4 horas e 30 minutos. Os candidato às vagas de Analista realizaram a etapa no período da manhã, enquanto para Técnico, no turno da tarde.

Prova Objetiva

Com 120 questões, os itens foram distribuídos entre conhecimentos básicos* (comuns a todos os cargos) e conhecimentos específico. Os comandos foram do tradicional “CERTO ou ERRADO”.

  • *CONHECIMENTOS BÁSICOS:
  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades; Legislação; e
  • Ética no Serviço Público.

Para ter a redação corrigida, era necessário obter as seguintes pontuações:

  • nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Prova Discursiva

A prova discursiva valeu 20,00 pontos e variou conforme o cargo, sendo:

Analista Ambiental: redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tópico(s) extraído(s) do objeto de avaliação “Aspectos históricos e sociais da ocupação humana na região do Complexo Tapajós”.

Para os demais cargos: redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de objeto(s) de avaliação dos conhecimentos específicos dos respectivos cargos.

Inscritos

Com oferta de 271 vagas para Analista Administrativo, Analista Ambiental, Técnico Administrativo e Técnico Ambiental, foram registrados 54.182 inscritos.

Nomeações

Além das 271 vagas previstas no edital, foram convocados mais 163 excedentes, nomeados em função de vacâncias durante o prazo de validade do edital, totalizando, assim, 434 convocações.

Quer estudar com quem mais aprova em concursos públicos no Brasil, com um valor que cabe no seu bolso? Confira a nossa Black Friday! Clique no banner para participar:

ICMBio: Último concurso foi organizado pelo Cebraspe. Confira!

Quer ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso ICMBio e a definição do Cebraspe como banca? Então não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações: Concurso ICMBio

Quer estudar para o concurso ICMBio?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.