Artigo

Hi, there – Devo estudar muitas horas para aprender inglês?

PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.

Resolvi escrever um texto sobre como oriento as pessoas a estudar. No caso de inglês, vale ressaltar (highlight) que por se tratar de um idioma estrangeiro, a disciplina e organização são fundamentais para você não “perder o pique” e desistir…afinal de contas, quando você se depara com palavras que você não tem a mínima ideia, a vontade é largar tudo…nunca desista (give up) tudo, please.
Vamos lá, então.

Devo estudar muitas horas para aprender inglês?

Meu amigo, minha amiga…nosso cérebro precisa de descanso para aprender. Então, não exija demais dele. Não estude por períodos muito longos > Existem algumas lendas, no mundo dos concurseiros, de que você deve sentar seu bumbum na cadeira e estudar por 1,5h ou 2h sem parar (caso contrário, você estará estudando pouco). Pois bem, para estudar inglês (aliás, não só inglês), eu recomendo que você estude 1,5h, sim. Mas, faça um pequeno intervalo entre dois períodos de 45 minutos (ou 3 intervalos de 30 minutos, melhor ainda). Já existem estudos científicos que provam que após 40-50 minutos, o cérebro da maioria dos seres humanos começa a perder sua capacidade de retenção de informação. Tem um momento que “não entra mais nada na cabeça”, não tem? Pois bem, você vai perceber que é depois desse período que isso começa a acontecer. Minha recomendação é a seguinte: estude, no máximo, por 45 minutos, faça uma pausa de 8-10 minutos e depois estude mais 45 minutos. Esse intervalo faz com que o cérebro descanse e retome sua capacidade de prestar atenção e reter informação. Você não estará perdendo tempo, mas sim, preparando o cérebro para mais um período de estudo. Recomendo que você teste essa técnica por uma semana e analise seu desempenho. Acredite, isso vai te ajudar muito. E você estudou 1,5h, como previamente programado (mas, com muito mais eficiência…vai por mim)
Resumindo:
Estude 45 minutos > descanse de 8-10 minutos > Estude + 45 minutos
Se você achar que seu cérebro consegue aguentar um período maior de estudo, fique à vontade e aproveite essa vantagem, mas respeite o limite dele.

…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.