Artigo

Histórias de quem foi aprovado depois dos 40 anos.

Introdução

É difícil passar em concurso, com toda a certeza. Porém, quem estuda e se dedica consegue, independentemente da idade e dos obstáculos. Neste artigo, vamos contar algumas histórias de concurseiros que foram aprovados depois dos 40 anos. Todos se prepararam com o Estratégia Concursos.

Se você está estudando para concursos e já passou dessa idade, provavelmente vai se identificar com as histórias. Além disso, verá que o foco e a determinação fizeram a diferença para superar os obstáculos e trilhar uma trajetória de sucesso. Veja de quem vamos falar:

  • Aprovados depois dos 40 anos: Diego Biangolino Teixeira Lima (40 anos)
  • Aprovados depois dos 40 anos: Maria da Piedade Chaves de Andrade (41 anos)
  • Aprovados depois dos 40 anos: Elaine da Costa Podlyska (45 anos)
  • Aprovados depois dos 40 anos: Andreia da Silva Moura (51 anos)
  • Aprovados depois dos 40 anos: José Roberto Ferreira Machado (57 anos)

O artigo de hoje foi inspirado em um familiar que tem mais de 40 anos e começou a se preparar para concursos recentemente. Mesmo com todas as dicas de quem já passou por isso, ele ainda tem dúvidas a respeito do sucesso da aprovação. Não tem certeza se vai conseguir.

Dessa forma, recomendamos primordialmente a todos os concurseiros “desconfiados” que possuem mais de 40 anos e querem a aprovação. Contudo, fique à vontade para lê-lo também, caso você não faça parte do grupo.    

Atendendo a pedidos, preparamos um conteúdo bem enxuto, de forma que você não gaste muito tempo na leitura. Afinal, sabemos que você tem muitas disciplinas para estudar e não pode perder tempo. Vamos começar então.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Aprovados depois dos 40 anos: Diego Biangolino Teixeira Lima (40 anos)

Este carioca decidiu estudar para concursos em razão da crise no mercado imobiliário. Com formação em Ciências Econômicas, Diego acreditava que seria difícil alcançar espaço no setor privado. Além disso, desde pequeno tinha o sonho de ser policial.

Mesmo com pouco tempo de trajetória no mundo dos concursos, Diego conseguiu a aprovação na Polícia Civil (PC-AL). Durante a preparação, ele trabalhava, com carga horária reduzida, e estudava, além de ser casado.

Diego abriu mão do contato com as pessoas para focar nos estudos, adotando uma postura mais radical. Nesse sentido, a compreensão dos familiares com a sua ausência foi importante para alcançar a vitória. 

Normalmente, os concurseiros aprovados têm posicionamentos diferentes em relação aos compromissos. Porém, todos eles lidam com o desafio de conciliar os estudos com a pressão e a rotina diária. Se eles obtiveram sucesso, você pode conseguir também.  

Aprovados depois dos 40 anos: Maria da Piedade Chaves de Andrade (41 anos)

Se você ainda não se convenceu que pode conseguir a aprovação aos 40 anos, então veja esta história. Maria não tinha ensino superior e trabalhava durante a madrugada até o horário do almoço em uma pequena fábrica de salgados com a família. Em paralelo, fazia faculdade de Pedagogia à noite.

Após um tempo, decidiu trancar a faculdade porque acreditava que não se encaixava no perfil. Incentivada pela irmã, que já era servidora pública federal, começou a estudar para concursos. E conseguiu a aprovação no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante a preparação, Maria conciliava trabalho e estudo, ficando a maior parte do tempo em casa. Seus momentos de lazer durante a semana eram apenas caminhadas, para tentar espairecer e diminuir a ansiedade.

Se você não precisa trabalhar de madrugada, provavelmente vai ter mais horas de sono e descanso do que Maria para conseguir alcançar seu objetivo. Mesmo com todos os obstáculos, ela conseguiu a aprovação aos 41 anos e quer voltar a fazer faculdade. 

Aprovados depois dos 40 anos: Elaine da Costa Podlyska (45 anos)

Após ficar desempregada, diante da instabilidade da iniciativa privada, a bacharel em Informática e Tecnologia da Informação (TI) Elaine resolveu estudar para concursos. Uma tarefa árdua, haja vista que ela já tinha 45 anos e era casada, com filho e casa para cuidar.

A falta de tempo era compensada com excesso de foco e determinação. Elaine obteve aprovação, até o momento, em 3 concursos: Defensoria Pública (DPE-RJ), Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

Para conseguir sucesso na jornada, Elaine precisou abdicar de alguns eventos com a família e os amigos. Felizmente, ela contou com a compreensão e o apoio das pessoas mais próximas.

O serviço público oferece diversas oportunidades para carreiras de TI, em todas as esferas, independentemente da idade. Se você se identificou com a situação, siga firme nos estudos, pois 2023 está sendo um ano cheio de oportunidades (inclusive para quem deseja a aprovação aos 40 anos). 

Aprovados depois dos 40 anos: Andreia da Silva Moura (51 anos)

Criando os 2 filhos sozinha, Andreia concluiu o 2º. grau estudando com livros didáticos encontrados no lixo. Quando os filhos cresceram, conseguiu cursar um pré-vestibular social e entrou para a faculdade de Biblioteconomia. Decidiu estudar para concursos junto com a faculdade.

Mesmo com os obstáculos, Andreia já conseguiu diversas aprovações: Tribunal de Justiça (TJ-RJ), Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Ministério Público (MP-RJ), Casa Rui Barbosa, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). 

Sempre conciliando a rotina de estudos com o trabalho, a vida de dona de casa, os 2 filhos e os 2 netos, Andreia estudava onde era possível: ônibus, biblioteca etc. Não tinha tempo para vida social. Mas veja que a recompensa chegou, após muita dedicação.

Talvez você não precise enfrentar as mesmas dificuldades que a Andreia passou, tais como buscar livros no lixo. Ainda assim, veja que ela conseguiu 6 aprovações. Você só precisa de apenas uma. Não perca as oportunidades que a vida oferece.

Aprovados depois dos 40 anos: José Roberto Ferreira Machado (57 anos)

Diante da crise no mercado imobiliário de Brasília em 2019, com redução de vagas e salários no setor, o engenheiro civil José Roberto resolveu se dedicar exclusivamente ao estudo para concursos. No início, começou a estudar para Tribunais, mas depois mudou o foco.

Durante a preparação, optou por continuar com os momentos de lazer, incluindo viagens, além de praticar exercícios físicos. Ademais, José Roberto era casado, tinha 3 filhos e 2 netos.  

Mas para qual concurso ele passou? A pergunta tem que ser feita no plural, porque ele passou em vários. Aos 57 anos, José Roberto foi aprovado no Ministério Público da União (MPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Banco Regional de Brasília (BRB).

Será que você tem menos de 57 anos? Será que já tem netos? Com a vida movimentada, se ele conseguiu passar em 3 concursos, por que você não conseguiria passar também?

Figura 1 - Fotos dos candidatos aprovados depois dos 40 anos.
Figura 1 – Fotos dos candidatos aprovados aos 40 anos (Fonte: Adaptação do material das entrevistas do Estratégia Concursos).

Conclusão

Em suma, apresentamos no artigo de hoje histórias de concurseiros aprovados após os 40 anos. Se você faz parte desse grupo, estuda e se dedica, esteja certo de que a sua aprovação vai chegar também.

Tenha em mente que só não passa quem desiste, como alguns professores do Estratégia Concursos costumam dizer. A sua idade, independentemente de qual seja, não vai te parar.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, exercite sempre o seu aprendizado por meio de questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.