Artigo

Histórico de cobranças da FGV e previsões para o TCM-SP (nível médio)

Pessoal, sabemos que o último certame para cargos de nível médio no TCM-SP foi há mais de uma década (2006) e ainda por cima, realizado pela banca CETRO. Sendo assim, surge o questionamento: será que o edital virá com mudanças?

É bem possível, caso haja a mudança para outra banca (FGV?). Mas também é possível se preparar com qualidade até a abertura do Edital.

Vamos analisar ao menos dois cenários, que são mais os mais prováveis, analisando editais recentes:

A) FGV:

1) SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS  de Niterói ( OUT/2018)

Um Edital bem simples, o que não acredito que deva ocorrer com o nosso concurso, que tem uma importância muito maior.  Não cobrou parte específica ligada ao cargo, o que também acho bem improvável. Porém, devemos ficar atento com os assuntos adicionais de Informática, bastante em voga atualmente.

2) PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA (AGO/2018)

Muito semelhante ao anterior, porém com foco na parte específica do cargo. Aqui, a FGV poderia incluir AFO e Orçamento Público de maneira mais pesada (pois foi o que ocorreu neste certame, com uma “pegada” maior na parte ligada ao cargo).
Se isto acontecer, teremos base para alcançar, pois já vimos a parte da Constituição Federal (arts. 70 a 75), mas faremos isso de maneira bem acelerada na Trilha, levando em consideração que a matéria é grande. Português e Matemática, sempre presentes.

3)TJ-SC (ABR/2018)

Pessoal, não se assustem com esse conteúdo, rsrs. Os tribunais judiciários costumam pegar pesado nos Direitos.

A ideia aqui é mostrar que a FGV poderia sim incluir pesadamente matérias de AFO e Orçamento Público (como noções) e isto não seria nenhuma surpresa.  
Como disse anteriormente, se isto acontecer, teremos base para alcançar, pois já vimos a parte da Constituição Federal (arts. 70 a 75), mas faremos isso de maneira bem acelerada na Trilha, da a extensão da matéria.

Desta vez, houve a preferência por Raciocínio Lógico. Também não é complicado de estudar no pós-edital.

4) MP-AL  (MAR/2018)

Pessoal, edital também interessante para fins de análise. Vejam que a FGV manteve Informática (com alguns assuntos diferentes e mais atuais, que não são muitos). Também percebemos aqui a parte da Legislação Específica, que estamos estudando.

Na parte de conhecimentos específicos, como venho dizendo, é possível que haja inclusão de AFO e Orçamento público. Como dito, se isto acontecer, teremos base para alcançar, pois já vimos a parte da Constituição Federal (arts. 70 a 75), mas faremos isso de maneira bem acelerada na Trilha, pois a matéria é grande.

5) SEPOG-RO (JUL/2017)

Improvável cair História e Geografia de São Paulo (mais provável só a Legislação Específica). Este edital preferiu raciocínio lógico (fácil de incluir no pós-edital).

Na parte de conhecimentos específicos, colocou noções de temas ligado ao cargo e também uma parte mais pesada de Informática.

B)CETRO (improvável):

Manutenção  do conteúdo, com possível inclusão do matéria de Atualidades e do Manual de Redação da Presidência da República. Se isto ocorrer, não teremos maiores surpresas. Baseamos nossa previsão no último Edital publicado para nível médio da CETRO.

C) Conclusão

Devemos, o mais rápido possível, cumprir as trilhas previstas, sem pular etapas, para ficarmos com tempo livre de revisão e inclusão de novas matérias. Também não há surpresas, em nenhum dos cenários, em Português, matéria essencial.

Grande abraço, galera!

Instagram: @luizfelipeprofessor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.