Artigo

Gabarito PC DF – Prova de Português comentada!

Olá, pessoal!! Tudo bem?

Fiz os comentários sobre a prova de Português para Perito Criminal Distrito Federal.

Usei como base a Prova 104 C.

Atenção para os enunciados, é assim que você vai identificar cada questão nas provas!!

Para encontrar as provas: CLIQUE AQUI

Questão 01 – Com base nas estruturas morfossintáticas do texto e nas informações veiculadas por elas, assinale a alternativa correta.

Comentário:
A resposta correta para essa questão é a letra D, a expressão “um dos mais disputados do Brasil” é um aposto de “vestibular para medicina de São Paulo” e inclui uma informação relevante para o entendimento da comparação feita, apesar de ser um termo acessório na oração.
A alternativa A está errada porque a expressão “Jovens e inteligentes” faz referência aos peritos criminais e não ao público alvo.
Em B, apenas o termo “claro” é relacionado a “trabalho dos peritos”; “resolvido” está relacionado a “caso”.
Na letra C, no período destacado, a primeira e a última orações possuem predicados verbais, indicados pelos verbos “carreguem” e “chegam”, a segunda oração: “seu principal instrumento de trabalho são potentes microscópios… e outros equipamentos” expressa estado do sujeito, que é, nessa oração, “principal instrumento de trabalho”.
Na alternativa E, temos a primeira oração como principal e as orações seguintes como subordinadas, sendo: “A brasiliense integra o grupo de peritos do ICDF” a oração principal; “uma elite formada por 200 pessoas” um aposto; “que usa equipamentos tecnológicos e laboratórios científicos de ponta” uma oração restritiva e “para resolver crimes.” uma oração final.
Gabarito: D

Questão 02 – Considerando apenas as regras que orientam a acentuação gráfica dos vocábulos e o emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.

Comentário:
A alternativa E está correta, pois ‘referir-se a’ e ‘fazer menção a’ e também “que” e “a qual” são expressões que têm o mesmo sentido. No trecho original foi usado o verbo no plural concordando com o termo “detetives” e na reescrita o verbo ficou no singular concordando com “dupla”, substituição possível de acordo com a norma culta.
As demais alternativas possuem os seguintes erros:
A – o verbo ultrapassar é transitivo direto, portanto não exige preposição em seu complemento o que invalida a afirmação de que a crase antes da palavra “casa” é opcional. A crase seria errada.
B – “deixou as salas de aula em que lecionava” expressa ideia de uma ação ocorrida no passado. Já a expressão “abandonou as salas de aula as quais se dirigia a fim de lecionar”, além de indicar ideia de uma ação que estava ocorrendo em um dado momento e foi interrompida, que é diferente do sentido do trecho original, está errada devido à falta da crase em ‘às quais’, uma vez que o verbo dirigir-se, apesar de ser intransitivo, quando acompanhado de adjunto adverbial de lugar, rege a preposição ‘a’.
C – no período, todas as palavras estão acentuadas ou não, de acordo com as regras de acentuação vigente.
D – se, como propõe o enunciado, antes de “seriado” fosse colocado o termo “aquele” a crase seria obrigatória, o termo seria alterado para “àquele” e o “ao” deveria ser suprimido.
Gabarito: E

Questão 03 – Com base na relação entre a linguagem empregada no texto e as informações veiculadas por ela, assinale a alternativa correta.

Comentário:
A resposta correta para essa questão é a letra D. O texto tem a finalidade de, além de divulgar o número 197 para denúncia, persuadir o leitor a fazer tal denúncia.
A alternativa A está em parte correta, pois afirma que o texto tem também a finalidade de divulgar o serviço, mas não há instrução de como proceder ao ligar para o número indicado.
Em B, há extrapolação de interpretação. O termo “arma” está sendo usado em sentido figurado, indicando que todos podem contribuir para o combate ao crime.
Na letra C, também há extrapolação de interpretação, pois não se pode afirmar que tal sugestão ocorra a partir do texto.
Em E, pelo que podemos perceber no texto, os telefones indicados não são para denúncia, são os números da SPCOM.
Gabarito: D

Questão 04 – Assinale a alternativa que, em conformidade com as regras de pontuação e de ortografia vigentes, reproduz com coerência a relação de sentido estabelecida entre os períodos “Não se cale. Você pode salvar uma vida.”

Comentário:
A reescrita mais coerente e de acordo com as normas de pontuação e ortografia vigentes é a que consta na alternativa A.
Nas demais, ocorrem os seguintes erros;
B – o verbo agir no modo imperativo afirmativo é aja e não “haja”.
C – em lugar de “por que” deveria ter sido empregado porque, uma vez que se trata de uma oração explicativa.
D – “hexitoso” está com grafia incorreta, o correto seria hesitoso.
E – o uso do dois pontos depois de “cale” está errado e deveria ser suprimido. Deveria também haver uma vírgula antes de “assim” ou ser suprimida a que vem logo após esse vocábulo.
Gabarito: A

Questão 05 – De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais referentes ao texto, assinale a alternativa correta.

Comentário:
Analisando cada alternativa, temos:
A – errada – a reescrita “Ligue e informe à Polícia Civil do que você sabe.” possui erro, pois o verbo informar é bitransitivo e não pode ter dois objetos indiretos. O correto aí seria “à Polícia Civil”, que está correto como objeto indireto, e ‘o que você sabe’ como objeto direto, sem a preposição de.
B – errada – o pronome oblíquo nessa oração só pode ser empregado antes do verbo devido ao advérbio “não” que provoca a próclise.
C – CORRETA – quando relacionada a um termo determinado, a construção “é necessário” sofre flexão concordando com o termo, mas, se não houver determinante, ela permanece invariável.
D – errada – com a substituição proposta, o verbo poderia tanto permanecer no singular, concordando com “A maior parte”, quanto ser flexionado no plural, concordando com “vocês”.
Gabarito: C

Questão 06 – Considerando o conteúdo e as sequencias linguísticas do texto, assinale a alternativa correta.

Comentário:
A alternativa E está correta.
Analisando as demais alternativas, temos:
A – errada – o texto é uma narrativa.
B – errada – assim que soube da traição, para evitar escândalos, Misael mudou de casa e fez isso durante três anos.
C – errada – O fato de Maria Elvira ter sido assassinada não prova que ela não soube desfrutar das regalias que lhe foram oferecidas.
D – errada – ele sabia que ela o traía, por isso estava sempre mudando de casa.
Gabarito: E

Questão 07 – No que se refere aos mecanismos responsáveis pela coesão do texto e às relações de sentido estabelecidas por eles, assinale a alternativa correta.

Comentário:
Na alternativa A, a reescrita não está correta, pois considerando que os pronomes relativos retomam um termo antecedente, o uso de “a qual” remete a “Lapa” e não a Maria Elvira, como deveria ocorrer para a manutenção do sentido original.
A alternativa B está correta.
Na letra C, há erro porque o sujeito não é indeterminado e sim elíptico.
Em D, o vocábulo “assim” retoma a última frase do parágrafo anterior.
Em E, o advérbio “quando” indica tempo, portanto não pode substituir “onde”, que expressa lugar. A conjunção “apesar de” expressa concessão, uma ideia contrária à da oração principal, mas, no trecho original, a ideia que temos entre uma oração e outra é de causa e consequência.
Gabarito: B

Questão 08 – Suponha que o delegado Brasileiro da Silva, que atua na 100ª Delegacia de Polícia do Gama/DF…

Comentário:
O ofício seria apropriado, mas o endereço do destinatário deveria constar do documento. O mesmo tipo de correspondência serviria também para uma escola da rede privada. A exposição de motivos, segundo o Manual, é para correspondências enviadas ao presidente ou ao vice-presidente da República. Sendo assim, a alternativa A está incorreta.
A alternativa B está correta.
Como dito, a exposição de motivos é o expediente dirigido ao presidente ou ao vice-presidente da República, o que já torna a afirmação da alternativa C incorreta. Além disso, as expressões destacadas na letra C depõem contra o princípio da impessoalidade que deve nortear as correspondências oficiais.
A letra D possui afirmação incorreta, uma vez que o grau de formalidade de qualquer correspondência oficial é padrão: todas devem ser informais. Também, o vocativo que deveria constar do envelope deveria ser ‘Ao Senhor Fulano de Tal’.
E na alternativa E, no caso referido, a correspondência seria o ofício e a identificação do expediente permaneceria completa.
Gabarito: B

É isso, meu queridos!!!

Para qualquer dúvida, entrem em contato!

E-mail: [email protected]

Facebook: CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.