Artigo

Gabarito TJ SP Atualidades – Comentários

Olá pessoal,

Neste artigo, você encontrará o gabarito extraoficial do TJSP com a resolução das questões de Atualidades, do cargo de Escrevente-Técnico Judiciário. A prova foi organizada pela Vunesp.

O examinador cobrou fatos ocorridos no mês de março de 2023, com base em reportagens do G1, Veja e BBC Brasil dos dias 13, 14 e 15 de março. Todos os fatos dessas questões estavam no PDF da Mega Revisão de Atualidades, que postamos no nosso curso, e na aula de Retrospectiva de Atualidades do mês de março, também disponível no nosso curso.

65. Milhares de sacos de lixo se acumulam pelas ruas de Paris, na França, onde 5 400 toneladas de resíduos não foram recolhidas devido à greve dos garis. As greves contínuas pelo país, iniciadas na semana passada, não são apenas no serviço de coleta de lixo. Elas afetam outros setores da economia, como o fornecimento de combustível das refinarias francesas e o transporte ferroviário.
(Disponível em https://g1.globo.com, 13.03.2023. Adaptado)
A revolta dos trabalhadores franceses se deve
(A) ao decreto presidencial que retira dos trabalhadores de coleta de lixo de todo o país o direito à gratuidade no transporte público.
(B) à redução do número de trabalhadores da coleta de lixo, causada pela substituição dos aposentados por máquinas de varrição.
(C) ao projeto de lei, apoiado pelo presidente Emmanuel Macron, que, entre outras providências, pretende aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos a partir de 2030.
(D) à tentativa do presidente Emmanuel Macron de fazer tramitar na Assembleia Nacional um projeto de lei que retira dos coletores o direito de receberem salário insalubridade.
(E) à tramitação de projeto de lei na Assembleia Nacional que pretende privatizar os serviços de coleta de lixo da cidade de Paris.

Gabarito: C

O governo do presidente Emanuel Macron encaminhou ao Poder Legislativo um projeto de reforma da previdência que aumenta a idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos, a partir de 2030, e antecipa para 2027 a exigência de contribuição por 43 anos (e não 42 como atualmente) para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria integral. Dois em cada três franceses são contrários à reforma, segundo as pesquisas.
A partir de janeiro de 2023, milhões de franceses foram às ruas em grandes manifestações contra essa reforma, além de greves e paralisações, com os trabalhadores dos trens, ônibus, escolas, eletricidade, aeroportos e limpeza pública.
Em 16 de março, em uma medida polêmica, o governo invocou o artigo 49.3 da Constituição francesa que lhe permitiu aprovar a reforma da previdência sem a aprovação da Assembleia Nacional. No Senado, o projeto foi aprovado.
A decisão de Macron de adotar o projeto por decreto, por temer uma derrota durante a votação no Parlamento, e sua recusa a voltar atrás provocaram a radicalização dos protestos, nos dias seguintes, com incêndios, depredação do patrimônio público e bloqueios. Toneladas de lixo se acumularam nas ruas Paris, devido a uma greve dos garis, que durou três semanas, bloqueios de depósitos e refinarias afetaram o abastecimento dos postos de gasolina.
A polêmica Reforma da Previdência francesa foi promulgada no dia 15 de abril.

66. A quebra do Silicon Valley Bank (SVB), banco californiano das startups, resultou em perdas de mais de 100 bilhões de dólares em valor para instituições nos Estados Unidos na última semana, se tornando a segunda maior falência bancária desde a crise financeira de 2008 que eclodiu com o Lehman Brothers.
(Disponível em https://veja.abril.com.br, 13.03.2023. Adaptado)
A respeito do banco americano, é correto afirmar que
(A) a FDIC, órgão que tem a mesma função do Fundo Garantidor de Crédito brasileiro, teme que haja uma corrida dos depositantes aos outros bancos para retirar aplicações, causando transtornos ao sistema financeiro americano.
(B) o SVB tem uma filial em território brasileiro, desde 2007, e a sua falência prejudicará as empresas de inovação que têm altas somas depositadas no banco.
(C) o colapso do SVB é indicativo de uma crise financeira mais séria nos Estados Unidos e em outros países, inclusive o Brasil.
(D) a despeito de ser um banco regional, o SVB trabalhava com grandes somas por ser uma instituição especializada no financiamento de novas tecnologias.
(E) se trata de uma instituição bancária especializada em atender startups que encontravam dificuldades em obter crédito de grandes bancos.

Gabarito: E

(A) Errado. De fato, com a falência do SVB, houve temores de que houvesse uma corrida dos depositantes a outros bancos, para retirar aplicações, e que isso causasse transtornos ao sistema financeiro americano. Mas os temores partiram de Wall Street, como é conhecido o mercado financeiro, os investidores e as empresas de investimento no mercado norte-americano. A FDIC não fez e não cabe a essa instituição fazer manifestações nesse sentido. A FDIC, dos Estados Unidos, é uma organização equivalente ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) brasileiro, para garantir aos correntistas o reembolso de uma quantia limitada em caso de falência de uma instituição financeira.
(B) Errado. Não encontrei informação de que o SVB tinha uma filial em território brasileiro. Só por isso, a afirmativa já está errada.
(C) Errado. Os desdobramentos dos dias e semanas seguintes mostraram que o colapso do SVB não levou a uma crise financeira mais séria nos Estados Unidos e em outros países, inclusive o Brasil. Houve impactos localizados em alguns bancos norte-americanos e europeus, mas não generalizado.
(D) Errado. O SVB era um banco regional, era o 16º maior banco do país. O banco era especializado no financiamento de startups, que são empresas de base tecnológica, ligadas a inovação no mundo dos negócios. De fato, trabalhava com grandes somas de dinheiro. Mas não era um grande banco para os padrões dos Estados Unidos. Entendo que cabe recurso, pedindo a anulação da questão, por ter duas afirmativas corretas: “D” e “E”. De forma genérica, essa afirmativa pode ser considerada correta. Ocorre que a Vunesp é uma banca factual, detalhista, que copia trechos de notícias para o gabarito das suas questões. Quanto mais próximo de texto dessa afirmativa (D) estiver o trecho de uma notícia, maior a possibilidade de um recurso ter sucesso. Copiem trechos de notícias com a maior fidedignidade possível ao que está escrito na letra “D”.
(E) Correto. Transcrição literal de trecho da notícia introdutória da questão: Fundado há 40 anos no Vale do Silício, o SVB é um banco especializado em atender startups que encontravam dificuldades em obter crédito de grandes bancos.

67. Pelo segundo dia seguido, criminosos realizaram ataques em cidades do interior do estado.
Ao menos seis municípios registraram cenas de violência na quarta-feira (15.03), segundo levantamento do portal G1, e o total chega a 24 cidades desde que as ações criminosas começaram, na madrugada de terça-feira (14.03). O governo do estado afirmou que havia sido alertado sobre a possibilidade de ataques e que tomou medidas preventivas. Mas isso não impediu tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. Foram presas 30 pessoas até agora. Uma pessoa morreu em confronto com a polícia e duas ficaram feridas nos ataques.
Também foram apreendidas armas, munições, artefatos explosivos, veículos, dinheiro e drogas.
(Disponível em https://www.bbc.com, 14.03.2023. Adaptado)
Esses fatos ocorreram no estado
(A) do Rio Grande do Norte.
(B) da Paraíba.
(C) do Ceará.
(D) de Sergipe.
(E) de Pernambuco.

Gabarito: A

No mês de março, diversos ataques no estado do Rio Grande do Norte foram executados pela facção criminosa Sindicato do Crime. Houve ataques contra prédios públicos, comércios, veículos públicos e privados.
Conforme apuração do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a causa apontada para os ataques foi a insatisfação dos detentos com a ausência de “regalias”, inclusive visitas íntimas – que não estão previstas na Lei de Execuções Penais. As visitas íntimas estão suspensas desde o massacre de Alcaçuz, em 2017.

68. Com cartazes, estudantes realizaram na manhã desta quarta-feira (15) um ato pela revogação do Novo Ensino Médio. O protesto iniciou por volta das 9h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, e, às 10h, desceu para a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Depois, os estudantes seguiram destino para a Assembleia Legislativa de São Paulo. O Novo Ensino Médio, previsto numa lei aprovada em 2017, começou a ser implementado em 2022 em todo o país, nas escolas públicas e privadas, mas só se tornou obrigatório a partir deste ano.
(Disponível em https://g1.globo.com, 15.03.2023. Adaptado)
A respeito do Novo Ensino Médio e das reivindicações dos alunos, é correto afirmar que os
(A) novos conteúdos são voltados para a área tecnológica e houve drástica redução da carga horária de disciplinas humanísticas.
(B) estudantes querem que os professores façam cursos de reciclagem antes da implementação do novo modelo.
(C) manifestantes exigem que as aulas sejam ministradas em tempo integral.
(D) estudantes exigem que, após a implementação total do novo modelo, os alunos, ao terminarem o último ciclo, ingressem, sem exame vestibular, no curso superior de sua livre escolha.
(E) conteúdos são divididos em áreas do conhecimento de maneira similar à que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Gabarito: E

O ato realizado pelos estudantes pedia a revogação do Novo Ensino Médio. Segundo os organizadores, o Novo Ensino Médio trouxe inúmeros problemas para os itinerários formativos, que começaram a ser ofertados ainda em 2022, mas só se tornaram obrigatórios a partir deste ano. Portanto as afirmativas “B”, “C” e “D” estão incorretas.
Com o novo sistema, os conteúdos passam a ser divididos em áreas do conhecimento de maneira similar à que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Correta a afirmativa “E”.
A letra “A” está incorreta. Ás áreas do conhecimento acima descritas já demonstram que novos conteúdos são voltados para a área tecnológica. Houve redução, não drástica redução, da carga horária de disciplinas humanísticas.

Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wZDdHXF18s
Um grande abraço!
Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.