Gabarito PRF - Informática - TEM RECURSO!
Concursos Públicos

Gabarito PRF – Informática – TEM RECURSO!

Olá pessoal!

Quem vos fala são os Profs. Renato da Costa e Diego Carvalho! O Gabarito Preliminar da Prova de Informática da PRF trouxe uma possibilidade de recurso especificamente na Questão 32. Vejamos:

32. Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.

Gabarito Preliminar: Errado

Em nossa opinião, a questão cabe recurso. De acordo com o CERT.BR, temos que:

“Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo. […]

Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns”.

Conforme pode-se depreender do fragmento apresentado, anti-spyware são uma subcategoria de antimalware e, portanto, podem contemplar os mecanismos de detecção supracitados (heurística e comportamental). Ademais, os antimalwares mais modernos têm utilizado técnicas de inteligência artificial como um mecanismo de detecção de de softwares maliciosos.

É isso, pessoal! Estamos na torcida por vocês e estamos à disposição para ajudá-los. Força e foco no objetivo ;)

Prof. Diego Carvalho e Renato da Costa.

Posts Relacionados

Diego Carvalho

Diego Carvalho

Formado em Ciência da Computação na Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação na Administração Pública e, atualmente, é Auditor Federal de Finanças e Controle - Especialidade Governança e Gestão em Tecnologia da Informação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados