Artigo

Home Office e Concursos Públicos – Uma nova tendência?

Já pensou em ser concursado, com ótima remuneração, ter estabilidade e, acima de tudo, trabalhar em casa? Seria o home office a nova tendência para os servidores públicos? Veja nesse artigo.

home office
Home Office – Nova tendência para os serviços públicos?

Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!

Nos deparamos, nos últimos meses, com o maior distanciamento social já feito pela humanidade. Empresas e órgãos públicos de portas fechadas, e pouquíssimas pessoas às ruas. Entretanto, o mundo não parou por completo. O que mais vimos foram pessoas trabalhando em home office, desde os trabalhadores ‘comuns’ até as mais altas autoridades do país, como os Ministros da suprema corte.

Antes de tudo, Home Office significa escritório em casa e é uma modalidade de trabalho já bastante utilizada em outros países e que permite que pessoas e empresas se conectem à distância.

Contudo, essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, conforme as relações trabalhistas e as circunstâncias se modificam. Ademais, o que era algo ainda incomum para muitas empresas e órgãos públicos, acabou se tornando uma nova necessidade com a pandemia de COVID-19.

Apesar de essa modalidade de trabalho ter ganhado tanto espaço recentemente, não é de hoje que ela começou a ser utilizada, até mesmo nos serviços públicos.

Em 2017, por exemplo, foi assinado, pelo então governador de SP, Geraldo Alckmin, o decreto 62.648 que estabelece normas para adoção do chamado teletrabalho em órgãos estaduais da administração direta e autarquias. O projeto-piloto foi iniciado na Secretaria da Fazenda e na Procuradoria Geral do Estado, permitindo que certos funcionários desempenhassem suas atividades em casa.

Como Funciona o Home Office

Antes de mais nada, o Home Office não é uma modalidade acessível para qualquer profissional, mas indicado para certas profissões que não dependem, necessariamente, de estar presentes fisicamente em um determinado local.

Em segundo lugar, temos 2 tipos de home office:

  • 100% Remoto: todas as atividades desempenhadas em casa; ou
  • Híbrido: o funcionário desempenha partes de suas atividades em casa e o restante no escritório.

Portanto, servidores públicos que trabalham atendendo ao público em geral, por exemplo, sofreriam algumas dificuldades ao se enquadrarem no modelo, muito embora alguns aplicativos estejam sendo desenvolvidos para este fim.

Vantagens e Desvantagens do Home Office

Certamente que a modalidade de trabalho em casa requer, antes de mais nada, muito foco e muita disciplina. Inegavelmente, a baixa produtividade é a grande discussão sobre implementar ou não o teletrabalho.

Veja as vantagens do home office:

  • Qualidade de Vida – a pessoa passa a se alimentar melhor e ter mais qualidade de sono;
  • Gerenciamento do Tempo – o funcionário tem maior liberdade para decidir quando começar e quando terminar de trabalhar;
  • Menos pressão – desempenhar suas funções no conforto de sua casa, sem a presença de seu chefe, pode te causar menos pressão e estresse;
  • Menos Despesas – o empregado acaba deixando de gastar com restaurantes, combustível, estacionamento, lanches.

Por outro lado, o teletrabalho também apresenta algumas desvantagens:

  • Isolamento Social – a falta de convivência com outras pessoas acaba causando depressão em certas pessoas;
  • Distrações – o ambiente caseiro traz muitas distrações ao trabalhador, como TV, Netflix, animais de estimação, parentes;
  • Baixa Produtividade – muitas pessoas, em virtude da quantidade de distrações e pelo conforto em excesso, acabam procrastinando em demasia.

Vale a pena trabalhar em casa?

Embora nem todos teremos a opção de escolher, algumas empresas e órgãos públicos acabam oferecendo essa opção a seus funcionários. Neste caso, a escolha é bastante pessoal, e depende, primordialmente, das características de cada um.

Apesar de parecer ser o tipo de trabalho perfeito, ficar sempre em casa, sem contato com colegas de trabalho, sem trocas de experiências e de calor humano, pode trazer, ao longo prazo, certo distanciamento social e, até mesmo, quadros de depressão. Portanto, aos que gostariam de aderir ao home office, talvez o melhor seja mesmo a modalidade híbrida.

Home Office e Concursos Públicos – Uma nova tendência?

Cumpre salientar, primeiramente, que os órgãos públicos que adotam, adotaram ou irão adotar o teletrabalho não o fazem pensando apenas no bem-estar do funcionário, mas acima de tudo na redução de custos. Sim, empresas e governo também se beneficiam com o home office.

Contudo, a grande preocupação das pessoas jurídicas é com a qualidade e produtividade de seus funcionários trabalhando em casa, sem qualquer tipo de controle gerencial sobre eles.

Como resposta, o governo vem criando uma série de métricas e metas de desempenho para, efetivamente, não sofrer com uma redução na qualidade e na produtividade. Consequentemente, são impostas metas de desempenho superiores para aqueles que trabalham em casa.

Como consequência da pandemia de COVID-19, o home office vem ganhando cada vez mais espaço no governo, contudo ainda há muito a ser elaborado. Apesar disso, vemos paulatinamente o número de órgãos públicos que aderem a este modelo se multiplicar.

Como exemplo de órgãos do governo que utilizam ou já utilizarem o trabalho em casa, podemos citar:

  • Supremo Tribunal Federal (STF);
  • TCU (Tribunal de Contas da União);
  • TST (Tribunal Superior do Trabalho);
  • Tribunal de Justiça Estadual (AM, DF, MG, PR, PE, SC, SP);
  • TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de SP).

Em breve, o grupo de instituições com servidores públicos trabalhando de casa poderá aumentar ainda mais.

Finalizando

Para concluir, esperamos que o home office seja cada vez mais comum não só na atividade privada, como também no setor público. Portanto, se você sonha em ser servidor e ter a opção de trabalhar remotamente, saiba que seus objetivos estão cada vez mais próximos de se concretizarem.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.