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Gabarito MP/SP Auxiliar de Promotoria III – Legislação de Trânsito e Direção Defensiva [COM RECURSO]

Gabarito MP/SP  Auxiliar de Promotoria III – Conhecimentos Específicos [COM RECURSO]

Olá, amigos!

Para quem não me conhece ainda, meu nome é Marcos Girão e sou professor aqui do Estratégia Concursos das disciplinas de Legislação de Trânsito, Leis Penais Especiais e a Legislação Específica para concursos Públicos.

Para o certame MP/SP 2016, fiquei responsável por ministrar, junto ao brilhante Prof. Alexandre Herculano, a parte de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, cobrada para o cargo de Auxiliar de Promotoria III – Motorista! Vamos aqui, portanto, passar o nosso gabarito da prova aplicada no último domingo pela Fundação Zambini.

QUESTÕES CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

31) A distância percorrida pelo veículo desde o momento de percepção do perigo por parte do condutor até o momento de parada total do veículo é denominada
a) tempo de frenagem.
b) tempo de parada.
c) tempo de reação.
d) tempo de seguimento do veículo.

Comentário:

A distância percorrida pelo veículo desde o momento de percepção do perigo por parte do condutor até o momento de parada total do veículo é denominada denomina-se tempo de parada.

Gabarito: Letra “B”

32) No exercício de suas atribuições do cargo de motorista de importante órgão público, Mauro toma como conduta entrar em trecho de declive (descida de serra) em modo de marcha reduzida. De acordo com procedimentos de conduta e segurança, o modo com que Mauro desceu a serra é:
a) imprudente, pois o modo de marcha reduzida por um longo período pode reduzir a efetividade do motor, podendo causar danos e falhas técnicas e em consequência colocar em risco a sua vida e a vida de seu passageiro.
b) incorreto, pois o modo correto de descer a serra é sempre em marcha rápida, de modo a utilizar somente o freio como procedimento de segurança para controlar a velocidade do veículo.
c) correto, porém seria mais adequado descer com o câmbio em ponto neutro, pois economizaria mais combustível, além do mais o modo de ponto neutro não afeta a estabilidade e segurança do veículo.

d) adequado e correto, pois descer a serra com o câmbio em modo reduzido não força o freio, evitando seu aquecimento excessivo.

Comentário:

Você percebe que à frente tem um DECLIVE ACENTUADO!! Eis as regrinhas a se observar:

  • Antes que a descida comece, teste os freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida durante a descida;
  • Nunca desça com o veículo desengrenado (ponto-morto ou marcha neutra), porque, em caso de necessidade, você não vai ter a força do motor para ajudar a parar ou a reduzir a velocidade e os freios podem não ser suficientes.
  • Não desligue o motor nas descidas. Com ele desligado, os freios não funcionam adequadamente, e o veículo pode atingir velocidades descontroladas. Além disso, a direção poderá travar, se você desligar o motor.

Logo, podemos concluir que Mauro desceu a serra de modo adequado e correto, pois descer a serra com o câmbio em modo reduzido não força o freio, evitando seu aquecimento excessivo.

Gabarito: Letra “D”

33) Em via urbana de trânsito rápido localizada no Estado de São Paulo, onde não existe sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
a) 110 km/h.
b) 90 km/h.
c) 80 km/h.
d) 50 km/h.

Comentário:

De acordo com o art. 61, §1º, inciso I, alíea do CTB, em via urbana de trânsito rápido, seja onde ela for localizada, onde não existe sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de 80 km/h.

Gabarito: Letra “C”

34) Identifique as assertivas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) a respeito dos procedimentos de desembarque de passageiros e carga e descarga de mercadorias, bem como assinale a alternativa correta correspondente.
(  ) O condutor deverá manter acesas, a qualquer momento do dia, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.
( ) Em vias com sinalização de proibido estacionar, é permitido o desembarque de passageiros, desde que restrito ao tempo indispensável ao ato, sem interromper ou perturbar o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.
(  ) O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, inclusive para o condutor.
(  ) É considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (Anexo I) como “parada” o tempo estritamente necessário para efetuar o embarque ou desembarque de passageiros.
a) F, V, F, V
b) V, V, F, V
c) V, V, V, V
d) F, F, V, F

Comentário:

(_F ) O condutor deverá manter acesas, à noite a qualquer momento do dia, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias (art. 40, VII, CTB).
( V ) Em vias com sinalização de proibido estacionar, é permitido o desembarque de passageiros, desde que restrito ao tempo indispensável ao ato, sem interromper ou perturbar o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres. (Anexo I, CTB)
(_F_) O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto inclusive para o condutor (art. 49, parágrafo único).
( V ) É considerado pelo Código de Trânsito Brasileiro (Anexo I) como “parada” o tempo estritamente necessário para efetuar o embarque ou desembarque de passageiros.

Gabarito: Letra “A”

35) O painel de instrumento do veículo é a ferramenta principal do condutor para obter avisos e informações acerca do estado de funcionamento do automóvel, cabendo ao motorista prestar especial atenção àquelas de cores quentes. Identifique o alerta abaixo, bem como assinale a alternativa correta acerca de seu significado. Alerta:

luz

a) Farol alto
b) Defeito na luz exterior
c) Defeito na luz interior
d) Farol de neblina ligado

Comentário:

Questão bastante esquisita, pois a banca pediu conhecimentos relacionadas à elétrica de veículos, o que não foi cobrado no edital do seu concurso. De qualquer modo is a resposta:

luzes

Gabarito: Letra “B”

[PASSÍVEL DE RECURSOS POR EXTRAPOLAR, NO MEU ENTENDER, O CONTEÚDO DO EDITAL]

36) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor, antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino. Neste sentido, João, no uso de suas atribuições de motorista, recebeu ordem para a entrega de papéis, com caráter de urgência, em município distante de sua atual localização, necessitando percorrer com o veículo a distância total de 380km e, ao verificar o nível de seu tanque de combustível, o qual possui capacidade máxima de 60 litros, notou o indicador de ¾. Considerando que seu veículo realiza o consumo médio de 7km por litro de combustível, João precisaria realizar parada para abastecer?
a) Sim, pois sua quantidade de combustível não é suficiente para percorrer o trajeto.
b) Não, pois João tem o combustível necessário para percorrer a quilometragem da viagem.
c) Não, a autonomia do veículo aumenta consideravelmente no tráfego em rodovias, sendo prudente o abastecimento somente em caso do veículo atingir a reserva do tanque.
d) Sim, apesar de seu combustível atual ser suficiente para percorrer o total do trajeto, João deve abastecer de modo a evitar imprevistos, tais como engarrafamentos ou grandes trechos de aclive.

Comentário:

Questão estranha, pois, por exigir conhecimentos de matemática muito mais do que de trânsito, nos parece estar deslocada na prova. Bom, mas vamos lá!

Se a capacidade do tanque do veículo de João é de 60 litros e só há 3/4 desse combustível, então há no tanque 45 litros [(60*3)/4]. Se o veículo faz 7km por litro, então com 45 litros ele só vai conseguir rodar 315 km.

Assim, se o percurso a ser feito por João tem 380km, ele precisará parar para abastecer sim, pois sua quantidade de combustível não é suficiente para percorrer o trajeto.

Gabarito: Letra “A”

37) Qual das situações abaixo não suspende o direito de dirigir do motorista?
a) Ser reprovado em exame toxicológico para habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, aos condutores das categorias C, D e E.
b) Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos.
c) Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança.
d) Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo.

Comentário:

Item A – Ser reprovado em exame toxicológico para habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, aos condutores das categorias C, D e E suspende o direito de dirigir por 03 meses, condicionado o levantamento da suspensão ao resultado negativo em novo exame, e vedada a aplicação de outras penalidades, ainda que acessórias (art. 148-A, §5º, CTB).  Item ok!
Item B – Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos é infração de natureza gravíssima com penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir (art. 170, CTB). Item Ok!
Item C – Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança é infração de natureza gravíssima, mas apenas com penalidades de multa (art. 166, CTB). Esse não prevê a suspensão do direito de dirigir!.
Item d) Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo é infração de natureza gravíssima com penalidades de multa (5x) e suspensão do direito de dirigir (art. 176, I, CTB). Item Ok!.

Gabarito: Letra “C”

38) A chuva reduz a visibilidade na direção, deixa a pista molhada e escorregadia, podendo ainda criar poças de água se o piso da pista for irregular ou não tiver a adequada inclinação para favorecer o escoamento da água. Deste modo, durante a presença deste evento, o motorista deve redobrar a atenção a fim de prevenir acidentes. A respeito da aquaplanagem, identifique as assertivas corretas, bem como assinale a alternativa correspondente.
I – Mesmo não havendo chuvas, o motorista deve observar com atenção a presença de poças de água sobre a pista.
II – O motorista deve utilizar os freios, reduzindo a velocidade, antes de entrar na poça de água.
III – Após entrar na poça de água, o motorista deve utilizar os freios para aumentar a aderência do pneu com a pista.
IV – Durante o trajeto do veículo sobre a poça de água causadora da aquaplanagem, o motorista deve segurar firme o volante e realizar movimentos para retirá-lo da área de poças.
a) Apenas assertivas I e II estão corretas.
b) Apenas assertivas II e III estão corretas.
c) Apenas assertivas III e IV estão corretas.
d) Todas as assertivas estão corretas.

Comentário:

Item I – Exatamente! Segundo o Manual de Direção Defensiva do DENATRAN, mesmo não havendo chuvas, o motorista deve observar com atenção a presença de poças de água sobre a pista.   (Certo)
Item II – Também correto! Nos caso de aquaplanagem, o motorista deve utilizar os freios, reduzindo a velocidade, antes de entrar na poça de água.   (Certo)
Item III – De forma alguma! Após entrar na poça de água, não é recomendável a utilização dos freios. Deve-se segurar a direção com força para manter o controle de seu veículo.   (Errado)
Item IV –Como vimos no comentário do item anterior. durante o trajeto do veículo sobre a poça de água causadora da aquaplanagem, o motorista deve segurar firme o volante evitar realizar movimentos para retirá-lo da área de poças.  (Errado)

Gabarito: Letra “A”

39) Em dias frios, a baixa temperatura causa efeitos em micropartículas de água evaporadas próximas ao solo, causando o fenômeno da neblina (chuvisco, nevoeiro ou bruma), sendo, na forma mais intensa, cerração. O fenômeno é mais presente em trechos de serra e vales. Sob a condição de neblina, assinale a alternativa correta a respeito dos procedimentos de cautela mais adequados a serem tomados pelo motorista.
a) O motorista deve reduzir a velocidade, aumentar sua distância do veículo da frente, ativar o pisca-alerta e faróis modo alto.
b) O motorista deve seguir em velocidade constante, ativar o pisca-alerta e utilizar o acostamento para segurança, aguardando o término da neblina.

c) O motorista deve reduzir a velocidade, sem utilizar farol alto, ativando as luzes de neblina (se disponíveis no veículo). Em caso de muita dificuldade em continuar trafegando, o motorista deve parar local seguro, tal como posto de abastecimento, devendo o acostamento ser utilizado apenas em casos de extrema emergência, com o pisca-alerta ligado.
d) O motorista deve acender os faróis em modo de luz baixa em conjunto com o farol de neblina, desligando o farol alto, e ligar o pisca-alerta enquanto trafega, aumentar a distância do veículo da frente, diminuindo a velocidade, e utilizar o acostamento, se se sentir mais confortável.

Comentário:

Segundo o Manual de Direção defensiva do DENATRAN, sob neblina ou cerração você deve:

  • Imediatamente acender a luz BAIXA do farol (e o farol de neblina se tiver);
  • AUMENTAR A DISTÂNCIA do veículo à sua frente e;
  • REDUZIR A SUA VELOCIDADE, até sentir mais segurança e conforto.
  • NÃO USE o farol ALTO porque ele reflete a luz nas partículas de água, e reduz ainda mais a visibilidade.

Pelas opções de resposta oferecidas, a que mais se aproxima das orientações acima é a letra “C”.

Gabarito: Letra “C”

40) Assinale a alternativa correta a respeito do órgão responsável por julgar recursos interpostos em face das decisões das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações – JARI.
a) Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN.
b) Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
c) Polícia Rodoviária do local da infração.
d) Junta Estadual de Julgamento Unificado de Recursos – JEJUR.

Comentário:

Segundo o que dispõe o art. 14, inciso V, “a”, do CTB:

Art. 14. Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal – CONTRANDIFE:
(…)
V – julgar os recursos interpostos contra decisões:
a) das JARI;

Gabarito: Letra “A”  [BANCA DEVE MUDAR O GABARITO OU ANULAR A QUESTÃO]

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