Artigo

Gabarito PRF – Informática – TEM RECURSO!

Olá pessoal!

Quem vos fala são os Profs. Renato da Costa e Diego Carvalho! O Gabarito Preliminar da Prova de Informática da PRF trouxe uma possibilidade de recurso especificamente na Questão 32. Vejamos:

32. Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.

Gabarito Preliminar: Errado

Em nossa opinião, a questão cabe recurso. De acordo com o CERT.BR, temos que:

“Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo. […]

Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns”.

Conforme pode-se depreender do fragmento apresentado, anti-spyware são uma subcategoria de antimalware e, portanto, podem contemplar os mecanismos de detecção supracitados (heurística e comportamental). Ademais, os antimalwares mais modernos têm utilizado técnicas de inteligência artificial como um mecanismo de detecção de de softwares maliciosos.

É isso, pessoal! Estamos na torcida por vocês e estamos à disposição para ajudá-los. Força e foco no objetivo ;)

Prof. Diego Carvalho e Renato da Costa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor acho que o erro da questão é a "inteligência artificial"
    DANIEL VICTOR DOS SANTOS LEAL em 09/02/19 às 13:12
  • Marcos, você esta analisando um termo isolado do texto inteiro. Quando se fala independente da distancia física, que se dizer "perto ou longe" e, logo apos, ha a locução CONDICIONAL "desde que" restringindo a frase para que só haja acesso remoto com o uso da internet.
    Saulo Fachi em 08/02/19 às 18:39
  • LAN INDEPENDENTEMENTE da distância física? Isso e inviável.
    Marcos em 06/02/19 às 15:05
  • Exato, Douglas Bueno. Quando se usa o termo "independentemente da distância", significa que pode ser tanto próximo (10 metros) quanto longe (10000 km). E, após a virgula, vem o termo "desde que", ou seja, está restringindo para que, tanto perto como longe, se use a internet para acesso remoto. Isso esta equivocado, pois em uma distância próxima eu posso usar uma rede local, sem a internet, para fazer um acesso remoto.
    Saulo Fachi em 06/02/19 às 13:36
  • Saulo, tbm fiz o recurso mais ou menos parecido com isso aí ontem. Independente da distancia tá blza, mas só com conexão na internet aí já ficou errado pelo que andei pesquisando. Pq podemos montar algo relativamente perto atraves só de cabos, algo mais pessoal, como tbm um setor de inteligencia militar ou alguns doidos possam montar uma rede totalmente isolada pra garantia de segurança. Fica parecendo questão de raciocínio lógico em que deram a frase "Toda conexão remota usa internet" Como se nega isso? Só achar alguma conexão que não use, apenas uma.
    Douglas Bueno em 06/02/19 às 12:55
  • Gente, creio que a questão de acesso remoto esta realmente CORRETA, por causa do trecho (independente da distância física entre eles). Ou seja, se um computador esta no Brasil e o outro em outro na Russia, por exemplo, só com a internet é possível o acesso. Não existe uma rede local tão longa neste caso. E conexão via dial-up, que o amigo citou é internet, mas discada.
    Junior em 05/02/19 às 20:12
  • Gente, creio que a questão de acesso remoto esta realmente CORRETA, por causa do trecho (independente da distância física entre eles). Ou seja, se um computador esta no Brasil e o outro em outro na Russia, por exemplo, só com a internet é possível o acesso. Não existe uma rede local tão longa neste caso. E conexão via dial-up, que o amigo citou é internet, mas discada.
    Junior em 05/02/19 às 19:51
  • Entrei com recurso sobre a questão do acesso remoto. O acesso remoto pode ocorrer tanto em uma intranet, sem que haja conexão com a internet, assim como pode ocorrer pela própria internet. Quando o item afirma que "...independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores estejam conectados à Internet.", a afirmação torna-se falsa, pois o termo "desde que" restringe no sentido de que só poderá ser feito o acesso remoto se os computadores estiverem conectados à internet. Além disso, quando se fala em independentemente da distância física entre eles, percebe-se que os equipamentos podem estar próximos ou muito distantes. Ademais, a questão não deixa clara qual forma estaria sendo feito o acesso remoto, pois se o acesso for em uma rede LAN, não há necessidade do uso da internet. Como exemplo de conexão remota, há a Área de Trabalho Remota do sistema operacional Windows 7, cuja conexão pode ser feita dentro da mesma rede ou pela internet, conforme afirma o site de suporte da microsoft (https://support.microsoft.com/pt-br/help/17463/windows-7-connect-to-another-computer-remote-desktop-connection). Segundo o site do SERPRO (http://intra.serpro.gov.br/downloads/acesso-remoto-sar), há a possibilidade de se fazer acesso via intranet de acesso remoto por meio de linhas dedicadas, sem que precise, necessariamente, usar uma conexão com a internet. Dessa forma, o item deve ser alterado para ERRADO no gabarito definitivo, visto que há um termo restringindo a ação do acesso remoto, sendo que é possível sim usar o acesso remoto em uma rede de curta distância e que não esteja conectada à internet.
    Saulo Fachi em 05/02/19 às 17:18
  • Caro Professor, a questão sobre acesso remoto está com gabarito errado! Entrei com recurso hoje, pois NÃO é necessário estar conectado à Internet para aplicativos como UltraVNC por exemplo, para acesso remoto em outro computador. Basta estarem em uma LAN. Vamos ver no que vai dar.
    Cesar Cardoso em 05/02/19 às 15:41
  • Descordo totalmente.
    Fernando em 05/02/19 às 13:13
  • Estou totalmente de acordo. Vou abrir recurso.
    Renato em 05/02/19 às 11:36
  • Professor, a questão " Por meio de uma aplicação de acesso remoto, um computador é capaz de acessar e controlar outro computador, independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores estejam conectados à Internet.", ao meu ver, cabe recurso para mudança de Gabarito para ERRADO, uma vez que o acesso remoto é possível ainda que sem acesso à internet, via rede privativa - uma intranet, por exemplo. O cerne da questão é que estarem conectados em rede é a condição indispensável para que ocorra o acesso remoto, não necessariamente por meio da rede mundial de computadores (internet).
    Thiago Marques Benaion em 05/02/19 às 10:04
  • Bom dia. Poderia indicar outras fontes para embasar o recurso? Estou com um pouco de dificuldade para encontrar. Já agradeço.
    Jairo de Sousa em 05/02/19 às 09:31
  • Bom dia. Estou com uma duvida. Este gabarito preliminar como ERRADO é da Banca ou do Estratégia? O gabarito do CESPE esta como CERTO.
    MARIO MESQUITA em 05/02/19 às 07:50
  • Bom dia. Para interpor recurso posso utilizar o texto publicado acima?
    Victor em 05/02/19 às 07:22
  • Nãoooo!!! se mudar eu to fora ):
    TADEU PAULO MOREIRA PERDIZ TADEU PERDIZ em 05/02/19 às 06:59
  • Na minha opinião a questão de acesso remoto também cabe recurso pois é possível fazer acesso remoto via Dial-Up ou uma rede privada, não necessitando o acesso à internet de forma absoluta conforme o enunciado da questão.
    VILMAR A MOCCELIN JR em 04/02/19 às 23:33
  • Diego e Renato, o que vocês acharam da outra de informática considerada certa pelo gabarito preliminar, que restringe estar conectado à internet para se realizar acesso remoto e controlar outro computador? Já fiz isso dentro de uma rede que poderia muito bem não ter conexão com a internet.
    Felipe Machado Passos em 04/02/19 às 22:24
  • Eu acertei.. por favor não faça o recurso ! Não pode ser errado o gabarito mesmo ??
    marcos em 04/02/19 às 20:34