Concursos Públicos

Gabarito TJPE – IBFC divulga nota sobre o fato de as Provas Discursivas estarem identificadas

Os candidatos que prestaram o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco não economizaram nas críticas à banca organizadora do certame, o IBFC. Uma das reclamações fez o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação se pronunciar.

Segundo a reclamação dos candidatos, as Provas Discursivas estavam identificadas, fato que vai de encontro a um dos itens discriminados no edital, conforme disponibilizamos abaixo:

9.2.10. A Folha de Resposta para a Prova Discursiva não permitirá qualquer identificação do candidato, pela comissão de correção, na parte destinada à dissertação, garantindo assim o sigilo do autor.

Nesta terça-feira, o IBFC divulgou uma nota esclarecendo a reclamação dos candidatos. A nota veiculada no site da banca organizadora do concurso diz que…

O IBFC esclarece que a tecnologia adotada pelo IBFC possibilita e garante que as provas discursivas sejam corrigidas online, com toda a segurança e garantia de anonimato.

– Digitalização separada em dois arquivos distintos das Folhas de Respostas das provas objetiva e discursiva;
– Geração de banco de dados criptografado;
– Procedimento de garantia de anonimato do candidato;
– Cadastro dos professores;
– Correção das provas discursivas. (sic)

Para você entender o que aconteceu, disponibilizamos abaixo dois das centenas de comentários e mensagens que recebemos de nossos alunos em nosso site, retratando o caso:

Charles
“Na folha do gabarito a qual o candidato tinha que assinar três vezes era a mesma folha destinada a prova dissertativa (redação), no entanto o sub item 9.2.10 do edital diz: A Folha de Resposta para a Prova Discursiva não permitirá qualquer identificação do candidato, pela comissão de correção, na parte destinada à dissertação, garantindo assim o sigilo do autor. O próprio edital já propõe a anulação desse certame, nem precisa lei superior”. (sic)

Outro candidato fez um comentário fazendo a mesma reclamação:

Luiz
“Inúmeras irregularidades na realização das provas: não houve detector de metal quando o candidato entrava na sala; um fiscal em cada sala; pessoas entrando com resumos e deixando-os em baixo da carteira e – o mais grave – o texto da redação identificado no cartão de respostas com nome e inscrição. Como o nome será destacado, se a folha é uma só? Inclusive, assinamos 3 vezes na frente”. (sic)

Confira o esclarecimento da banca sobre esse ponto.

“Quanto ao fato de haver uma identificação na Folha de Respostas, cabe informar que tal identificação é necessária no início da prova, para que seja certificado que cada candidato tenha sua prova entregue corretamente, sem que haja qualquer tipo de troca. Por isso a identificação acontece somente na parte da frente da folha de respostas da prova objetiva, sendo o seu verso preservado de qualquer dado, ou seja, sem qualquer identificação, podendo inclusive a parte que consta os dados do candidato ser destacada a qualquer momento.

É importante ressaltar que a prova discursiva é realizada no verso de tal folha de avaliações, justamente sem identificação, contendo apenas as linhas para o candidato transcrever a sua resposta discursiva”. (sic)

Confira a nota completa divulgada pelo IBFC. Clique Aqui!

Iniciado período de Recursos contra o Gabarito

A banca organizadora do concurso do Tribunal de Justiça do estado de Pernambuco iniciou na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, o período de recursos contra o Gabarito da Prova Objetiva, divulgado ontem. O período para interposição de recursos vai até a tarde de quarta-feira, 18 de outubro.

As provas do concurso aconteceram no último domingo, 15. O edital do certame oferta 109 vagas imediatas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, cargos que exigem formação em Nível Médio e Superior.

O certame teve 179.548 inscritos e, desses, mais de 49 mil faltaram à prova.

Ainda no domingo, dia da prova, os professores do Estratégia Concursos fizeram a correção de todas as questões da prova do certame, AO VIVO. Além da correção em vídeo, os professores fizeram posts no site corrigindo e comentando cada questão.

O vídeo e os links dos posts estão disponíveis nesta página. Fique atento, pois as provas possuem várias questões que cabem recurso e anulação.

No sábado, os professores do Estratégia Concursos realizaram uma Aula de Revisão Presencial para o concurso. O aulão aconteceu em Recife-PE com a presença de mais de 600 pessoas.

Confira o Gabarito TJPE

O link dos gabaritos serão divulgados aqui à medida em que nossos professores forem publicando as correções. As disciplinas marcadas em vermelho, cabem recurso. A SEGUIR, te ensinamos a fazer Recursos para as questões da Prova TJPE.

Analista Judiciário – Judiciária
Direito Administrativo Clique Aqui!
Raciocínio Lógico Clique Aqui!
Direito Constitucional Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores – Clique Aqui!
Direito Tributário Clique Aqui! – Recurso!
Direito Penal e Processual Penal Clique Aqui!
Regimento Interno Clique Aqui!
Direito das Pessoas com DeficiênciaClique Aqui!
Direito Processual Civil – Clique Aqui!
Processo Judicial EletrônicoClique Aqui!
Português Clique Aqui!

Analista Judiciário – Administrativa
Direito Constitucional Clique Aqui!
AFO Clique Aqui!
Direito Administrativo Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores – Clique Aqui!

Oficial de Justiça
Raciocínio Lógico – Clique Aqui!

Técnico Judiciário – Judiciária
Raciocínio Lógico Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores – Clique Aqui!
Direito Penal e Processual Penal Clique Aqui!
Estatuto dos Servidores Clique Aqui!
Direito Administrativo Clique Aqui!
Direito das Pessoas com Deficiência Clique Aqui!
Processo Judicial Eletrônico Clique Aqui!
Português Clique Aqui!
Regimento InternoClique Aqui!

Técnico Judiciário – Administrativa
Direito Constitucional Clique Aqui!
Direito Administrativo Clique Aqui!
Regimento InternoClique Aqui!

Como elaborar recursos para questões da Prova TJPE?
Clique Aqui!

Comente – O que você achou da prova TJPE?

Foram longos dias, semanas, meses, noites em claro estudando! Tudo em prol de um sonho… Sonho não, projeto de vida! Preparar-se para um concurso com a dimensão do que foi o Tribunal de Justiça de Pernambuco e concorrer contra mais de 170 mil candidatos não é tarefa fácil, e a gente entende você!

Por isso, desejamos a todos PARABÉNS! Você já é um vencedor só em aceitar esse desafio. Mas vamos falar um pouco sobre a prova: comente no final da matéria e conte-nos…

– O que você achou da prova? Fácil, Difícil?
– Na sua opinião, qual foi disciplina a mais difícil? E a mais fácil?
– Você acha que alguma questão deve ser anulada?
– A prova fugiu do conteúdo programático exigido pelo edital?
– Muitas pessoas faltaram na sala onde você prestou a prova?
– Como foi seu desempenho na prova discursiva? Conseguiu fazer um bom texto?
– Aconteceu algo de inusitado na sua sala de aula? Relate!

Gabarito TJPE – Informações sobre o concurso TJPE

O edital do concurso TJPE oferta 109 vagas imediatas além de formação de cadastro de reserva. São vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, que exigem formação em Nível Médio e Superior. A banca organizadora é o IBFC. Foram mais de 180 mil inscritos.

Quer começar a se preparar agora mesmo para um concurso? Clique no link abaixo e confira os cursos que o Estratégia Concursos possui para reforçar seus estudos. Os nossos professores já estão trabalhando em materiais específicos para este certame.

CURSOS PARA CONCURSOS

Andamento dos concursos

Você pode ter acesso a todas as oportunidades que possuem edital publicado, inscrições abertas e concursos que ainda não têm edital, mas que estão em ritmo acelerado. Acesse o nosso artigo sobre os concursos que estão abertos e confira os principais concursos que possuem edital publicado.

Confira também aqueles Concursos que estão na Marca do Penalti, que estão prestes a ter edital publicado. Já se você quer saber sobre as previsões de concursos para os próximos meses, acesse o nosso artigo sobre os Concursos 2017.

O Estratégia Concursos também já preparou um artigo para você ir se programando para o próximo ano. Quase 50 órgãos do Poder Executivo Federal já solicitaram pedido de concurso. É só conferir em Concursos 2018.

Fique informado pelo WhatsApp!

Salve o número (61) 99876-2981, na sua Agenda de Contatos e nos envie uma mensagem pelo WhatsApp falando para qual área de concurso você estuda. Nós passaremos a te enviar informações atualizadas direto no seu celular. É importante que você mantenha o nosso número na sua Lista de Contatos do WhatsApp. Somente desta forma você receberá, via Lista de Transmissão, as informações, notícias, avisos de Aulas Grátis, mensagens de motivação dos nossos professores e muito mais. Fique Informado!

Coordenação

Ver comentários

Posts recentes

Edital UFPR publicado para TAE! Iniciais de até R$ 4,5 mil

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem um novo edital publicado para Técnico-Administrativo em educação (TAE)!…

1 hora atrás

Concurso MMA: confira o resultado final!

O Cebraspe divulgou o resultado final do concurso público do Ministério do Meio Ambiente e…

1 hora atrás

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, foram aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

10 horas atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

10 horas atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

15 horas atrás

Concurso Carapicuíba Educação: 125 vagas!

O Município de Carapicuíba, em São Paulo, divulgou seu edital de concurso público voltado aos…

16 horas atrás