Artigo

Gabarito TJ/SP – Atualidades – Médico, Enfermeiro e Administrador

Olá pessoal,

Segue o gabarito extraoficial de Atualidades das provas dos cargos de Médico Judiciário, Enfermeiro Judiciário e Administrador Judiciário. O examinador cobrou fatos ocorridos nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018.

Em outro artigo, comentei a prova de Contador Judiciário. Segue o link do artigo:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-tj-sp-atualidades/

Sucesso nos concursos!

Leandro Signori

Enfermeiro Judiciário

75. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (29 de outubro) que não buscará um quinto mandato na chefia de governo em 2021 e que deixará a liderança da União dos Democratas Cristãos (CDU) no fim de 2018. “É hora de dar início a um novo capítulo”, afirmou à imprensa, na saída de uma reunião com correligionários, acrescentando que a mudança traz mais oportunidades do que riscos. “Em 2021, não voltarei a disputar a chancelaria nem uma cadeira no Parlamento. E não concorrerei mais a cargos políticos.”

(Folha de S.Paulo, 29 out.18. Adaptado)

Entre as razões para as afirmações de Merkel, é correto identificar

(A) o fracasso do seu projeto de integração econômica europeia.

(B) o aumento significativo do desemprego na Alemanha.

(C) a perda progressiva de apoio e credibilidade de seu grupo político.

(D) a sua oposição malsucedida à participação da União Europeia na guerra civil síria.

(E) a rejeição popular à sua política de criminalização da imigração.

COMENTÁRIOS:

Entre as razões para as afirmações de Merkel a respeito do fim de sua vida política, ela destacou a perda progressiva de apoio e credibilidade para o seu grupo político, a União dos Democratas Cristãos (CDU).

O projeto de integração econômica europeia de Merkel não fracassou, assim como não houve aumento significativo do desemprego na Alemanha e não há uma política de criminalização da imigração. A Alemanha é um dos países europeus mais receptivos à imigração.

A União Europeia não manifestou interesse, nem participou em conjunto na guerra civil da Síria. França, Reino Unido e a própria Alemanha tiveram participações direta ou indireta no conflito, mas não como União Europeia.

Gabarito: C

76. As eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, que ocorreram nesta terça-feira, 6 de novembro, vão eleger representantes para as 435 cadeiras da Câmara e um terço do Senado, além de 36 dos 50 governadores.

(Estado de S.Paulo, 6 nov.18. Adaptado)

As eleições de meio de mandato marcaram o controle

(A) Democrata sobre a Câmara e simbolizaram a eleição de um Congresso mais diverso.

(B) Republicano sobre a Câmara e simbolizaram a eleição de um Congresso mais belicista.

(C) Republicano sobre a Câmara e simbolizaram a eleição de um Congresso mais conservador.

(D) Democrata sobre a Câmara e simbolizaram a eleição de um Congresso mais autoritário.

(E) Democrata sobre a Câmara e simbolizaram a eleição de um Congresso mais isolacionista.

COMENTÁRIOS:

Nas eleições legislativas de novembro de 2018, nos Estados Unidos, na metade do mandato presidencial, os Democratas elegeram a maioria dos deputados, voltando a ter o controle da Câmara dos Representantes, que estava sob o controle dos Republicanos, que mantiveram o controle do Senado.

Na Câmara dos Representantes, o número de mulheres eleitas foi recorde. Pela primeira vez foram eleitos representantes de minorias como muçulmanos, indígenas e refugiados. Também foi escolhido o primeiro governador abertamente homossexual. Ou seja, as eleições simbolizam um Congresso mais diverso.

Gabarito: A

77.

TRECHO I

O presidente ordenou a prisão do comandante do Exército por 30 dias, após este se pronunciar publicamente contra um projeto de lei impulsionado pelo governo. O comandante se manifestou contra uma reforma do sistema de pensões militares e uma nova lei orgânica para as Forças Armadas. A detenção conta a partir de segunda-feira (17 de setembro).

(Folha de S.Paulo, 13 set.18. Adaptado)

TRECHO II

O Exército destituiu nesta semana o diretor da Escola Militar por permitir, em um ato da instituição, uma homenagem a um condenado por crimes cometidos durante a ditadura.

(Exame, 16 out.18. Adaptado)

Os trechos I e II abordam, respectivamente, situações vividas

(A) no Equador e na Bolívia.

(B) na Colômbia e no Peru.

(C) no Uruguai e no Chile.

(D) na Argentina e no Paraguai.

(E) na Venezuela e no Panamá.

COMENTÁRIOS:

Questão bastante factual e pontual, com nenhuma dica de resposta. Porém, sabendo apenas um dos fatos já era possível resolver a questão.

O primeiro fato ocorreu no Uruguai. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, ordenou a prisão do comandante do Exército, Guido Manini Ríos, por 30 dias, após este se pronunciar publicamente contra um projeto de lei impulsionado pelo governo.

O segundo fato ocorreu no Chile. O Exército do país destituiu o diretor da Escola Militar, coronel Germán Villaroel Opazo, por permitir em um ato da instituição uma homenagem a Miguel Krassnoff, condenado por crimes cometidos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Gabarito: C

Médico Judiciário

75. O presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler federal alemã, Angela Merkel, protagonizaram neste sábado (10/11) um encontro histórico em Compiègne, ao norte de Paris. Esta é a primeira vez que os líderes máximos dos dois países visitam juntos o local.

(Folha de S.Paulo, 10 nov.18. Adaptado)

Os dois estiveram juntos por ocasião da comemoração de aniversário

(A) da cerimônia de fundação da União Europeia.

(B) do acerto relativo aos tratados de paz da Segunda Guerra.

(C) da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

(D) da queda do Muro de Berlim e da reunificação alemã.

(E) da assinatura do armistício que encerrou a Primeira Guerra.

COMENTÁRIOS:

O presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, comemoraram o centenário do Armistício que deu fim à Primeira Guerra Mundial, conflito em que Alemanha e França lutaram em lados opostos.

Foi em um vagão no bosque de Compiègne que foi assinado, em 11 de novembro de 1918, o armistício que selou o fim da Primeira Guerra Mundial, após anos de combates que deixaram 18 milhões de mortos.

Foi a primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial em que um presidente francês e um chefe de governo alemão se reuniram no memorial.

Gabarito: E

76. O perfil dos candidatos que concorreram a uma vaga no Poder Legislativo aponta para maior participação feminina e jovem. Os primeiros resultados da eleição mostram o novo perfil eleito: o país elegeu as duas primeiras deputadas federais muçulmanas, a primeira mulher indígena, além da deputada mais jovem da história.

(Estado de S.Paulo, 6 nov.18. Adaptado)

A notícia citada está relacionada às eleições

(A) no Canadá.

(B) na Alemanha.

(C) nos EUA.

(D) na França.

(E) na Inglaterra.

COMENTÁRIOS:

A notícia citada está relacionada às eleições nos EUA, marcadas pelo recorde de mulheres eleitas, pela eleição das duas primeiras deputadas federais muçulmanas, da primeira mulher indígena, da deputada mais jovem da história e do primeiro governador assumidamente homossexual.

Gabarito: C

77. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse neste sábado (10 de novembro) que seu país compartilhou as gravações com Arábia Saudita, Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. “Demos os registros. Eles estão escutando as conversas”, disse Erdogan, antes de embarcar para Paris, mas sem dar mais detalhes.

(G1, 10 nov.18. Adaptado)

As afirmações de Erdogan estão relacionadas

(A) à execução, em território turco, de lideranças rebeldes em luta contra o governo iemenita.

(B) ao assassinato de um jornalista saudita crítico do governo de seu próprio país.

(C) às negociações secretas entre o governo afegão e células terroristas da Al Qaeda.

(D) ao envolvimento clandestino de países árabes na guerra civil que está em curso na Síria.

(E) às informações confidenciais que circulam pela Turquia do projeto nuclear iraniano.

COMENTÁRIOS:

As afirmações de Erdogan estão relacionadas ao assassinato de um jornalista saudita crítico do governo de seu próprio país. O presidente da Turquia afirmou que diversos governos ocidentais receberam e ouviram as gravações relacionadas ao assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

O jornalista fugiu da Arábia Saudita em setembro de 2017.Ele disse que o governo do país árabe o baniu do Twitter. Khashoggi criticava fortemente o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman e o rei Salman da Arábia Saudita. Ele também se opôs à intervenção no Iêmen, liderada pela Arábia Saudita. Exilado nos Estados Unidos, passou a ser colunista do jornal Washington Post.

Em 2 de outubro de 2018, Khashoggi foi até o consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, para buscar um comprovante que estava separado, pois iria se casar com a sua namorada, uma mulher turca. O jornalista não saiu mais do consulado. Lá ele foi estrangulado, morto e esquartejado. Inicialmente a Arábia Saudita afirmou que ele havia saído do consulado, mas diante da progressiva investigação admitiu que o jornalista foi morto nas dependências da representação diplomática. O príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, é apontado pela Turquia como o mandante do crime.

Gabarito: B

Administrador Judiciário

97. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula 4,53% nos 12 meses terminados em setembro, um pouco acima do centro da meta de inflação, que é de 4,5%. O índice foi o maior para meses de setembro desde 2015.

No Relatório de Inflação divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará 2018 em 4,4%. Os índices haviam voltado a cair no início deste ano, mas voltaram a subir.

(EBC, 31.10.2018. Acesso em: 11.11.2018. Adaptado)

Esse aumento do IPCA resultou

(A) da recessão da economia e de fatores climáticos como a estiagem no Sudeste e as chuvas no Centro-Oeste.

(B) da safra recorde de alimentos e da instabilidade e da especulação no mercado financeiro do país.

(C) da valorização do dólar e da elevação dos preços dos combustíveis e de algumas tarifas públicas.

(D) da elevação da taxa Selic e do desabastecimento após a greve nos setores de transporte público e de energia.

(E) da alta do déficit público e da queda das exportações de commodities e de produtos semimanufaturados.

COMENTÁRIOS:

O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é o índice oficial utilizado pelo Governo Federal para medir a variação de preços dos produtos e serviços brasileiros.

Ele é medido como um reflexo do custo de vida de famílias que possuem renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base em 9 regiões metropolitanas do país. Para isso são calculadas despesas com moradia, alimentação, saúde, educação, transporte, roupas, entre outros.

Através do IPCA, o governo mede a inflação e também faz projeções sobre a mesma.

Se o IPCA subiu, significa que alguns desses produtos e serviços sofreram algum reajuste de preço para cima, ou seja, ficaram mais caros em relação ao mês anterior. Isso é a inflação.

Se o IPCA cai, significa que os preços subiram menos em relação ao mês anterior.

            No cenário abordado pelo enunciado, o aumento do IPCA foi resultante da valorização do dólar e da elevação dos preços dos combustíveis e de algumas tarifas públicas.

Com a elevação do dólar, fica mais caro importar. Consequentemente, produtos importados sofrerão aumento nos seus preços, o que eleva o IPCA. O mesmo vale para o preço dos combustíveis, que subiram muito nos últimos meses de 2018, elevando o IPCA.

Gabarito: C

98. O médico congolês Denis Mukwege, 63, e a ativista iraquiana Nadia Murad, 25, levaram o Nobel da Paz de 2018, anunciou o comitê do prêmio, em Oslo, nesta sexta-feira [05.10].

A importância do trabalho de Mukwege já tinha sido reconhecida, em 2014, pelo Parlamento Europeu, que concedeu a ele o prêmio Sakharov. Em 2016, Nadia foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade de um escritório das Nações Unidas.

(Uol, 05.10.2018. Acesso em: 11.11.2018. Adaptado)

A concessão desse prêmio foi um reconhecimento

(A) pelos esforços na luta contra o uso da violência sexual como arma de guerra.

(B) pelas campanhas de combate à subnutrição e à mortalidade infantil.

(C) pela assistência social a órfãos em regiões assoladas por conflitos étnicos.

(D) pela fundação de entidades de ajuda humanitária a refugiados.

(E) pela mobilização política em favor da educação feminina em países islâmicos.

COMENTÁRIOS:

A concessão desse prêmio foi um reconhecimento pelos esforços na luta contra o uso da violência sexual como arma de guerra.

Denis Mukwege, de 63 anos, passou grande parte de sua vida adulta ajudando as vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo, na África, e lutando por seus direitos. Ele e sua equipe trataram cerca de 30 mil vítimas desses ataques, desenvolvendo grande experiência no tratamento de lesões sexuais graves.

Nadia Murad, de 25 anos, se tornou uma ativista dos direitos humanos da minoria yazidi após sobreviver a três meses de escravidão sexual imposta por integrantes do Estado Islâmico no Iraque.

Após escapar dos terroristas, em 2014, ela liderou uma campanha para impedir o tráfico de pessoas e libertar o grupo étnico-religioso yazidis, que é composto por cerca de 400 mil pessoas. As crenças desse grupo misturam componentes de várias religiões antigas do Oriente Médio. A etnia é considerada “infiel” pelos extremistas do Estado Islâmico.

Gabarito: A

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.