Governo deve desistir de Reforma do funcionalismo público
Concursos Públicos

Governo deve desistir de Reforma do funcionalismo público

O Governo avalia desistir de enviar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Reforma Administrativo para Funcionários Públicos para o Congresso.

As novas regras deveriam alterar, por exemplo, o regime de contratação e planos de carreira. Entretanto, Rodrigo Maia, presidente da Câmara não recebeu bem a proposta.

A ideia agora discutida é que ao invés de enviar uma proposta própria, seria melhor enviar apenas “sugestões”para serem agregadas.

Na última semana o presidente Jair Bolsonaro disse que a proposta estava muito próxima de ser enviada para o Congresso. Porém,o ministro Paulo Guedes enfraqueceu a proposta pela sua manifestação de que os servidores públicos poderiam ser comparado a “parasitas”.

O que é a reforma administrativa?

A Reforma Administrativa é um processo de mudança que permite ajustar as estruturas do funcionalismo público. A ideia do governo com a reforma era criar novos regimes de contratação para servidores públicos, alterar as avaliações de desempenho e mudar a estrutura das carreias. Lembrando que as novas regras seriam aplicadas apenas para os novos funcionários, deixando assim inalterada as regras para os servidores em atividade.

O que deve mudar?

Fim da estabilidade: o Governo estuda criar 3 categorias para servidores: os que serão contratados sem estabilidade, os com estabilidade e por tempo determinado.

Estágio probatório: o funcionário que passa no concurso, tem um período de 3 anos de “fragilidade” em que pode ser demitido, o Governo avalia aumentar esse tempo para 10 anos.

Salários: o governo pretende criar uma similaridade entre os salários da iniciativa privada com a pública.

Progressão automática: a progressão de carreira passa a ser apenas por mérito do servidor.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Tiago Zanolla

Tiago Zanolla

Engenheiro de Produção de formação, está envolvido com concursos públicos desde 2009, ano em que prestou seus primeiros concursos.  Desde 2011, é servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, exercendo o cargo de Técnico Judiciário Cumpridor de Mandados.  Além de algumas obras publicadas, é professor de legislações específicas, especialista em  cursos para Tribunais e MPU, além de outras carreiras administrativas.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados