Artigo

Gabarito Informática TRANSPETRO: comentários às questões CESGRANRIO

Olá amigos!

Venho aqui para comentar as questões de informática da TRANSPETRO aplicada pela CESGRANRIO.

Vejamos:

Técnico de Administração e Controle Júnior

42 A qualidade de imagem de um monitor é função de alguns parâmetros como resolução e tamanho de tela. Qual é a quantidade mínima de memória, em megabytes, adequada para trabalhar com uma resolução de 1920×1080 e 10 bits de profundidade de cor?

(A) 1

(B) 2

(C) 4

(D) 6

(E) 8

Comentários: Questão interessante! Para calcular a quantidade de memória necessária, não há muito mistério no primeiro passo. Temos 1920×1080 pixels, e cada pixel exige 10 bits de memória.

Logo, o total de memória necessária é 1920x1080x10 = 207360000 bits!

Legal, mas agora vem a parte chata: você tem a informação em BITS, e a banca pediu em MEGABYTES.

Então façamos uma coisa de cada vez: primeiro, vamos jogar para bytes. 207360000/8 = 2592000 bytes.

Agora vamos jogar para kilobytes, dividindo por 1024 -> 2592000/1024 = 2531,25 kilobytes.

E agora joguemos para megabytes -> 2531,25/1024 = 2,472 megabytes.

Logo, se 2MB não dá conta do recado, 4MB é nossa alternativa correta. Chato mesmo é fazer isso sem calculadora…

Resposta certa, alternativa c).

 

 

48 O programador que trabalhava em home office às sextas feiras, e não tinha todos os recursos da empresa em que trabalhava, foi surpreendido por falta de energia durante alguns minutos em sua residência. O resultado foi a perda de todo o trabalho que não tinha sido salvo antes da ocorrência. O equipamento que, se tivesse sido instalado, poderia ter evitado esse transtorno e a necessidade de retrabalho é o

(A) filtro de linha

(B) estabilizador

(C) firewall

(D) nobreak

(E) disco rígido

Comentários: Danos em virtude da ausência de energia elétrica podem ser evitados com a utilização de um nobreak junto ao computador de mesa. O nobreak funciona como uma bateria, de duração limitada, que pode servir ao menos para que o usuário salve as suas tarefas antes de desligar o computador. Resposta certa, alternativa d).

 

49 Considere o texto abaixo. Curiosidades sobre o Carnaval Na Bahia, os primeiros afoxés surgiram na virada do século XIX para o XX com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Por volta do mesmo período, o frevo passou a ser praticado no Recife, e o maracatu ganhou as ruas de Olinda. Ao longo do século XX, o carnaval popularizou-se e conheceu uma diversidade de formas de realização. Por volta da década de 1910, os corsos surgiram, com os carros conversíveis desfilando pela avenida Central, atual avenida Rio Branco. Tal prática durou até por volta da década de 1930.

Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2018. Adaptado.

O trecho acima, digitado no MS Word 2016 em português, pode ter sua formatação modificada para ressaltar as palavras afoxés, frevo, maracatu e corso. Para que sejam escritas em letras maiúsculas, o autor do texto, depois de selecionar a palavra que será modificada, pode

(A) clicar no botão e escolher a opção “Colocar Cada Palavra em Maiúscula”

(B) clicar no botão e escolher a opção “Maiúscula”

(C) clicar no botão (Ctrl + Shift + >) e escolher a opção “Colocar Cada Palavra em Maiúscula”

(D) clicar no botão (Ctrl + Shift + <) e escolher a opção “Maiúscula”

(E) clicar no botão Letra Capitular.

Comentários: Para colocar palavras em maiúsculas, o botão que deve ser selecionado é o Alterar Maiúsculas e Minúsculas. Como o objetivo é deixar todas as letras das palavras em Mauísculas, deve-se selecionar a opção “MAIÚSCULAS”. Resposta certa, alternativa b).

 

50 A Figura abaixo reproduz, de forma ampliada, um botão representativo de um recurso do MS Word 2016, em português.

Qual é o papel do recurso representado?

(A) Cria um hiperlink para uma área do próprio documento.

(B) Abre o navegador Edge para acesso à internet.

(C) Encontra e insere imagens de várias fontes on-line no documento.

(D) Localiza e insere vídeos de fontes on-line no documento.

(E) Insere imagens arquivadas no computador.

Comentários: O símbolo do globo, no Word, indica que algo será buscado online. Como ele aparece no canto da imagem, indica-se que uma imagem será buscada online. Resposta certa, alternativa c).

 

51 Um usuário tem dois arquivos: Material e Ensaios na pasta Laboratório, e Relatórios Financeiros na pasta Administrativo. A pasta Laboratório está na raiz do disco C do computador, e a pasta Administrativo, na raiz de um disco externo D. O usuário arrasta o arquivo Material e Ensaios da pasta Laboratório para a pasta Laboratório B do disco externo D e recorta o arquivo Relatórios Financeiros na pasta Administrativo, colando-o na pasta Administrativo B, na raiz do disco C. Qual é a consequência desses movimentos?

(A) Os arquivos permanecem em seus locais de origem e são criadas cópias nas respectivas pastas de destino.

(B) O arquivo Relatórios Financeiros é mantido na pasta de origem, e o arquivo Material e Ensaios é removido na pasta de origem; são criadas cópias de cada arquivo nas respectivas pastas de destino.

(C) O arquivo Relatórios Financeiros é removido da pasta de origem, e o arquivo Material e Ensaios é mantido na pasta de origem; são criadas cópias de cada arquivo nas respectivas pastas de destino.

(D) O arquivo Relatórios Financeiros é mantido na pasta Administrativo, e o arquivo Material e Ensaios é removido da pasta Laboratório; é criada cópia do arquivo Relatórios Financeiros na pasta Administrativo B; o arquivo Materiais e Ensaios não é copiado na pasta Laboratório B.

(E) Os dois arquivos são removidos das pastas de origem, e são criadas cópias nas respectivas pastas de destino.

Comentários: A questão tinha tudo para ser extremamente fácil para o candidato que conhece bem a movimentação de arquivos e pastas no ambiente Windows. Acho que, justamente por saber disso, a banca tentou ser confusa desde o enunciado, e também nas alternativas.

Ora, se o arquivo Material e Ensaios foi movido entre discos diferentes, ele será COPIADO. Se o arquivos Relatórios Financeiros foi recortado e colado, naturalmente ele foi MOVIDO. Portanto, apenas a alternativa d) apresentará um resultado compatível com o que aconteceu, embora a banca tenha tentado ser a mais confusa possível na redação do item (e dos demais itens também).

 

52 Um usuário do MS PowerPoint 2016 em português, ao criar uma apresentação, precisa mostrar o modo de exibição de leitura. Para isso, deve clicar no seguinte ícone:

Comentários: Analisando os itens:

a) Modo Exibição de Leitura (na barra de status)

b) Modo Classificador de Slides (na barra de status)

c) Modo de Apresentação de Slides (na barra de status)

d) Ícone incompleto, que não deixa claro se é o modo normal ou o de Estrutura de Tópicos

e) Slide Mestre

. Resposta certa, alternativa a).

53 Um usuário do Microsoft Windows 10, utilizando o MS Word 2016 em português, deseja que sejam mostradas e fixadas, simultaneamente, todas as janelas com aplicativos abertos para depois usar as teclas de direção e, assim, selecionar o aplicativo que irá utilizar. Para isso, poderá pressionar e soltar a seguinte combinação de teclas de atalho

(A) Ctrl + Shift

(B) Alt + Shift

(C) Alt + Shift + Esc:

(D) Ctrl + Shift + Tab

(E) Ctrl + Alt + Tab

Comentários: Quando a banca quer, ela aperta mesmo. CTRL+ALT+TAB é um recurso parecidíssimo com a Visão de Tarefas, mas levemente diferente. Ele exibe as janelas abertas, sem ofuscar os programas já em exibição na Área de Trabalho, dando a opção para o usuário utilizar as setas. Resposta certa, alternativa e).

 

57 Nos navegadores Web, é comum que, em uma mesma janela, o usuário abra muitas guias, cada uma delas mostrando uma página diferente. No sistema operacional Windows, que atalho de teclado pode ser usado em qualquer dos navegadores (Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox) para criar uma guia nova?

(A) Ctrl + m

(B) Ctrl + t

(C) Ctrl + w

(D) Ctrl + n

(E) Ctrl + o

Comentários: CTRL + T é comando de atalho para abrir uma nova guia nos principais navegadores do mercado.

Resposta certa, alternativa b).

 

58 Uma empresa tem uma intranet fortemente protegida, porém deseja dar aos seus funcionários uma forma de estabelecer uma conexão segura do computador de sua casa à intranet da empresa, estando ligado na internet. Isso dará ao funcionário a impressão de que está dentro da intranet da própria empresa. Para isso, deve estabelecer um(a)

(A) Captcha

(B) DNS

(C) Firewall

(D) LAN

(E) VPN

Comentários: VPN, ou Rede Privada Virtual, é o recurso por meio do qual atribui-se um endereço IP da intranet local a um computador que esteja na Internet. Esta comunicação, tunelada e criptografada, faz com que o computador remoto passe a pertencer à intranet local, e o funcionário terá a impressão que está dentro da intranet da empresa.

Resposta certa, alternativa e).

 

Considere a planilha a seguir para responder às questões de nos 59 e 60. A planilha abaixo mostra a produção nacional de petróleo em m3 entre 2015 e 2017:

Fonte: Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, atualizada em 2 de fevereiro de 2018.

59 Que fórmula calcula o mês de maior produção no ano de 2015, e pode ser usada na célula B18 da planilha para apresentar o resultado correto?

(A) =CORRESP($A3:$A14;ÍNDICE(MÁXIMO(B3:B14);B3:B14;0))

(B) =CORRESP($A3:$A14;MÁXIMO(ÍNDICE(B3:B14);B3:B14;0))

(C) =ÍNDICE($A3:$A14;CORRESP(MÁXIMO(B3:B14);B3:B14;0))

(D) =ÍNDICE($A3:$A14;MÁXIMO(CORRESP(B3:B14);B3:B14;0))

(E) =MÁXIMO($A3:$A14;CORRESP(ÍNDICE(B3:B14);B3:B14;0))

Comentários: Questão MUITO DIFÍCIL. De alguma forma, você sabe que precisará calcular o maior valor no intervalo de B3 a B14, e retornar como resultado o que está na coluna de A3 a A14, mas correspondente ao maior dos resultados de B3 a B14.

Logo, ja sei que envolve a resposta o cálculo de MÁXIMO(B3:B14). Em uma rápida passada “de olho” nas alternativas, percebi que apenas as alternativas a) e c) parecem utilizar a função MÁXIMO corretamente. É bom perceber isto desde já, pois pode economizar tempo em analisar funções inúteis!

Veja a definicão da função CORRESP: “A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 25 e 38, a fórmula =CORRESP(25,A1:A3,0) retornará o número 2, porque 25 é o segundo item no intervalo.”

Como o meu objetivo é retornar o CONTEÚDO de uma célula, e não a sua posição relativa, CORRESP como “função principal” não resolverá o nosso problema, e descartarei a alternativa a).

Vamos agora para a função ÍNDICE: “A função ÍNDICE(matriz; núm_linha; [núm_coluna]) retorna um valor ou a referência a um valor de dentro de uma tabela ou intervalo.”

Pegando o exemplo concreto da alternativa c):

=ÍNDICE($A3:$A14;CORRESP(MÁXIMO(B3:B14);B3:B14;0))

MÁXIMO(B3:B14) retorna 12.552.588;

CORRESP(12.552.588;B3:B14;0)) retorna 8, pois este valor é o oitavo valor do intervalo de B3 a B14;

=ÍNDICE($A3:$A14;8) irá retornar Agosto, pois é o conteúdo da oitava linha entre A3 e A14.

Complicado, não é mesmo? Ainda mais porque envolvem duas funções pouco trabalhadas, como CORRESP e ÍNDICE.

Resposta certa, alternativa c).

 

60 Que fórmula pode ser usada na planilha, em qualquer célula fora da tabela A3:E14, para apresentar a produção de julho de 2016 de forma correta?

(A) =PROCH(”Julho”;A3:E14;3;1)

(B) =PROCH(”Julho”;A3:E14;2;0)

(C) =PROCV(”Julho”;A3:E14;2;0)

(D) =PROCV(”Julho”;A3:E14;3;0)

(E) =PROCV(”Julho”;A3:E14;3;1)

Comentários: Aqui a coisa fica um pouco mais “pois” PROCV é a função típica para mostrar, na mesma linha, um valor que foi buscado em uma outra linha.

O valor a ser buscado é “Julho”; a matriz de trabalho é A3:E14; a coluna que contém a resposta é a coluna C, a terceira coluna (3), e o último parâmetro é 0, pois a busca é exata.

Resposta certa, alternativa d).

Obs: se você conhece pouco a função PROCV, confira aqui este vídeo explicativo!

 

Considerações finais: A verdade é que esta foi uma prova fácil para o padrão CESGRANRIO de cobrança. Para quem pegou as “pedreiras” da prova da Petrobrás, essas da Transpetro foram mais tranquilas.

Concorda? Discorda?

Comente aqui no artigo…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Comentei! Não sabia que estava em outro lugar da prova.
    Victor Dalton em 17/04/18 às 14:46
  • Incluí nos comentários. Não sabia que as questões poderiam estar tão espalhadas...
    Victor Dalton em 17/04/18 às 14:45
  • Que prova estranha! Questões das matérias espalhadas...
    Victor Dalton em 17/04/18 às 14:45
  • Coloquei no artigo! Não tinha visto que ainda tinha mais informática pela frente, rs
    Victor Dalton em 17/04/18 às 14:16
  • Coloquei no artigo! Não tinha visto que ainda tinha mais informática pela frente, rs
    Victor Dalton em 17/04/18 às 14:15
  • Olá, professor!! Realmente a prova não estava difícil. Gostaria se possível que comentasse sobre as questões 59 e 60.
    Simone Abrahão em 17/04/18 às 11:22
  • Professor, poderia comentar as questões do excel, a 59 e 60 desta prova?
    Renata Nunes em 17/04/18 às 09:35
  • Aquela questão sobre memória mínima de Vídeo, acho que dá questão 42. Teria como resolver aqui? Obrigado
    Douglas em 17/04/18 às 09:22
  • Professor, teve uma questão 42. Sobre uso de memória, pode resolver?
    Joice em 16/04/18 às 23:00
  • Professor, obrigada pela análise do gabarito. Gostaria da sua interpretação para a questão 42, que ficou jogada na prova. 42 A qualidade de imagem de um monitor é função de alguns parâmetros como resolução e tamanho de tela. Qual é a quantidade mínima de memória, em megabytes, adequada para trabalhar com uma resolução de 1920x1080 e 10 bits de profundidade de cor? (A) 1 (B) 2 (C) 4 (D) 6 (E) 8
    Nathália em 16/04/18 às 17:27
  • Professor Victor Dalton, vc não vai comentar as questões das fórmulas e a da transformação de byte em megabytes?
    Flávia Fagundes em 16/04/18 às 17:11
  • Achei a matéria de informática facílima; gostaria que todas fossem nesse nível.
    MAURO SERGIO DOS SANTOS em 16/04/18 às 15:35
  • Olá, professor! As questões 57, 58, 59 e 60 também são de informática. Se puder comentar, agradeço muito. Abs,
    Marcela Augusta da Silva em 16/04/18 às 15:33
  • Boa tarde professor! O Estratégia corrigirá a prova de Engenheiro de Produção? Sabe se ajudarão com possíveis recursos?
    Luiz em 16/04/18 às 14:59